Editorial

A emergência dos novos direitos e garantias no constitucionalismo global

The emergence of new rights and guarantees in the global constitutionalism

Daniel Wunder Hachem
Revista de Investigações Constitucionais, Brazil

A emergência dos novos direitos e garantias no constitucionalismo global

Revista de Investigações Constitucionais, vol. 3, núm. 1, pp. 04-06, 2016

Universidade Federal do Paraná

A proteção de direitos fundamentais nas Constituições e de direitos humanos nos tratados internacionais manifesta-se, via de regra, como uma reação ao exercício abusivo do poder exercido no seio das sociedades. A inclusão de novos direitos e garantias em documentos normativos revela-se, pois, como uma conquista derivada de lutas de determinados grupos sociais contra a arbitrariedade, seja ela decorrente do poder político, do poder econômico, do poder simbólico, do poder de gênero, ou de outras formas nocivas do uso do poder pelo Estado ou pelos sujeitos privados.

No cenário atual do constitucionalismo global, a emergência de novos direitos e garantias - voltados a tutelar o ser humano contra novas (ou até mesmo velhas) formas de exercício exacerbado do poder - irrompe como pauta de fundamental importância. É essa a temática central deste número da Revista de Investigações Constitucionais, composta por estudos que examinam o direito ao casamento igualitário nos Estados Unidos, o direito à diversidade cultural no Direito Internacional dos Direitos Humanos, o panorama atual de proteção dos novos direitos e garantias, a paridade de gênero em matéria eleitoral no México, o direito à prestação eficiente de serviços públicos na Argentina, a tutela constitucional dos direitos humanos no México, o direito de acesso à informação pública e o direito fundamental à adequada administração penitenciária no Brasil.

No presente número publicamos artigos em 3 idiomas distintos (inglês, espanhol e português), elaborados por professores pertencentes a 7 universidades de 5 países diversos (Estados Unidos, Reino Unido, Argentina, México e Brasil). Entre os artigos publicados, 75% são de Professores Doutores, 87,5% redigidos em língua estrangeira, 75% de autores vinculados a instituições estrangeiras e 100% de autores exógenos ao Estado do Paraná. São eles:

O forte movimento de luta por novos direitos e garantias na conjuntura atual do constitucionalismo global apresenta-se como terreno fértil para as pesquisas e investigações científicas no campo do Direito Constitucional e do Direito Internacional dos Direitos Humanos. É preciso, de um lado, refletir sobre o significado das novas manifestações de tutela jurídica dos direitos fundamentais nas Constituições e em que medida elas transformam as bases e instrumentos tradicionais do constitucionalismo; urge, de outro, pensar em mecanismos adequados a dar efetividade a esses novos direitos por meio de ferramentas idôneas à sua satisfação democrática e igualitária.

Curitiba, janeiro de 2016.

HMTL gerado a partir de XML JATS4R por