Secciones
Referencias
Resumen
Servicios
Descargas
HTML
ePub
PDF
Buscar
Fuente


EDITORIAL
Revista Brasileira de Sociologia, vol. 1, núm. 2, pp. 5-12, 2013
Sociedade Brasileira de Sociologia

Editorial

A Sociologia como artesanato intelectual foi o tema do Congresso Brasileiro de Sociologia, realizado em 2013, na Universidade Federal da Bahia, Salvador. A maior parte dos artigos reunidos neste volume discute uma questão reflexiva clássica, que indaga sobre o modo como é construído o conhecimento e constituído o campo disciplinar sociológico. A pergunta obteve uma resposta extremamente instigadora em um Apêndice, intitulado “Sobre o Artesanato Intelectual”, do livro “A Imaginação Sociológica”, de Mills, publicado em inglês em 1959. Independentemente de concordarmos com a resposta do autor, o importante é que a grande repercussão e os debates que o livro e seu Apêndice provocaram, inseriu a discussão sobre a Sociologia que fazíamos, e fazemos, no topo da agenda de estudos da disciplina. A partir de então, questões epistemológicas e metodológicas, reflexões sobre as relações entre saber leigo e científico, sobre a construção e a estruturação do “campo” da Sociologia nas nações e no mundo, passaram a ocupar espaço central na produção acadêmica da disciplina.

Ao selecionar o tema do Congresso, a Sociedade Brasileira de Sociologia tinha por objetivo renovar o debate dessas questões. A RBS participa desse esforço com os artigos “O artesanato intelectual na sociologia”, de José de Souza Martins; “O ofício de sociólogo”, de Heraldo Pessoa Souto Maior; “Avanços e Perspectivas da Sociologia no Brasil: Uma Abordagem Comparativa” de Renan Springer de Freitas e Ludmila Ribeiro; “Sociólogos do Futuro: neoartesanato intelectual e engajamento político”, de José Vicente Tavares dos Santos; “Notas sobre a história da Sociologia no ensino secundário de Portugal”, de Roberta dos Reis Neuhold; e “Esboço de uma morfologia da sociologia brasileira: perfil, recrutamento, produção e ideologia”, de Tom Dwyer, Maria Lígia de Oliveira Barbosa e Eugênio Braga. Os outros artigos – “Juventude, Igualdade e Protestos”, de Celi Scalon; “Os jovens e as praças dos indignados: territórios de cidadania”, de Maria da Glória Gohn; “Um ‘fiat miraculoso’: Oliveira Vianna visita São Paulo”, de André Veiga Bittencourt; “Biografia e Itinerários de um livro: Uma abordagem pós-humanista das associações de uma obra de Gisele Freund”, de Jorge Ventura de Morais; e “Pensando Segurança Pública no Brasil: desafios para a pesquisa”, de Maria Stela Grossi Porto – são uma demonstração da capacidade de nossa disciplina para abordar assuntos candentes e para inovar na construção de problemáticas de pesquisa utilizando perspectivas teóricas variadas e contemporâneas.

Autores

José de Souza Martins

Fez o bacharelado e a licenciatura em Ciências Sociais, o mestrado e o doutorado em Sociologia e a livre-docência em Sociologia da vida cotidiana na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Foi professor-visitante da Universidade da Flórida e da Universidade de Lisboa. Fellow de Trinity Hall e Professor da Cátedra Simón Bolivar da Universidade de Cambridge (1993/94). Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Professor Honoris Causa da Universidade Federal de Viçosa, Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Paraíba. Prêmio Erico Vanucci Mendes do CNPq (1993). Prêmio Florestan Fernandes, da SBS (2007), Prêmio Jabuti de Ciências Humanas (1993, 1994, 2008). É membro do Conselho Superior da Fapesp.

Heraldo Pessoa Souto Maior

Professor Emérito da Universidade Federal de Pernambuco. Professor do Departamento de Sociologia (1963-2014). Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE. Graduação em Direito na UFPE (1952) e Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia na Michigan State University (1962). Sociólogo do Serviço Social Rural/SUPRA/IBRA (1956-1967). Pesquisador Associado Honorário do Departamento de Antropologia Social da Harvard University (1975-1976). Prêmio Florestan Fernandes (SBS). Atua e tem publicado nas seguintes áreas de interesse: Teoria Social, Pensamento Social, História das Ciências Sociais no Brasil. Mudança Social.

