Editorial
Editorial
Editorial
Simbiótica. Revista Eletrônica, vol. 6, núm. 1, 2019
Universidade Federal do Espírito Santo
A presente edição da Revista Simbiótica representa a coroação de um esforço que iniciamos desde o seu nascimento no ano de 2012. Estamos, enfim, consolidando o reconhecimento nacional e internacional de nossa revista. A publicação de excelentes trabalhos em ciências humanas e sociais, literatura, cinema, música, pintura e poesia denota a seriedade de seus leitores, pesquisadores e autores.
Além de trabalhos de fluxo contínuo, nesta edição, temos o prazer de apresentar o dossiê “A Teoria do Discurso em debate e a possibilidade de interlocuções”, contanto com um conjunto de importantes contribuições de pesquisadores brasileiros e estrangeiros a partir do pensamento de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe. A publicação do referido dossiê registra a retomada das propostas temáticas da simbiótica e consagra nosso esforço com a publicação de texto inédito de Chantal Mouffe e sua tradução para a língua portuguesa.
Como parte desta retomada, no próximo número, a ser publicado em dezembro de 2019, contaremos com a continuidade do debate a partir de Laclau e Mouffe com o dossiê “Teoria do Discurso e seu alcance interdisciplinar e transversal: explorando debates empíricos e teóricos”. Na sequência, também com chamada em circulação, publicaremos o dossiê “Pensar com, contra e além de Edgar Morin”, organizado pelos professores-pesquisadores Dr. Leonardo Rodríguez Zoya, da Universidade de Buenos Aires (Argentina), Drª Mirela Beger, do Centro Universitário de Votuporanga (Brasil), Drª Aline Trigueiro, da Universidade Federal do Espírito Santo (Brasil), e pelo professor e editor da Simbiótica Dr. Claudio Marcio Coelho, do Núcleo de Estudos e Pesquisas Indiciárias, UFES (Brasil).
Neste sentido, aproveitamos a pertinência do momento para informar que se encontra aberto o período de submissão de propostas de organização de dossiê junto à Simbiótica. A submissão deve cumprir os seguintes requisitos: a) Texto de apresentação do dossiê com até 300 palavras e uma justificativa dos proponentes; b) Pelo menos um(a) dos(as) proponentes deve ser doutor(a). Limite de 4 proponentes (com titulação mínima de mestre).
Agradecemos aos que contribuíram para a publicação desta edição: autores, pareceristas, membros da equipe editorial e da equipe técnica – secretaria, editoração, revisão e tradução, produção técnica e webmaster. Nosso agradecimento a todos os apoiadores e divulgadores da Simbiótica.
Vitória, Brasil, 08/2019.
Os Editores
Núcleo de Estudos e Pesquisas Indiciárias, Espírito Santo