Editorial

A dinâmica constitucional em tempos de mudanças e crises políticas

The constitutional dynamics in times of changes and political crises

Daniel Wunder Hachem
Revista de Investigações Constitucionais, Brazil

A dinâmica constitucional em tempos de mudanças e crises políticas

Journal of the Brazilian Chemical Society, vol. 3, núm. 2, pp. 06-08, 2016

Sociedade Brasileira de Química

As sociedades contemporâneas vivenciam momentos de mudanças, transições e fortes crises políticas. Os ordenamentos jurídicos, por meio de seus sistemas constitucionais, devem adaptar-se a essas transformações e conter mecanismos aptos a fornecer estabilidade às instituições democráticas. Em conjunturas de incertezas no cenário político, é preciso que haja uma dinâmica constitucional capaz de assegurar as condições materiais necessárias ao desenvolvimento das instâncias de deliberação pública, com o respeito devido aos poderes constituídos, aos arranjos institucionais estabelecidos pelo Direito e aos direitos fundamentais dos cidadãos.

Essa dinâmica constitucional pode se manifestar em diferentes esferas. Poderá se desempenhar no campo das reformas constitucionais, operando por meio das emendas às Constituições; na seara da interpretação constitucional, suscetível inclusive de gerar mudanças informais dos sistemas jurídicos; na esfera dos regimes de exceção, como é o caso do “état d’urgence” instalado na França em razão dos atentados de 2015; no âmbito dos processos eleitorais, gerando alterações nos quadros políticos e administrativos dos Estados; e em tantos outros setores. Esses são alguns dos temas desta edição da Revista de Investigações Constitucionais, que mais uma vez conta com um rol diversificado de autores de diversos países, em artigos redigidos em diferentes línguas.

Neste segundo número de 2016, publicamos artigos em 4 idiomas (inglês, francês, espanhol e português), de autores vinculados a 11 instituições de ensino superior de 5 países diferentes (Estados Unidos da América, França, México, Venezuela e diferentes Estados-membros da República Federativa do Brasil - São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pernambuco). Dos trabalhos publicados, 87% são de Professores Doutores, 62% redigidos em língua estrangeira, 46% de autores estrangeiros e 96% de autores exógenos ao Estado do Paraná. São eles:

Este seleto conjunto de preciosos trabalhos, elaborados por destacados pesquisadores no cenário nacional e internacional, certamente haverá de contribuir para a estruturação de uma dinâmica constitucional adequada às transformações das sociedades contemporâneas e à superação das crises políticas.

Curitiba, julho de 2016.

HMTL gerado a partir de XML JATS4R por