Editorial

Editorial

Alessander Kerber
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Editorial

Anos 90, vol. 28, e2020000, 2021

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em

Nesse segundo ano de pandemia global, a Anos 90 manteve seus esforços para funcionar fora do espaço físico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que permaneceu fechada para atividades presenciais não essenciais durante todo o ano. Nessas condições, conseguimos manter a qualidade das práticas de avaliação dos artigos submetidos e agradecemos aos avaliadores anônimos que se dispuseram a emitir seus pareceres. A lista de todos os avaliadores anônimos da Anos 90 está publicada na página da revista na internet.

Nesse ano, além dos artigos de tema livre, submetidos em fluxo contínuo, foram publica- das três seções temáticas (dossiês) em nossa revista. A primeira seção intitula-se Quadrinhos nas Américas em perspectiva transnacional, e seus editores foram os doutores Amadeo Gandolfo (Freie Universität Berlin) e Ivan Lima Gomes (Universidade Federal de Goiás). A segunda seção temática intitula-se História da historiografia no Brasil e em Portugal: futuro passado das histórias nacionais em um presente inquieto, e seus editores foram os doutores Sérgio Campos Matos (Universidade de Lisboa) e Temístocles Cezar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). A terceira seção temática intitula-se Raça, Gênero e Sexualidade: disputas de narrativas e historicidades de eixos estruturantes dos direitos humanos no sul global, e seus editores foram as doutoras Ana Flávia Magalhães Pinto (UnB), Keisha-Khan Perry (Brown University) e o doutor Thiago Gehre Galvão (UnB).

No mês de julho de 2021, a Anos 90 fez a chamada para submissão de propostas de seções temáticas para publicação no ano de 2022. Foram submetidas vinte propostas que a Comissão Editorial Executiva considerou que cumpriam os critérios exigidos na chamada. Com consultas a alguns dos membros do Conselho Consultivo, foram avaliadas e aprovadas para publicação em 2021 três seções temáticas cuja chamada ampla para submissão de artigos ocorreu no segundo semestre desse ano. A primeira proposta de seção aprovada intitula-se História da(s) sexualida- de(s) na América Latina: séculos XIX e XX, cujos editores serão a doutora Ana Carolina Gálvez Comandini (Universidade Metropolitana de Ciências da Educação, Chile), o doutor Benito Schmidt (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e o doutor Patricio Simonetto (University College

London, Reino Unido). A segunda proposta de seção temática aprovada para publicação em 2022 intitula-se Formas de religiosidade na Itália (séculos XIII ao XV), e seus editores serão o doutor Igor Salomão Teixeira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), a doutora Maria Benedetti (Universidade de Milão, Itália), e o doutor Pierre Savy (École Française de Rome, Itália). A terceira seção temática aprovada para publicação em 2022 intitula-se História, Artes e Juventudes: o mundo na virada do século, e seus editores serão o doutor Edwar Castelo Branco (Universidade Federal do Piauí), a doutora Paula Guerra (Universidade do Porto, Portugal) e o doutor Matthew Worley (University of Reading, Reino Unido).

A Anos 90 agradece o trabalho realizado pelos editores das seções temáticas publicadas em 2021 e deseja um ótimo trabalho aos editores das seções aprovadas para 2022!

Agradecemos também ao coordenador e à coordenadora substituta do PPG em História da UFRGS que finalizaram seu mandato na metade do ano de 2021, doutor Fábio Kuhn e doutora Regina Weber, pelo seu apoio à gestão da Anos 90. Agradecemos também ao novo coordenador e novo coordenador substituto do Programa, os doutores Igor Salomão Teixeira e Arthur Lima de Ávila, por continuarem apoiando nossa gestão para que continuemos os trabalhos e a busca pela excelência de nossa revista.

Neste ano, a Anos 90 também foi incluída na Redalyc, considerada pela Área de História da CAPES como um dos Indexadores de Referência de acordo com o Relatório Qualis Periódicos de 2019. Os demais Indexadores de Referência nos quais a Anos 90 já estava incluída anteriormente são: Scopus, Historical Abstracts (EBSCO), Latindex, Web of Science (ESCI) e Dialnet. Também neste ano a Anos 90 teve aprovada sua proposta de financiamento no Edital do CNPq número 15/2021 Programa Editorial. Os recursos oriundos desse edital, no valor indicado de dezenove mil e quinhentos reais, deverão ser pagos e usados no ano de 2022.

Os recursos para manutenção da Anos 90 são todos públicos e garantidos a partir do Programa de Pós-Graduação em História e da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através do edital Programa de Apoio à Editoração de Periódicos (PAEP 2019). Recursos da CAPES ao PPG em História da UFRGS foram utilizados na Anos 90 para ações como a conversão dos artigos publicados em PDF para o formato XML Jats para inclusão na Redalyc e o pagamento da revisão gramatical de artigos aprovados para a revista. Recursos disponibilizados pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul foram utilizados para a remuneração à bolsista da revista, bem como para a editoração dos artigos pelo Núcleo de Produção Editorial da Gráfica da UFRGS (NUPE). Agradecemos também às responsáveis pela editoração da Anos 90 no NUPE, Gabriela Peçanha e Patrícia Pinto, e pela revisão, Tayná Werlang.

A Anos 90 agradece aos órgãos que financiaram a revista e a todos os profissionais que rea- lizaram seu trabalho e garantiram a excelência da publicação.

Uma boa leitura a todos!

Author notes

1 Professor associado do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Editor-chefe da revista Anos 90.

E-mail:alekerber@yahoo.com.br

HTML generated from XML JATS by