Servicios
Servicios
Buscar
Idiomas
P. Completa
MODPLAN: recurso educacional aberto como apoio ao processo de ensino e aprendizagem de modelagem plana
Cláudia Cyléia de Lima; José Alfredo Beirão Filho
Cláudia Cyléia de Lima; José Alfredo Beirão Filho
MODPLAN: recurso educacional aberto como apoio ao processo de ensino e aprendizagem de modelagem plana
MODPLAN: open educational resource to support the teaching and learning process of flat modeling
ModaPalavra e-periódico, vol. 11, núm. 21, pp. 169-174, 2018
Universidade do Estado de Santa Catarina
resúmenes
secciones
referencias
imágenes

Resumo: Esta é uma entrevista com a Professora Edna Maria dos Santos Silva, que desenvolveu, e implantou, a partir da sua pesquisa de Mestrado, um Recurso Educacional Aberto como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem na disciplina Modelagem Plana. A entrevistada discorre sobre o Recurso e a sua repercussão entre os alunos, bem como de outros aspectos da experiência como docente nos cursos Técnico em Vestuário e Superior Tecnológico em Design de Moda.

Palavras-chave:modelagemmodelagem, ensino ensino, tecnologias da informação tecnologias da informação.

Abstract: This is an interview with Professor Edna Maria dos Santos Silva, who developed and implemented, from your Master's research, an Open Educational Resource as a tool to support the teaching-learning process of discipline Flat Modeling. The interviewee talks about the resource created and the repercussion of this among the students, as well as other aspects of to the experience as a teacher of the Technician in Clothing and Technological Superior in Fashion Design courses.

Keywords: modeling, education, information technologies.

Carátula del artículo

Entrevista

MODPLAN: recurso educacional aberto como apoio ao processo de ensino e aprendizagem de modelagem plana

MODPLAN: open educational resource to support the teaching and learning process of flat modeling

Cláudia Cyléia de Lima
Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
José Alfredo Beirão Filho
Universidade do Estado de Santa Catarina,, Brasil
ModaPalavra e-periódico, vol. 11, núm. 21, pp. 169-174, 2018
Universidade do Estado de Santa Catarina

Recepção: 02 Novembro 2017

Aprovação: 08 Novembro 2017

1. Apresentação


Figura 1
Professora Edna Maria dos Santos Silva
Arquivo pessoal, 2016

Nos cursos técnicos ou superiores de Vestuário e Moda, o desenvolvimento de moldes bidimensionais a partir de desenhos técnicos e estilizados compõe a ementa da disciplina Modelagem Plana. Diante das dificuldades enfrentadas por seus alunos nesta matéria, a Professora Mestre Edna Maria dos Santos Silva, do Instituto Federal do Piauí (IFPI Campus Teresina Zona Sul), buscou nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) a base para desenvolver um recurso que pudesse atrair a atenção dos estudantes e facilitar o processo de ensino-aprendizagem.

Assim, sua dissertação de Mestrado em Tecnologia e Gestão em Educação à Distância, defendida em outubro de 2016, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), apresentou o desenvolvimento e a implantação do MODPLAN, um Recurso Educacional Aberto (REA), compartilhado na Internet, de forma livre, para auxiliar a compreensão da execução e união das partes de moldes planos, conforme veremos nesta entrevista.

Existem, no mercado, vários softwares para desenvolvimento de moldes, mas com fins comerciais e altos cursos, o que dificulta o acesso de estudantes e professores a estes materiais. Em sua fala, a professora destaca o funcionamento do MODPLAN e como a ferramenta foi recebida pelos seus alunos do IFPI. Outros tópicos abordados foram a experiência docente da entrevistada e o seu envolvimento em novas pesquisas científicas.

2. Entrevista

a. Como professora de Modelagem Plana, quais são as maiores dificuldades que você percebe entre os alunos no cotidiano desta disciplina?

As maiores dificuldades são: a falta de conhecimentos prévios relacionados à matemática básica, geometria, medidas do corpo humano, tipos, formação e características dos tecidos e montagem (costura) de peças básicas; a falta de compreensão do que estão construindo, ou seja, não conseguem associar as linhas e partes dos moldes ao corpo humano; e a pouca capacidade de compreensão da execução dos moldes e da visualização destes no plano bidimensional (2D) como representação de um produto/roupa de forma tridimensional (3D).

b. Você desenvolveu um Recurso Educacional Aberto (REA) cujo objetivo é facilitar o processo de ensino e aprendizagem desta matéria. Em que consiste o REA criado e como ele funciona?


