Servicios
Servicios
Buscar
Idiomas
P. Completa
EDITORIAL
Cláudio Reis Gonçalo
Cláudio Reis Gonçalo
EDITORIAL
Revista Alcance, vol. 24, núm. 3, pp. 307-308, 2017
Universidade do Vale do Itajaí
resúmenes
secciones
referencias
imágenes
Carátula del artículo

EDITORIAL

Cláudio Reis Gonçalo
Editor, Brasil
Revista Alcance, vol. 24, núm. 3, pp. 307-308, 2017
Universidade do Vale do Itajaí
EDITORIAL

Caros leitores,

Apresentamos a edição do III trimestre de 2017 da revista Alcance, com temas que visam proporcionar novas reflexões estratégicas para a pesquisa em Administração. Nesta edição - Vol. 24 N. 03 - foram selecionados artigos que envolvem:

a) três pesquisas no tema de estudos organizacionais;

b) uma pesquisa bibliométrica sobre affordances em tecnologias móveis;

c) uma pesquisa em estratégia de inovação de produto com foco em sustentabilidade;

d) duas pesquisas sobre avaliação de desempenho: uma teórica-empírica sobre o tema ambiental e outra teórica sobre a gestão do controle estatístico de processos;

e) um caso para ensino em disciplinas que abordam internacionalização e gestão estratégica, e

f) no Fórum de Métodos de Pesquisa em Administração - uma aplicação do método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC).

O primeiro artigo – “MEU PERFIL DE FACEBOOK ME REPRESENTA! UM ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE FEMINISMO E O EU ESTENDIDO DIGITAL” – objetiva compreender como o perfil de usuárias feministas apresenta o “Eu estendido digital” em relação ao feminismo no Facebook. As mídias sociais possibilitam aos usuários manifestarem sua compreensão da sociedade, incluindo seu engajamento com movimentos sociais, como o feminismo.

O segundo artigo – “RESILIÊNCIA E EXPATRIAÇÃO: DAS ADVERSIDADES À DINÂMICA DO COMPORTAMENTO RESILIENTE DE EXPATRIADOS” – objetiva analisar o comportamento resiliente de brasileiros expatriados na China diante da experiência de expatriação. A resiliência consiste em um processo dinâmico em que um indivíduo, ao vivenciar uma adversidade, busca enfrentar e se adaptar, como pode ocorrer com expatriados que vivenciam situações de estresse ao irem para outro país.

O terceiro artigo – “A HISTÓRIA DE NICE: UM CASO DE AMOR, IDEALIZAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES” – apresenta uma reflexão sobre os processos de identificação e idealização de trabalhadores com as suas organizações, por meio de storytelling. O contexto organizacional vem sendo considerado um dos espaços mais importantes na construção identitária no qual, a cada dia, mais pessoas encontram identificação e referencial.

O quarto artigo – “AFFORDANCES EM TECNOLOGIA MÓVEL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO” – mapeia o perfil de estudos científicos sobre affordances em tecnologia móvel. Affordances indicam tanto as possibilidades de uso como a usabilidade de uma ação ou informação. O conceito de affordances, que inicialmente se restringia ao campo da psicologia, permeia hoje a área da tecnologia e da mobilidade. O artigo apresenta um levantamento da literatura, incluindo estudos atuais a respeito de affordances, bem como pesquisas que tratam a temática no contexto de tecnologia móvel.

O quinto artigo – “INOVAÇÃO EM PRODUTO ORIENTADA PARA SUSTENTABILIDADE: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DA INDÚSTRIA QUÍMICA” – tem como objetivo analisar a inovação em produto orientada para sustentabilidade em uma empresa do segmento químico. Observa-se que é recomendado utilizar modelos de inovação estruturados, constituídos por etapas e processos, para assim constituir rotinas que associadas aos elementos da inovação sustentável.

O sexto artigo – “AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO AMBIENTAL DA CADEIA PRODUTIVA DE PRANCHAS DE SURFE EM FLORIANÓPOLIS-SC” – investiga como analisar o desempenho ambiental desta cadeia produtiva. O surfe é um esporte praticado em países litorâneos em todo o mundo, mas a relação do esporte com o ambiente tem sido marcada pela produção ambientalmente incorreta da prancha de surfe. A região da Grande Florianópolis no estado de Santa Catarina no Brasil é um polo de produção de pranchas e, consequentemente, alvo da geração dos resíduos sólidos desta atividade.

O sétimo artigo – “AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA APLICAÇÃO DO CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS: SELEÇÃO DE REFERENCIAL TEÓRICO INTERNACIONAL E ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA” – tem como objetivo investigar o que a literatura científica internacional aborda sobre o tema Avaliação de Desempenho na Gestão do Controle Estatístico de Processos (CEP), possibilitando, assim, a identificação de oportunidades de aperfeiçoamento.

O Caso para Ensino – “INTERNACIONALIZAÇÃO OU INTERNALIZAÇÃO?” – visa estimular a discussão sobre temas ligados à internacionalização, tais como: importação e exportação, processo de internacionalização, teorias econômicas de internacionalização, gestão estratégica e estratégias empresariais. Valoriza a complexidade do processo de internacionalização seja por meio de importação ou exportação, à medida que depende de diferentes leis em cada país, diferentes culturas ou diferentes fatores econômicos.

No Fórum de Método de Pesquisa, apresenta-se o artigo – “Novas Metodologias De Ensino? O DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO DE UMA TURMA DE ADMINISTRAÇÃO” – que aplica a análise de conteúdo, por meio do método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Justifica-se o DSC como método selecionado na medida em que busca iluminar o campo social pesquisado, procurando promover a compreensão sobre o que pensa um conjunto específico de pessoas e analisar o significado de algum contexto para tal grupo.

Agradecemos aos autores, enumerados em seus artigos, pela participação no processo de proposição, análise e revisão para publicação desta edição e, da mesma forma, a todos os avaliadores que foram fundamentais para o resultado final desta edição.

Procurando contribuir, a cada edição, com temas relevantes e com rigor metodológico para a pesquisa em administração, desejamos a todos uma boa leitura!

Material suplementar
Notas
Buscar:
Contexto
Descargar
Todas
Imágenes
Visualizador XML-JATS4R. Desarrollado por Redalyc