Editorial

A Revista de Investigações Constitucionais obtém classificação A1 no Qualis (CAPES)

The Journal of Constitutional Research is rated A1 in Qualis (CAPES)

Daniel Wunder Hachem
Revista de Investigações Constitucionais, Brazil

A Revista de Investigações Constitucionais obtém classificação A1 no Qualis (CAPES)

Revista de Investigações Constitucionais, vol. 4, núm. 2, pp. 6-9, 2017

Universidade Federal do Paraná

É com enorme satisfação que recebemos a notícia de que na última avaliação, realizada em 2017, a Revista de Investigações Constitucionais foi classificada como A1 no Qualis da CAPES - Área de Direito. Trata-se da qualificação mais elevada dentro dos 8 níveis estabelecidos pela entidade para os periódicos científicos - A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C - refletindo o reconhecimento máximo de excelência da qualidade editorial da revista pela CAPES, entidade responsável pela avaliação dos Programas de Mestrado e Doutorado no Brasil, que leva em conta, como um dos principais critérios, os periódicos em que os docentes e alunos de Pós-Graduação stricto sensu publicam os resultados de suas pesquisas. Os artigos publicados em revistas Qualis A1 são os mais valorizados no meio acadêmico contemporâneo, contribuindo fortemente para o incremento da avaliação dos Programas de Pós-Graduação dos autores dos trabalhos.

Uma das razões que erigiu a revista a esse patamar foram os altíssimos índices de internacionalização e exogenia dos autores, avaliadores de artigos e membros do Conselho Editorial. A revista se encontra no seu 4º ano de existência e já publicou 10 edições (sendo esta a 11ª). Nas edições precedentes, foram publicados artigos em 5 idiomas distintos (português, inglês, espanhol, francês e italiano) de autores de 16 países diferentes: Austrália, Argentina, Brasil, Colômbia, Cuba, Egito, Estados Unidos, Espanha, França, Itália, México, Paraguai, Peru, Rússia, Uruguai e Venezuela.

Outro fator decisivo para a obtenção do Qualis A1 foi a indexação do periódico em importantes bases de dados internacionais, tais como a Web of Science - uma das mais relevantes na atualidade, que seleciona com elevado rigor as revistas que irão ingressar em seu diretório. A inclusão na Web of Science foi uma grande conquista, resultado de muito trabalho e empenho de nosso Corpo Editorial, que logrou cumprir as severas exigências necessárias para obter a inserção nessa prestigiosa base de dados.

Neste número da Revista de Investigações Constitucionais, o segundo do ano de 2017, publicamos artigos em 3 idiomas (inglês, espanhol e português), de autores vinculados a 12 instituições de ensino superior de 3 países diferentes (Estados Unidos da América, México e diferentes Estados-membros da República Federativa do Brasil - Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro e Santa Catarina). Dos trabalhos publicados, 90% são de Professores Doutores, 40% redigidos em língua estrangeira, 40% dos artigos são de autores estrangeiros e 93% dos autores são exógenos ao Estado do Paraná. São eles:

Esperamos manter, nesta e nas próximas edições, o bom trabalho editorial que guindou a revista ao ápice do ranking de avaliação da CAPES na área de Direito, com o propósito de continuar oferecendo aos leitores trabalhos científicos de alta qualidade e, ao mesmo tempo, com a expectativa de atrair cada vez mais a submissão de artigos resultantes de pesquisas sérias, desenvolvidas por autoras e autores preocupados com a repercussão dos periódicos onde publicam seus estudos.

Curitiba, julho de 2017.

HMTL gerado a partir de XML JATS4R por