Figura 2
Tela do MODPLAN com a animação interativa em execução
Arquivo pessoal, 2016

O REA MODPLAN é um Objeto de Aprendizagem composto por três modelos de roupas (uma blusa regata feminina; uma blusa peplum e uma blusa com manga tulipa) e seus respectivos moldes. O funcionamento do REA se dá por meio de uma animação interativa de modelagens bidimensionais, que possibilita a simulação da união das partes destes moldes, ao vestir um manequim virtual. A junção destes moldes resulta na formação de uma roupa que, por fim, pode ser visualizada de modo tridimensional. Além de visualizar, o usuário pode interagir com a animação, posicionando a imagem para o ângulo que desejar. Depois da sua implantação no IFPI, e da defesa da Dissertação, o recurso está passando por manutenções a fim de chegar à sua versão definitiva. Posteriormente, o MODPLAN poderá ser acessado pelo link <https://wansoul.github.io/MODPLAN/#/>.

c. Como o MODPLAN foi recebido pelos alunos?


Figura 3
Tela inicial do MODPLAN
Arquivo Pessoal, 2016

Como um recurso educacional digital inovador e dinâmico, que pode facilitar o entendimento, não só da disciplina Modelagem Plana, mas também de disciplinas correlatas. Para eles, o fato de se tratar de um recurso educacional que pode ser acessado por meio do computador e do smartphone, recursos tecnológicos que eles gostam de usar e utilizam constantemente, logo foi considerado como algo que foge dos métodos de ensino tradicionais da disciplina. Além disso, os alunos consideraram que o MODPLAN possui fácil acesso; telas apresentáveis; linguagem clara; layout interativo e dinâmico; é autoexplicativo e possibilita a exploração sem o auxílio do professor; possui imagens nítidas e atraentes, é considerado útil; estimula, motiva e facilita a compreensão da união das partes do molde e, pincipalmente, é considerado relevante para o aprendizado.

d. Na sua opinião, a “democratização” do acesso à informação, especialmente no que diz respeito aos materiais disponibilizados via internet, enfraquece o papel do professor e das aulas presenciais no ensino de Vestuário e Moda?

Não, pelo contrário. A democratização do acesso à informação tem contribuído para enriquecer o papel do professor, uma vez que os alunos encontram na internet diversos materiais que, levados para discussões em sala de aula, contribuem para a reflexão das variadas formas que determinado tema é abordado.

e. Sua pesquisa também traz um breve histórico dos cursos de Vestuário e Moda no Brasil, com ênfase no perfil do egresso destes cursos. Em sua opinião o foco nos conhecimentos técnicos, especialmente nos cursos tecnológicos, pode privilegiar o “fazer” em relação ao “saber”?

Sim. Analisando matrizes curriculares, de diversas Instituições de Ensino Superior, que ofertam cursos de Vestuário e Moda, para a construção de uma matriz do Curso Tecnológico em Design de Moda do Instituto Federal do Piauí, ficou nítida a maior porcentagem de disciplinas práticas em relação às teóricas, o que implica num foco maior aos conhecimentos técnicos, podendo gerar esta vantagem do “fazer” em relação ao “saber”.

f. Atuando como docente em cursos técnicos e de graduação tecnológica, você consegue identificar, no estado e instituição onde você trabalha, um perfil de aluno que procura por estas formações?

Não. Vejo perfis variados de pessoas que procuram os cursos e algumas que se matriculam, cursam e, ao final, muitas vezes não sabem para que cursaram.

g. No momento, você está trabalhando em alguma outra pesquisa relativa ou não ao tema da sua dissertação de Mestrado?

Sim, estou desenvolvendo pesquisas sobre o uso das tecnologias no ensino de Vestuário e Moda em geral e não especificamente no ensino de Modelagem Plana, pois acredito que a avaliação positiva do uso do REA MODPLAN, para o ensino de Modelagem Plana, pode ser levada às demais disciplinas da área.

Material suplementar
Referências
SILVA, Edna Maria dos Santos. MODPLAN: Recurso Educacional Aberto como apoio ao processo de ensino e aprendizagem de Modelagem Plana. Dissertação de Mestrado. Outubro, 2016. 114 fls. Universidade Federal Rural de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância. Recife, 2016.
SILVA, Edna Maria dos Santos; FRANÇA, Sônia Virgínia A. MODPLAN: Recurso Educacional Aberto como apoio ao processo de ensino e aprendizagem de Modelagem Plana. In: Rev. Design e Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, v. 7, n. 13, p. 18-34, jun. 2017
Notas

Figura 1
Professora Edna Maria dos Santos Silva
Arquivo pessoal, 2016

Figura 2
Tela do MODPLAN com a animação interativa em execução
Arquivo pessoal, 2016

Figura 3
Tela inicial do MODPLAN
Arquivo Pessoal, 2016
Buscar:
Contexto
Descargar
Todas
Imágenes
Visualizador XML-JATS4R. Desarrollado por Redalyc