Servicios
Servicios
Buscar
Idiomas
P. Completa
EDITORIAL
Tatiana Ghedine; Carlos Ricardo Rossetto
Tatiana Ghedine; Carlos Ricardo Rossetto
EDITORIAL
Revista Alcance, vol. 26, núm. 2, pp. 129-130, 2019
Universidade do Vale do Itajaí
resúmenes
secciones
referencias
imágenes
Carátula del artículo

EDITORIAL

Tatiana Ghedine
Universidade do Vale do Itajaí, Brasil
Carlos Ricardo Rossetto
Universidade do Vale do Itajaí, Brasil
Revista Alcance, vol. 26, núm. 2, pp. 129-130, 2019
Universidade do Vale do Itajaí

Caros leitores,

Esta edição da Revista Alcance traz seis artigos abrangendo cinco diferentes áreas, além de um caso para ensino.

Da área de administração da informação, apresentamos o artigo PRINCÍPIOS E FATORES MOTIVADORES NA ADOÇÃO DAS GOVERNANÇAS CORPORATIVA, DE TI E DA INFORMAÇÃO, dos autores Antonio Carlos Gastaud Maçada, Rafael Alfonso Brinkhues, José Carlos da Silva Freitas Jr. e Tamara Tebaldi Lajara. Os resultados apresentados pelo estudo demonstram que não há uma estrutura ideal para governança comparando os casos pesquisados, pois cada caso possui relações únicas, sendo que os mesmos não apresentaram consenso na relação entre governança de TI e da informação.

A área de estratégia nos traz dois artigos. O primeiro, dos autores Marcelo Henrique Gomes Couto, Pedro Marins Freire Teberga, Amanda Cristina de Castro, Fábio Lotti Oliva, é intitulado AS CAPACIDADES DINÂMICAS NA INOVAÇÃO DOS MODELOS DE NEGÓCIO DAS STARTUPS RESIDENTES NO CUBO. Este artigo apresentou, a partir dos quatro casos investigados, que houve desenvolvimento das capacidades dinâmicas operacionalizadas por meio da capacidade da empresa de perceber e, em seguida, aproveitar as oportunidades e gerenciar ameaças, combinando e recombinando ativos. Além disso, ou autores também destacam que o próprio processo de inovação em modelos de negócio comportou-se como uma capacidade dinâmica, contribuindo para a formação e criação de processos, rotinas e comportamentos organizacionais para a inovação e para o desenvolvimento do negócio de forma sistemática e proposital.

Já o segundo artigo, A ESTRATÉGIA EM ORGANIZAÇÕES E O PROCESSO ESTRATÉGICO DE GESTÃO DE PESSOAS, de Claudiane Reis Paixão, Amélia Silveira e Sabrina Nascimento, analisou o alinhamento entre o programa de desenvolvimento da carreira profissional e a gestão estratégica de pessoas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, exploratória, de estudo de caso no Grupo Usiminas. O Programa Avançar foi objeto de análise. Foi delineado para alavancar o desenvolvimento de 144 colaboradores, como advogados, engenheiros e administradores, categorias com elevada perda de talentos e desligamento pela falta de perspectivas na organização. Os resultados evidenciam que o Programa possui alinhamento com a gestão de recursos humanos. As evidências são consonantes com o modelo de Becker, Huselid e Ulrich (2001).

Outra área que contribui com um artigo para esta edição foi a de gestão de pessoas. Os autores Luciano Trentin e Josué Vogel, A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS NO WORK-LIFE BALANCE: UM ESTUDO NO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA – IFSC, analisou a influência das mídias sociais no work-life balance na perspectiva dos docentes do Instituto Federal de Santa Catarina. Nesta pesquisa, as mídias sociais e o work-life balance (equilíbrio entre trabalho e vida) são analisados a partir do contexto institucional, tendo como objetivo analisar a influência das mídias sociais no work-life balance. A coleta de dados foi realizada por questionário composto por 51 perguntas em um conjunto de cinco dimensões. Para a realização do estudo, foi aplicada uma survey descritiva, contando com a participação de 228 docentes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Conclui-se que os docentes usuários de mídias sociais avaliam seu acesso de forma não habitual, ocorrendo algumas vezes durante a jornada de trabalho. Analisou-se a influência do uso das mídias sociais no work-life balance, compreendendo-se que estas impactam moderadamente no work-life balance.

