Servicios
Servicios
Buscar
Idiomas
P. Completa
Editorial
Maria Helena Simões Villas Bôas
Maria Helena Simões Villas Bôas
Editorial
Editorial
Vigilância Sanitária em Debate, vol. 8, núm. 3, p. 1, 2020
INCQS-FIOCRUZ
resúmenes
secciones
referencias
imágenes
Carátula del artículo

EDITORIAL

Editorial

Editorial

Maria Helena Simões Villas Bôas
Fundação Oswaldo Cruz, Brasil
Vigilância Sanitária em Debate, vol. 8, núm. 3, p. 1, 2020
INCQS-FIOCRUZ

No final de março de 2020, a revista Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia ( Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology ) – Visa em Debate lançou uma chamada para publicação de contribuições científicas em resposta à emergência sanitária decorrente da COVID-19, provocada pelo SARS-CoV-2. Foi aberta uma seção fast track exclusiva para manuscritos que versassem sobre o tema, com o intuito de publicizar, de forma mais ágil, informações que pudessem colaborar no enfrentamento da pandemia.

Em consequência, até o momento, foram recebidos 84 manuscritos nesses últimos meses. Essa chamada já resultou na publicação de debates, artigos e revisões em nossa última edição (maio de 2020).

Nesta nova edição (agosto 2020), resolvemos publicar um número exclusivo para a COVID-19, devido ao grande número de contribuições recebidas. Para o leitor é um momento especial de absorver e replicar conhecimentos atualizados e relevantes sobre a pandemia em aspectos relacionados à vigilância sanitária. Portanto, estão sendo publicados três debates, nove artigos originais, cinco revisões e quatro relatos de experiência. Nossos debates traçam um panorama muito sombrio sobre a dinâmica da pandemia, que incide de forma cruel sobre a população mais pobres, revelando vulnerabilidades e a desigualdade social. Nos artigos e relatos de experiência, temas relacionados à segurança individual e coletiva, ao enfrentamento da pandemia na região Nordeste e em Minas Gerais, à prevalência do direito coletivo em detrimento do individual no uso de máscaras, à eficácia e à segurança de diferentes tratamentos farmacológicos, à desinformação provocada pelas fake news estão presentes. Nossos trabalhos de revisão reuniram estudos sobre a produção científica em tempos de pandemia, a presença de partículas virais em esgoto sanitário, uma visão crítica da saúde dos trabalhadores e a pandemia, e a associação entre o conceito One Health (Saúde Única) com a COVID-19.

Encerramos o processo de avaliação em fast track no mês de agosto, mas continuaremos aceitando todo tipo de contribuição qualificada sobre a COVID-19, com a expectativa de que possamos colaborar com o entendimento e a resolução desse problema mundial.

Finalizamos com nosso profundo pesar pela morte de milhares de brasileiros e nossos sentimentos às famílias enlutadas.

Boa leitura!

Material suplementar
Notas
Autor notes

*visaemdebate@incqs.fiocruz.br

Buscar:
Contexto
Descargar
Todas
Imágenes
Visualizador XML-JATS4R. Desarrollado por Redalyc