Renan Springer de Freitas

Professor Titular de Sociologia na Universidade Federal de Mlnas Gerais. Foi pesquisador visitante na Universidade de Amsterdam, no período 1990-1992, com bolsa de pós-doutorado concedida pela CAPES e Professor visitante na Duke University, EUA, em setembro de 2006. Membro do Conselho Editorial da Revista Philosophy of the Social Sciences. Autor de Sociologia do Conhecimento, Pragmatismo e Pensamento Evolutivo, prêmio EDUSC-ANPOCS de Sociologia de 2002, e Judaísmo, racionalismo e teologia cristã da superação: um diálogo com Max Weber

Ludmila Ribeiro

Graduada em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2001), graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestrado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2003) e doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ (2009). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Sociologia (DSO) e pesquisadora do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP), ambos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência nas áreas de sociologia do crime, sociologia das organizações e políticas públicas, contando com trabalhos publicados na área de justiça criminal e segurança pública.

Jose Vicente Tavares dos Santos

Sociólogo, graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971), Mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1977) e Doutor em Sociologia (Doctorat d’État) pela Université de Paris X, Nanterre (1987). Professor Titular do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro do Conselho Universitário da UFRGS. Pesquisador do CNPq (nível 1-A), Diretor do ILEA – Instituto Latino-americano de Estudos Avançados da UFRGS. Membro do: RC-29 Social Control and Deviance (Vice-Presidente 2010-2014) da ISA – Associação Internacional de Sociologia); Conselho Diretivo do CLACSO - Conselho Latino-americano de Sociologia (2007-2009; 2009-2011) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (2009-2011; Conselho Fiscal, 2011-2012). Autor de diversos artigos e livros nacionais e internacionais sobre Segurança, Violência, Democracia, América Latina.

Roberta dos Reis Neuhold

Mestre em Sociologia (Universidade de São Paulo), especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (Universidade Federal Fluminense), bacharel e licenciada em Ciências Sociais (USP) e Pedagogia (Universidade Federal de São Carlos). Atualmente, é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo, na linha de Sociologia da Educação, com período sanduíche na Universidade do Minho, em Portugal. Tem experiência na área de Sociologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia da Educação, Sociologia Política, ensino de Sociologia e movimentos sociais.

Tom Dwyer

Doutor em Sociologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (1978), pós-doutorado pela University of Canterbury (1983) e pós-doutorado pela Cornell University (1990). Atualmente é professor titular do Departamento de Sociologia da Universidade Estadual de Campinas, líder do Laboratório Interdisciplinar Informática e Sociedade (Unicamp), membro do Executive Committee da International Sociological Association (2010-2014). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) 2005-2009. Vice Presidente (Latin America), Research Committe 34 – Sociology of Youth – International Sociological Association, 2006-2010. Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia do trabalho, acidentes do trabalho, sociedade de informação, informática e interdisciplinaridade.

Maria Ligia de Oliveira Barbosa

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: desigualdades sociais, hierarquias sociais e profissões, políticas educacionais. Vice-Presidente para América Latina do RC04 – Sociology of Education – da ISA (International Sociological Association) 2010-2014. Publicou “Desigualdade e Desempenho: uma introdução à sociologia da escola brasileira” e vários artigos sobre os temas de pesquisa.

Eugenio Braga

Mestre em Sociologia e doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é analista de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Investiga, principalmente, temas relacionados a Sociologia das Profissões e a Estratificação Social em convergência com a Metodologia da Pesquisa Social Empírica.

