EDITORIAL

EDITORIAL

Revista Alcance, vol. 24, núm. 4, pp. 460-461, 2017

Universidade do Vale do Itajaí

Caros leitores,

Apresentamos a edição do IV trimestre de 2017 da Revista Alcance, com temas emergentes que visam promover novas reflexões estratégicas para a pesquisa em administração. Nesta edição - Vol 24 N. 04 -, foram selecionados artigos que envolvem:

O primeiro artigo – A PERSISTÊNCIA DA BOOK-TAX DIFFERENCES NAS COMPANHIAS ABERTAS BRASILEIRAS APÓS A ADOÇÃO DO INTERNATIONAL FINANCIAL REPORTING STANDARDS (IFRS) – analisa se a autocorrelação dessa variável entre períodos consecutivos pode ser utilizada para identificar a persistência do lucro contábil e do lucro tributável de maneira conjunta.

O segundo artigo - REQUISITOS-CHAVE DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS INOVADORAS: A EXPERIÊNCIA DE CAMPO DE AGENTES LOCAIS DE INOVAÇÃO –, por meio da experiência de campo de 18 agentes ao longo de 2 anos, discute fundamentos práticos para que as MPE’s sejam inovadoras.

O terceiro artigo - A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS E TÉCNICAS DE GERÊNCIA DE PROJETOS E GESTÃO DE CONHECIMENTO PARA ESTIMULAR O SUCESSO EM PROJETOS DE INOVAÇÃO – analisa as ferramentas de gerenciamento de projetos como fator de estímulo para o sucesso dos resultados em processos de inovação radical e/ou incremental.

O quarto artigo - A OBSOLESCÊNCIA DO CAPITAL HUMANO NAS EMPRESAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO NA ASSOCIAÇÃO INTERNETSUL – identifica que os profissionais com formação em nível técnico e superior apresentam menores níveis de obsolescência do capital humano.

O quinto artigo - MOTIVAÇÃO, COMPROMETIMENTO E EXAUSTÃO NO TRABALHO: UMA ANÁLISE SOBRE O TRABALHADOR BANCÁRIO - identifica que em relação aos trabalhadores de outras organizações, há evidências de motivação controlada superior, porém menor motivação autônoma.

O sexto artigo - O ENSINO DO EMPREENDEDORISMO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO: PANORAMA DAS PRÁTICAS DOS CURSOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - identificou que aulas expositivas-dialogadas são mais utilizadas para o ensino de empreendedorismo, indicando a necessidade de práticas de ensino voltadas para a aprendizagem ativa.

O sétimo artigo - A CULTURA BRASILEIRA NO OLHAR DO ESTRANGEIRO: PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE UM MBA INTERNACIONAL NO RIO DE JANEIRO – analisa como as categorias de dimensões culturais se refletem nas percepções das experiências vividas e descritas por alunos estrangeiros durante sua estada no Brasil.

O caso de ensino - IR OU FICAR: O DILEMA DE UM JOVEM ADMINISTRADOR EM UMA EMPRESA DE ECONOMIA CRIATIVA QUE POSSUI UMA GESTÃO CONVENCIONAL - apresenta o dilema perspectiva de permanência ou saída do profissional da empresa diante do modelo de gestão convencional aplicado em uma empresa da economia criativa.

No fórum de métodos de pesquisa em administração - DESVELANDO A COMPETÊNCIA EM ROTINAS DE PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO A PARTIR DO MÉTODO FENOMENOGRÁFICO -, a partir de uma abordagem qualitativa e interpretativa, o trabalho utilizou o método fenomenográfico para compreender como os próprios programadores concebem a competência nas suas rotinas.

Agradecemos a participação de todos autores, enumerados em seus artigos, no processo de proposição, análise e revisão para publicação e, da mesma forma, a todos os avaliadores que foram fundamentais para o resultado final desta edição.

Procurando contribuir com temas relevantes para o avanço da pesquisa em administração, desejamos a todos uma boa leitura!

Cláudio Reis Gonçalo

Carlos Ricardo Rossetto

Editores

HMTL gerado a partir de XML JATS4R por