Secciones
Referencias
Resumen
Servicios
Buscar
Fuente


Editorial da Edição Especial - 30 anos do Curso de Ciências Atuariais da UFC
Editorial of the Special Edition - 30 years of the UFC Actuarial Sciences Course
Editorial de la Edición Especial - 30 años del Curso de Ciencias Actuariales de la UFC
Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão, vol. 21, núm. 1, Esp., e92331, 2023
Universidade Federal do Ceará

Copyright (c) 2023 Revista: apenas para a 1a. publicação.

DOI: https://doi.org/10.19094/contextus.2023.92331

Com grande contentamento e entusiasmo, apresentamos esta edição especial da Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão, em homenagem aos 30 anos do curso de Ciências Atuariais da Universidade Federal do Ceará (UFC). Três décadas de dedicação ao ensino, pesquisa e aplicação da Ciência Atuarial representam um marco significativo, consolidando um legado de excelência acadêmica e profissionalismo.

O projeto para criação do Curso de Ciências Atuariais, idealizado pelo Professor Emérito Dr. Emílio Recamonde Capelo, visava atender às reais e futuras necessidades do mercado de trabalho regional. Em funcionamento desde 1993 na FEAAC/UFC e vinculado ao Departamento de Administração (DA), o Curso de Ciências Atuariais é uma modalidade presencial de ensino superior noturno, conferindo o diploma de bacharel ao seu concluinte. Atualmente, oferece 35 vagas anuais para ingresso no primeiro semestre letivo.

Neste ano de celebração dos 30 anos do Curso de Ciências Atuariais, alcançamos um reconhecimento de excelência com a nota máxima 5 na Avaliação do MEC. É uma ocasião para celebrar a dedicação e o empenho de todos os envolvidos nessa jornada, o corpo docente, discentes, egressos, corpo técnico-administrativo, gestores e administração superior da UFC. Continuaremos a cultivar a excelência acadêmica, a inovação e a aplicação ética das Ciências Atuariais. Que os anos vindouros sejam tão enriquecedores e repletos de realizações quanto os que celebramos hoje.

O Curso de Ciências Atuariais expressa sua gratidão à Equipe da Revista Contextus e aos avaliadores pelo trabalho em equipe, conduzindo-o com ética e seriedade, na missão de divulgar e compartilhar artigos científicos de alta qualidade com a sociedade, valorizando a produção de conhecimentos relevantes para a Ciência Atuarial. Agradecemos especialmente a contribuição dos pesquisadores que participaram desta Edição Especial.

Por fim, é com imensa satisfação que apresentamos o conteúdo desta edição, cujos artigos cuidadosamente selecionados não apenas refletem, mas também celebram a diversidade e profundidade dos campos de atuação da Ciência Atuarial. Cada artigo é um reflexo do comprometimento e da dedicação dos autores em avançar o conhecimento, oferecendo insights valiosos e análises fundamentadas que enriquecem o campo da Ciência Atuarial. Estamos confiantes de que os leitores irão apreciar e se inspirar com o rico acervo que esta edição especial apresenta, impulsionando a continuidade dos debates e pesquisas nesse campo fascinante e estratégico para o desenvolvimento econômico e social.

O primeiro artigo, elaborado por Fernanda Beatriz Junges da Silva e Leonardo Baltazar da Silveira e com o título “Precificação de planos de saúde: uma análise de eficiência de metodologias de cálculo distintas”, conduziu uma análise comparativa da eficiência de diversas metodologias no cálculo de precificação de planos de saúde suplementar. Os resultados apontaram uma maior eficiência na aplicação da Teoria da Credibilidade.

O segundo artigo, elaborado por Ismael Sampaio Bastos, Leonardo Bruno Vana e Carolina Cardoso Novo e intitulado “Estimação da provisão IBNR usando Números Fuzzy Gaussianos”, propõe uma nova maneira de estimar a provisão IBNR, utilizando números fuzzy Gaussianos em conjunto com o método chain-ladder. Essa abordagem inovadora se destaca pelos benefícios comparativos em relação a métodos tradicionais e outras explorações de números fuzzy.

O terceiro artigo, desenvolvido por Jaime Phasquinel Lopes Cavalcante e intitulado “O modelo de regressão simplex como metodologia de análise atuarial”, propõe a utilização do modelo de regressão simplex como uma abordagem adequada para a modelagem atuarial de dados dentro de um intervalo unitário. O estudo conclui que o modelo de regressão simplex é uma ferramenta de análise de alta qualidade para o contexto atuarial, sendo capaz de proporcionar uma modelagem precisa para tomadas de decisão estratégicas.

O quarto artigo, desenvolvido por Alana Katielli Nogueira Azevedo e intitulado “Árvore de decisão aplicada na classificação de ocorrência de sinistro cibernético em empresas do setor bancário”, realizou uma previsão de sinistros cibernéticos em empresas do setor bancário por meio do uso da árvore de decisão. Os resultados obtidos apontaram para uma eficaz capacidade de classificação dessa ferramenta, a qual pode ser fundamental para auxiliar as seguradoras na tomada de decisões estratégicas para o gerenciamento de riscos cibernéticos.

O quinto e último artigo, desenvolvido por Elaine Cristina Gama dos Santos e Cristiane Silva Corrêa e intitulado “Contratação de trabalhadores no setor público municipal: Uma projeção da necessidade demográfica por município brasileiro, 2020 a 2030”, sugere que a necessidade de contratação de trabalhadores, no período analisado, será crescente para o conjunto das categorias profissionais, com destaque para as regiões Sudeste e Nordeste. Observa-se, no entanto, uma tendência negativa para a categoria Educação e uma perspectiva positiva para a categoria Saúde.

Ressaltamos que todo o conteúdo desta edição, assim como das anteriores, está disponível gratuitamente em nosso site http://periodicos.ufc.br/contextus.

Mais uma vez, agradecemos a todos os envolvidos por fazerem parte desta trajetória de sucesso e por contribuírem para a disseminação do conhecimento na Ciência Atuarial. Juntos, estamos moldando um futuro brilhante para este campo. Que continuemos a promover o conhecimento e a inovação, mantendo sempre a ética e a excelência como guias.



Buscar:
Ir a la Página
IR
Visor de artículos científicos generados a partir de XML-JATS4R por