A área de marketing apresenta nesta edição um artigo intitulado A MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE NEGOCIAÇÃO NO CONSUMO: UMA ANÁLISE SOBRE GÊNERO, METALINGUAGEM, IMITAÇÃO E OSTENTAÇÃO A PARTIR DA POSSE DA MOTOCICLETA, dos autores Tonny Kerley de Alencar Rodrigues e Leticia Moreira Casotti. O artigo empregou uma abordagem qualitativa, apoiada no paradigma interpretativo e dentro da perspectiva da Consumer and Culture Theory (CCT), tendo como objetivo compreender relações e representações de gênero em músicas promocionais de motocicletas, adotando como objeto de análise as músicas “Pop 100” e “Shineray”. As músicas selecionadas foram analisadas a partir da tradição hermenêutica e revelam uma hierarquia de gênero na posse da motocicleta, que está associada à liberdade para os homens e a situações de subordinação para as mulheres. Associações com a posse desse bem e a ostentação de uma posição de prestígio sugerem homens em posição de dominação, enquanto a mulher aparece com uma conotação sexualizada. A negociação simbólica identificada nesses textos musicais parece influenciar comportamentos, tornando as pessoas mais propensas a reproduzirem valores e significados transmitidos por músicas locais que, além de descreverem um contexto social, também expressam significados culturais.

Já a área de operações e logística apresenta o artigo CENTRALIDADE E DENSIDADE NO PROCESSO DE LOGÍSTICA REVERSA DE EMBALAGENS DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS NA ASSOCIAÇÃO DOS DISTRIBUIDORES DE DEFENSIVOS DO CENTRO-SUL (ADDCS), dos autores Caroline Coradassi Almeida Santos, Marcos de Castro e Luciano Ferreira de Lima, que buscam compreender a relação entre os atores e a formação de rede na cadeia reversa das embalagens de defensivos agrícolas na região Centro-Sul do Estado Paraná. Por se tratar de um estudo de caso, tomou como referência a Associação dos Distribuidores de Defensivos Agrícolas do Centro-Sul (ADDCS), que é corresponsável pela captação de embalagens e destinação correta, juntamente com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV). Para a coleta de dados em campo, foram realizadas entrevistas estruturadas com base em um roteiro de avaliação sociométrica e entrevistas semiestruturadas com principais atores relacionados à organização foco do estudo. Os resultados apontaram que há uma relação interorganizacional, mas os resultados apontam ainda uma rede com características difusas, ou seja, atores com pouco contato podem ser fatores que ainda venham a restringir o alcance de melhores resultados, sendo que muitas vezes as ações dos agentes são induzidas por possíveis sanções que possam sofrer em virtude da lei.

O estudo de caso intitulado COLLINS DISTRIBUIDORA: OS DESAFIOS NA GESTÃO DE PESSOAS, de autoria de Ana Paula Pereira dos Passos e Helena Wollinger, objetiva oportunizar aos alunos a discussão de situações pertinentes à gestão de pessoas por meio da Empresa Collins Distribuidora, relatando suas dificuldades na gestão dos funcionários ao longo do seu crescimento e as consequências acarretadas pela falta de posicionamento dos gestores. Em 2016, após a perda de um dos principais clientes da empresa, Marlon acredita ser o momento propício de discutir sobre a administração de recursos humanos. É preciso decidir o que fazer e quais as possíveis soluções, levando em consideração o posicionamento divergente entre os sócios. A proposta é fazer com que os alunos se coloquem no lugar dos gestores, a fim de promover o debate sobre estratégias de curto e longo prazo para os desafios vivenciados pela Collins. O caso apresenta uma situação na qual o leitor é levado a refletir sobre motivação, comprometimento e produtividade, e relacioná-los com a realidade do mundo corporativo.

Apresentamos para nossos leitores mais uma edição com artigos que abrangem diferentes áreas de estudo no campo da administração. Desejamos a todos uma boa leitura e aprendizado!

Material suplementar
Notas
Autor notes
Editora da Revista Alcance
Editor Adjunto da Revista Alcance
Buscar:
Contexto
Descargar
Todas
Imágenes
Visualizador XML-JATS4R. Desarrollado por Redalyc