Servicios
Servicios
Buscar
Idiomas
P. Completa
EDITORIAL
Tatiana Ghedine
Tatiana Ghedine
EDITORIAL
Revista Alcance, vol. 25, núm. 3, p. 275, 2018
Universidade do Vale do Itajaí
resúmenes
secciones
referencias
imágenes
Carátula del artículo

EDITORIAL

Tatiana Ghedine
UNIVALI, Brasil
Revista Alcance, vol. 25, núm. 3, p. 275, 2018
Universidade do Vale do Itajaí

Caros leitores,

A terceira edição de 2018 apresenta sete artigos e um caso de ensino que perpassam por diferentes áreas de conhecimento sobre a gestão, com foco em: estratégia, marketing de consumo e recursos humanos.

O primeiro artigo, intitulado “’A construção da estratégia em um hospital filantrópico: uma análise com base na estratégia como prática”, de autoria de Gabriela Gonçalves Silveira Fiates, Maria Laura Orlandi Demo e Caroline Orlando Brilinger, traz a análise do processo de formação da estratégia na prática de um hospital filantrópico de grande porte, para tanto, identificaram-se os atores, o modo como as práticas organizacionais interferem na formação das estratégias e as práxis relacionadas.

No segundo artigo, “A Capaciade Relacional e a Experiência em Alianças Estratégicas de P&D Envolvendo a EMBRAPA e seus Parceiros Externos”, os autores Taísa Scariot Preusler, Priscila Resende da Costa, Tatiane Baseggio Crespi e Geciane Silveira Porto apresentam como a experiência com parceiros repetidos e diversificados pode potencializar as alianças estratégicas de P&D, com maior ênfase em pesquisa ou em desenvolvimento.

Os autores Italo Cavalcante Aguiar, Barbara Sampaio de Menezes, Bruno de Souza Lessa, Augusto Cezar de Aquino Cabral e Sandra Maria dos Santos, com o artigo “A fase de pré-institucionalização do Programa de Apoio ao Intercambista (PAI) e os entraves a sua objetivação", buscaram analisar os fatores que configuram o Programa de Apoio ao Intercambista na fase de pré-institucionalização.

No quarto artigo, “Cultura e aprendizagem organizacionais: explorando relações em uma organização pública”, Jefferson Menezes de Oliveira, Vania de Fátima Barros Estivalete e Felipe Martins Müller buscaram identificar as relações existentes entre a cultura organizacional (CO) e a aprendizagem organizacional (AO) sob a perspectiva dos servidores de uma instituição federal de ensino localizada na Região Sul do Brasil.

O artigo de Camila Veloso Antunes, Antonio Carvalho Neto, Érica Cristina Pereira Lima-Souza e Carolina Maria Mota Santos, intitulado “O que eles pensam sobre elas? Representações Sociais da Mulher Executiva”, identifica, a partir da perspectiva dos homens executivos, as representações sociais sobre a mulher executiva quanto à sua atuação no ambiente de trabalho.

O sexto artigo, “Os sentidos do trabalho para docentes de Pós-Graduação stricto sensu: um estudo com docentes das áreas de administração e educação”, dos autores Malena Piloni Petri, Shalimar Gallon e Elem Duarte Vaz, analisa os sentidos do trabalho para docentes de pós-graduação stricto sensu das áreas de Administração e Educação do estado do Rio Grande do Sul.

Os autores Gustavo Tomaz de Almeida, Fernanda Caroline Chagas Ferrão, Jonathan Avelino da Silva e Bruno Medeiros Ássimos apresentam o artigo intitulado “O consumo de crédito e seus prejuízos e os benefícios na sociedade: um estudo interpretativista na perspectiva de idosos como consumidores”, o qual busca compreender o consumo de crédito na terceira idade, apontando, entre outros, para os benefícios e/ou prejuízos dessa relação.

Para encerrar esta terceira edição de 2018, é apresentado o caso para ensino “Discovering Autoscopy as a means towards reflection and learning”, que relata uma experiência na formação de pesquisadores por meio da autoscopia, um dispositivo metodológico de natureza qualitativa com uma abordagem reflexiva.

Desejamos a todos uma boa leitura e aprendizado!

Material suplementar
Notas
Buscar:
Contexto
Descargar
Todas
Imágenes
Visualizador XML-JATS4R. Desarrollado por Redalyc