Servicios
Servicios
Buscar
Idiomas
P. Completa
Editorial
Bianor Scelza Cavalcanti; Luís Antero Reto
Bianor Scelza Cavalcanti; Luís Antero Reto
Editorial
Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa, vol. 15, núm. 3, p. 1, 2016
INDEG-IUL - ISCTE Executive Education
resúmenes
secciones
referencias
imágenes
Carátula del artículo

Editorial

Editorial

Bianor Scelza Cavalcanti
Luís Antero Reto
Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa, vol. 15, núm. 3, p. 1, 2016
INDEG-IUL - ISCTE Executive Education

Com este terceiro número de 2016, concluímos, dentro dos prazos, o primeiro ano de edição da revista com a sua nova denominação – Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa. Neste primeiro ano renovámos o aspeto gráfico, alargámos e rejuvenescemos o Conselho de Revisão, e indexámos a revista numa importante base mexicana – Red de Revistas Científicas da América y el Caribe, España e Portugal (www.redalyc.org).

Tudo faremos para que 2017 seja o ano da indexação da revista na SCOPUS. Em 2017 teremos também uma ligação da revista à Cátedra de Gestão, nos Países de Língua Portuguesa, que, à partida, conta com a parceria do ISCTE-IUL com a Fundação Getúlio Vargas, embora aberta, no futuro, a outras instituições da CPLP que se queiram associar a este projeto.

É nossa intenção editar, todos os anos, um número especial da Revista (fora de série) centrado num tema específico. O tema definido para 2017 é o da Internacionalização das Empresas no Espaço da CPLP. Fica desde já o apelo a todos os leitores para a submissão de artigos relacionados com o tema, de modo a podermos editar este número especial nos finais de 2017.

Neste número disponibilizamos aos leitores quatro artigos com temáticas bem atuais. Dois deles mais centrados na gestão de serviços, outro sobre as condicionantes da inovação tecnológica nas empresas e o último sobre a complexidade do sistema fiscal português na perspetiva dos seus principais agentes – os contabilistas certificados. São quatro artigos sobre assuntos diversificados da realidade empresarial brasileira e portuguesa.

Não queríamos finalizar este editorial sem fazer um apelo aos académicos dos restantes países da CPLP ou mesmo da Ibero-América para que submetam textos à edição com dados empíricos das suas realidades nacionais. Continuamos convencidos de que as culturas organizacionais dos países latinos e os seus problemas empresariais específicos necessitam de uma reflexão autónoma que não se limite à repetição dos paradigmas dominantes baseados na gestão das empresas multinacionais do mundo anglo-saxónico.

Os nossos votos de Bom Ano de 2017.



Luís Antero Reto



Bianor Scelza Cavalcanti

Material suplementar
Notas
Autor notes

bianor@fgv.brluis.reto@iscte.pt



Luís Antero Reto


Bianor Scelza Cavalcanti
Buscar:
Contexto
Descargar
Todas
Imágenes
Visualizador XML-JATS4R. Desarrollado por Redalyc