EDITORIAL
Iniciamos 2020 com boas novas!
Teremos este ano uma Edição Temática intitulada Transformações Sociais e Econômicas Baseadas em Conhecimento, sob a coordenação do Prof. Dr. Guillermo Antonio Davila (UFSC/SC), Prof. Dr. Carlos Ricardo Rossetto (UNIVALI/SC), Prof. Dr. Eduardo Giugliani (PUCRS/RS) e Prof. Dr. Gregorio Varvakis (UFSC/SC). O objetivo desta edição é explorar as contribuições específicas da gestão do conhecimento e das tecnologias da informação para o desenvolvimento sustentável, em todos os níveis (país, região, empresa e pessoas); e analisar como a gestão do conhecimento poderá contribuir para superar as barreiras e os riscos relacionados a projetos transformacionais em diversos contextos. Trabalhos dentro desta temática serão aceitos até o dia 15 de março de 2020, com previsão de publicação em setembro do mesmo ano. Artigos na língua inglesa são bem-vindos, mas também serão aceitos artigos em português e espanhol. Mais informações disponíveis na página da Revista Alcance.
Outra boa notícia é que vamos publicar nesta edição nosso primeiro artigo no Fórum Tecnológico: APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E REFLEXÕES SOBRE O APRENDER: RELATO DE EXPERIÊNCIA UTILIZANDO APRENDIZADO MAIS PROFUNDO E METODOLOGIAS ATIVAS, dos autores Luciano Munck e Monica Borges. O artigo tecnológico apresentou meios para o aperfeiçoamento e a ampliação do entendimento das estratégias educacionais, promovendo uma experiência que explora a integração das propostas do aprendizado mais profundo, de metodologias ativas e do desenvolvimento de competências.
Como já é tradição na nossa Revista Alcance, teremos nesta edição o caso para ensino OS ALTOS E BAIXOS DE UM VIADUTO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE DESENVOLVIMENTO URBANO, de Fabrício Martins Carvalho da Silva, Geovani Falconi Glória e Júlio César Andrade de Abreu. O caso aborda o dilema de Antônio de Mello, atual prefeito de Moneró, cidade fictícia do litoral norte do Espírito Santo, que deverá se posicionar diante das inúmeras reclamações dos moradores do bairro Jardim Valter, sobre possíveis irregularidades na obra de construção de um viaduto para melhoria do trânsito no local.
Contamos também com mais cinco artigos abrangendo outras quatro áreas temáticas da revista. O primeiro é uma contribuição da área de Administração da Informação. Os autores Samara Jane Effting Vieira, Fabrícia Durieux Zucco, Luiz Carlos da Silva Flores e Christian Daniel Falaster apresentam o artigo MÍDIA SOCIAL E FELICIDADE: PERSPECTIVAS A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS DE VIAGEM, que busca compreender a relação entre a felicidade e o uso das redes sociais nas experiências de viagem.
A área de Estratégia nas Organizações trouxe o artigo O PROCESSO DE REPOSICIONAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA EMPRESA FAMILIAR DO RIO GRANDE DO SUL, dos autores Dusan Schreiber e Cristiane Froehlich, que buscou compreender o processo de reposicionamento estratégico com foco em inovação de uma empresa de origem familiar, do segmento químico, localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre. O outro, das autoras Aline Palma e Ana Claudia Machado Padilha, intitulado VISÃO BASEADA EM RECURSOS (VBR) NA FORMULAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DAS INDÚSTRIAS DE CONFECÇÃO DO VESTUÁRIO DE SARANDI (RS), objetivou compreender como as indústrias de confecção do vestuário de Sarandi/RS formulam suas estratégias com base em recursos tangíveis e intangíveis.
O artigo intitulado MERCADO INTERNACIONAL E BRASILEIRO DE LEITE: VOLATILIDADE E TRANSMISSÃO DE PREÇOS é apresentado pela área de Finanças. Os autores Ana Carolina Gomes de Oliveira Costa, Odilon José de Oliveira Neto e Reginaldo Santana Figueiredo analisaram a volatilidade e a transmissão dos preços internacionais do leite para os preços nas principais praças brasileiras produtoras de leite.
Dois foram os artigos trazidos pela área de Gestão de Pessoas. O primeiro, intitulado ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DE JOVENS TRABALHADORES DIANTE DAS RELAÇÕES ABUSIVAS DE PODER NAS ORGANIZAÇÕES, dos autores Alice de Freitas Oleto, José Vitor Palhares, Kely César Martins de Paiva e Jane Kely Dantas Barbosa, analisa as estratégias de enfrentamento de jovens profissionais perante as relações de poder estabelecidas nas organizações, sob a perspectiva de profissionais da Associação X, que capacita jovens a fim de incluí-los no mercado de trabalho. Já o artigo dos autores Jefferson Lopes La Falce, Silvana Nahas Ribeiro, Silvana Nahas Ribeiro e Cristiana Fernandes de Muylder, cujo título é QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E ATIVIDADE FÍSICA: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO, analisa a relação entre qualidade de vida no trabalho e atividade física.
Começamos bem o ano publicando nosso primeiro artigo tecnológico e convidando a todos para submeter seus artigos para a nossa Edição Temática de 2020. Desejamos uma boa leitura e aprendizado!