Servicios
Servicios
Buscar
Idiomas
P. Completa
Editorial “Despedida"

Editorial “Despedida"
ModaPalavra e-periódico, núm. 19, 2017
Universidade do Estado de Santa Catarina
resúmenes
secciones
referencias
imágenes
Carátula del artículo

Editorial

Editorial “Despedida"

ModaPalavra e-periódico, núm. 19, 2017
Universidade do Estado de Santa Catarina

A revista Modapalavra E-periódico chega ao seu décimo nono número em parceria com o P&D, evento já bastante renomado; o que muito nos honra.

Além disto, este número marca pessoalmente um momento especial na vida profissional desta editora. Ele é a edição de despedida destes 10 anos em que me dediquei à revista, acompanhando cada etapa e cada seleção de artigos.

Ao longo destes dez anos muito se aprendeu e muito se observou em relação ao crescimento do pensar e da pesquisa na área de moda no Brasil. Tanto cresceu que, a cada edição, o número de artigos submetidos aumentou e com ele a capacidade de avaliação de nossos caros pareceristas, fazendo, assim, uma seleção mais rigorosa e incentivando aos autores a se dedicarem com maior profundidade nas questões que abordavam.

De um periódico tímido e endógeno, hoje a Revista Modapalavra é referência no meio acadêmico brasileiro, tanto que já se tornou tema de dissertação de mestrado e de diversas comunicações em eventos científicos.

Partimos desta atividade com a consciência tranquila que muito avançamos e muito contribuímos para o amadurecimento do conhecimento em Moda e Design em nosso país.

E para fechar com chave de ouro minha contribuição a este periódico, trazemos ao público quinze artigos, divididos entre trabalhos submetidos e aprovados pelo corpo avaliativo do P&D 2016 e reavaliados pelos pareceristas da revista e, outros dez, provenientes de distintas instituições brasileiras de ensino.

No dossiê Modapalavra e P&D se sobressai a temática da sustentabilidade e do compromisso social entre design e mercado de moda. O artigo que o abre nos faz refletir sobre as necessidades das crianças cadeirantes diante do seu vestir cotidiano; em seguida, pesquisadores nos revelam práticas e dificuldades de um consumo partilhado de roupas na Finlândia; mais a frente os autores retomam discussões teóricas da sociologia materialista relevantes para analisar o lugar e a produção do designer; e finalizando o dossiê dois artigos propõe pensar o contemporâneo a partir da definição atribuída às joias e ao uso da metodologia do mapa mental para a proposição de roupas funcionais.

Na seção Variata, se repete a temática da sustentabilidade em diversos artigos, o que evidencia a atualidade da revista e o serviço que presta à comunidade acadêmica contemporânea. Mas não apenas a sustentabilidade é tratada nesta seção. Os dois primeiros artigos: “Além das aparências” e “A moda e a morte” abrem a seção trazendo discussões de caráter teórico sobre a própria condição da moda no século XXI. Os artigos “As tecnologias vestíveis”, “A usabilidade do produto de moda” e “Delimitação do usuário” são voltados às questões do consumidor e como diferentes processos os envolvem e devem ser observados pelos designers responsáveis. Na mesma proposição de atenção ao usuário, o artigo “O vestir na vida dos idosos” demonstra os resultados de pesquisa realizada num pequeno grupo de consumidores da 3ª idade. Neste diapasão de discussão voltado para os modelos empresariais de gestão, o artigo “Modelos de negócios” traz igual contribuição. Por fim, uma discussão sempre atual e necessária é proposta pelo texto “Referenciais de medidas da ABNT”, cujas contribuições alimentam a definição de normas para a produção do vestuário.

Assim, caros leitores, esperamos iniciar o ano de 2017 propondo a leitura da edição 19 da Revista Modapalavra E-Periódico como quem dá um presente muito especial a quem muito se quer bem.

Todos vocês, leitores assíduos ou eventuais da revista, nosso muito obrigada pelos 10 anos de parceria e apoio, pois uma revista somente sobrevive a uma década de trabalho quando realiza de forma competente e atenta as demandas do setor em que se filia. Portanto, a todos, nosso muito obrigada por esta parceria, confiança depositada e vibrações de sucesso que nos permitiram chegar até aqui.

Especialmente, aproveito para agradecer aos parceiros silenciosos destes anos, os bolsistas de extensão: Tatiana Lorenzoni (2007), Adriana Pereira (2008), Monik Meurer (2009), Leonardo Oliveira (2010), Juliane Biz (2011), Jeniffer Esteves (2012 e 2013), Andrea Scamparini (2014) e Thais Silva (2015 e 2016).

Ajudando-nos, desde 2014, duas pessoas muito especiais, técnicas universitárias da UDESC: Maria Aparecida Clemência e Célia Maria Silva só fizeram a revista crescer e melhorar, como não podia deixar de ser.

Todos dedicados, atentos, empenhados e, especialmente, comprometidos com a proposta da revista, fizeram das horas dedicadas à extensão um trabalho de alma e inteligência para que nada ficasse a desejar. Olhando para trás e lembrando cada um destes nomes e períodos posso afirmar, sem a menor sombra de dúvida: sem eles nada disto teria sido possível e não haveríamos de alcançar o décimo ano da revista.

Caros bolsistas e colegas, alunos, amigos e companheiros de ideal muito obrigada por cada momento dedicado à Modapalavra e tenham a certeza que vocês vivem no lado mais grato de meu coração.

Com um forte abraço, Mara Rúbia Sant’Anna

Material suplementar
Notas
Buscar:
Contexto
Descargar
Todas
Imágenes
Visualizador XML-JATS4R. Desarrollado por Redalyc