Secciones
Referencias
Resumen
Servicios
Descargas
HTML
ePub
PDF
Buscar
Fuente


EDITORIAL
Revista Alcance, vol. 27, núm. 2, pp. 130-131, 2020
Universidade do Vale do Itajaí



Caros leitores,

Apresentamos a nossa segunda edição de 2020 da Revista Alcance. Para esta edição, selecionamos artigos que envolvem pesquisas sobre os temas administração da informação, estratégia organizacional, finanças e gestão de pessoas e um caso para ensino intitulado DEPOIS DA BONANÇA VEIO O ABISMO, E AGORA?, dos autores Jorge Miguel Gomes Ferreira e Sidnei Vieira Marinho, com o objetivo de estimular a discussão sobre temas ligados à gestão estratégica e às estratégias empresariais, colocando os estudantes diante de questões de tomadas de decisões estratégicas e mercadológicas.

A área de Administração da Informação trouxe o artigo ORIENTAÇÃO PARA COMPARAÇÃO SOCIAL E USO DO FACEBOOK COMO INFLUENCIADORES DA ATITUDE MATERIALISTA DE CONSUMIDORES BRASILEIROS, dos autores Mikaela Daiane Prestes Floriano, Bibiana Giudice da Silva Cezar, Andressa Hennig Silva e Kathiane Benedetti Corso. O artigo tem como objetivo avaliar em que grau a orientação para a comparação social mediante o uso do Facebook influencia o materialismo.

A área de Estratégia nas Organizações contribuiu para esta edição com dois artigos. O primeiro artigo, dos autores Gabriela Cappellari, Jorge Oneide Sausen, Lisiane Caroline Rodrigues Hermes e Clarice Vepo do Nascimento Welter, intitulado CAPACIDADE ADAPTATIVA: UMA ANÁLISE DO SEU DESENVOLVIMENTO NO SEGMENTO METALOMECÂNICO, busca compreender o processo de desenvolvimento de capacidade adaptativa em um conjunto de empresas que operam no setor metalomecânico, instaladas no Rio Grande do Sul, por meio da análise dos seus comportamentos e habilidades, das rotinas e dos processos e dos mecanismos de aprendizagem e governança do conhecimento. O segundo trabalho da área MODERATOR EFFECT OF INTERFIRM KNOWLEDGE-SHARING ON ABSORPTIVE CAPACITY AND INNOVATIVE CAPABILITIES IN SMALL AND MEDIUM ENTERPRISES, dos autores Sandra Vargas, Cláudio Reis Gonçalo, André Moraes dos Santos e Yeda Swirsky de Souza, examinou a função moderadora do compartilhamento interfirma de conhecimento sobre capacidade absortiva e capacidades inovadoras em pequenas e médias empresas do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). E o terceiro o artigo THE INSTITUTIONAL PERSPECTIVE AND RESOURCE DEPENDENCE IN THE STRATEGIC ORGANIZATIONAL ADAPTATION PROCESS: AN EMPIRICAL STUDY IN A FAMILY BUSINESS, dos autores Mario Neneve, Ruan Carlos dos Santos, Henrique de Campos Melo, que apresenta uma aplicação prática da análise da adaptação estratégica organizacional no estudo de caso de uma empresa familiar na área de Fabricação de Móveis - Setor Varejo. Além deste artigo, a área também contribuiu com mais dois trabalhos.

O artigo ORGANIZAÇÕES SOCIAIS COMO ALTERNATIVA ÀS LIMITAÇÕES DA LRF: UM ESTUDO DE CASO EM UMA CAPITAL BRASILEIRA, de Gabriel Nascimento Kinczeski e Rafael Pereira Ocampo Moré, proposto pela área de finanças, examinou os demonstrativos de despesa com pessoal (DDP) do executivo municipal, no período de 2012 a 2017, de maneira a relacionar os índices de endividamento com pessoal e os limites impostos pela LRF, além de discutir, com base nos indicadores de composição das despesas com pessoal, a tomada de decisão dos gestores públicos pelo implemento de organizações sociais em detrimento a outras alternativas possíveis, quando da superação do referido teto.

Por fim, foram trazidos dois artigos pela área de Gestão de Pessoas. Um sob o título LONGITUDINAL STUDY WITH VOLUNTEER CANDIDATES IN A BRAZILIAN FOUNDATION, dos autores Samuel Lázaro Luz Lemos, Carlos Eduardo Cavalcante, Patrícia Trindade Caldas e Layse Maria Pereira Leite, os quais apresentam as motivações individuais para o voluntariado trabalhar em uma Fundação na Paraíba, Brasil. O outro artigo, dos autores Marcelo Roger Meneghatti, Roberto Lima Ruas, Priscila Rezende da Costa, Cristiane Drebes Pedron, intitulado AS CATEGORIAS DA FORMAÇÃO EMPREENDEDORA E A MOBILIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NO AMBIENTE DE ENSINO SUPERIOR, identificou e analisou categorias de formação empreendedora a partir da percepção/opinião de professores e coordenadores em Instituições de Ensino Superior (IES) localizadas no Brasil, Paraguai e Argentina.

Lembramos que nossa próxima publicação será a Edição Temática intitulada Transformações Sociais e Econômicas Baseadas em Conhecimento, sob a coordenação do Prof. Dr. Guillermo Antonio Davila (UFSC/SC), Prof. Dr. Carlos Ricardo Rossetto (UNIVALI/SC), Prof. Dr. Eduardo Giugliani (PUCRS/RS) e Prof. Dr. Gregorio Varvakis (UFSC/SC). Desejamos uma boa leitura e aprendizado!



Buscar:
Ir a la Página
IR
Visualizador XML-JATS4R. Desarrollado por