Celi Scalon

Professora titular da UFRJ e foi presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia na gestão 2009-2011. Tem doutorado em Sociologia pelo Iuperj e, neste período, foi visiting student na University of Warwick e cursou o programa de Métodos Quantitativos na University of Michigan, Ann Arbor. Foi visiting fellow no Nuffield College, Oxford University (2002) e no California Center for Population Research, University of California, Los Angeles (2012-2013). Suas áreas de pesquisa são: Desigualdade e Estratificação, com foco em classes sociais, renda, políticas públicas e metodologia. É membro do international board da revista Research on Social Stratification and Mobility (RSSM/RC28) e do conselho editorial da Contemporânea Revista de Sociologia da UFSCAR e da Revista Brasileira de Sociologia (SBS).

Maria da Glória Gohn

Socióloga, Doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, e Pós-doutorado em Sociologia pela New School of University, Nova York. Professora titular da UNICAMP. Pesquisadora I do CNPq. Vice-presidente do Research Committee Social Classes and Social Movements (RC 47) da Associação Internacional de Sociologia. Membro do Comitê de Sociologia do CNPq (2007-2010). Foi incluída no Dictionary of Eminent Social Scientists: Autobiographies (DESSA), da Fundação Mattei Dogan, Paris (2010). Pesquisadora/profa visitante da Fundação Rockfeller em Belágio/Itália (2000), Oxford (1994), Universidad de Córdoba (Argentina) em 2009 e Universidad Complutense de Madri (2010). Especialização em Planejamento da Educação- UNESCO/Chile. Tem 18 livros publicados de autoria individual sobre a temática dos movimentos sociais destacando-se História dos Movimentos e Lutas Sociais (2012, 8a edição); Teoria dos Movimentos Sociais (2012, 10a edição); Movimentos Sociais e Redes de Mobilizações Civis no Brasil Contemporâneo (2013, 7a ed.); Educação Não-Formal e a Formação do Educador Social (2014, 4a ed.) e Sociologia dos Movimentos Sociais (2014, 2ª ed.).

Andre Veiga Bittencourt

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da mesma instituição, onde atualmente também cursa seu doutorado. É autor de O Brasil e suas diferenças: uma leitura genética de Populações meridionais do Brasil (Hucitec, 2013).

Jorge Ventura de Morais

PhD (1992) em Sociologia pela London School of Economics (Universidade de Londres). É professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista de produtividade do CNPq, tem desenvolvido pesquisas em diversas áreas do conhecimento sociológico, com ênfase particular, nos últimos anos, em futebol e em fotografia nas ciências sociais. Publicou artigos sobre estas temáticas, assim como sobre teoria sociológica, em revistas como Dados, Revista Brasileira de Ciências Sociais e Soccer & Society, entre outras.

Maria Stela Grossi Porto

Possui graduação em Sociologia pela Universidade de Brasília (1976), mestrado em Sociologia – Université de Montréal (1979), doutorado em Sociologia – Université de Montréal (1987) e pós-doutorado pelo Centre d’Études de la Vie Politique Française – CEVIPOF, Paris, França. Atualmente é professora Titular da Universidade de Brasília; Vice-Coordenadora e membro do Núcleo de Estudos sobre Violência e Segurança da Universidade de Brasília; Membro do Comitê Institucional de Avaliação da CAPES para a área de Sociologia, de 2004 a 2006 e de 2007 a 2009; Membro da Diretoria da ANPOCS; Vice-Presidente do RC 29-Research Committee on Deviance and Social Control, da International Sociological Association, ISA. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia - SBS, entre 2003 e 2005 e Vice-Presidente na gestão anterior, 2001-2003. Convidada, em 2010, como Directeur d’Études pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, tendo nessa condição, participado das atividades do Centre d’Analyse et d’Intervention Sociologique (CADIS). Realizou estágio de trabalho como pesquisadora associada no CADIS-Centre D’Analyse et D Intervention Sociologique, da École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, França. É Pesquisadora IA do CNPq e Líder do Grupo de Pesquisa em Violência, Cidadania e Segurança do Diretório de Pesquisa do CNPq. É Vice-Diretora do Centro Internacional de Pesquisa em Representações e Psicologia Social- Serge Moscovici. Atuação docente nas áreas de Teoria Sociológica, Violência, Conflito e Segurança.

Autor notes

Presidente da SBS


Buscar:
Ir a la Página
IR
Visualizador XML-JATS4R. Desarrollado por