Servicios
Servicios
Buscar
Idiomas
P. Completa
Editorial
Rodrigo Miranda; André Varella; André Veras;
Rodrigo Miranda; André Varella; André Veras; Eduardo Pelliccioli; Sônia Grubits
Editorial
Revista Psicologia e Saúde, vol. 8, núm. 1, 2016
Universidade Católica Dom Bosco, Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia
resúmenes
secciones
referencias
imágenes
Carátula del artículo

Editorial

Editorial

Rodrigo Miranda
André Varella
André Veras
Eduardo Pelliccioli
Sônia Grubits
Revista Psicologia e Saúde, vol. 8, núm. 1, 2016
Universidade Católica Dom Bosco, Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia

Em 2009, a Psicologia e Saúde anunciou uma de suas principais marcas, já em seu primeiro número: a pluralidade. Essa marca se perpetuou em diferentes características da nossa revista, um produto do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Nesses últimos sete anos, diferentes editores e investigadores contribuíram com a revista. Além disso, variadas são as temáticas que vêm sendo publicadas, elemento que se associada à própria diversidade de nosso Programa e ao tema Saúde, campo de diálogo inter, multi e transdisciplinar. Essa pluralidade também está presente nas diversidades regionais e institucionais dos autores que contribuem com a Psicologia e Saúde, por meio de seus manuscritos.

No fi nal de 2015, fomos agraciados com o convite de nossos editores - Márcio Costa, Anita Bernardes, Eduardo Pelliccioli e Sônia Grubits – para alterarmos o corpo editorial da revista. Aceitamos o convite, felizes e ansiosos. Felizes, porque herdamos uma avaliação B4 de nossa revista. Felizes, porque sabemos os esforços da antiga equipe editorial de fazer frente às difi culdades da publicação científi ca no Brasil, particularmente fora do eixo Sul-Sudeste. Herdamos, também, nossa inclusão no Pepsic e no Latindex, além da preparação para a submissão a novas bases, tais como o Redalyc. Estamos ansiosos pelo desafi o de fazer jus ao excelente trabalho da antiga equipe editorial frente à Psicologia e Saúde. Estamos ansiosos, por nos sentirmos desafi ados pelas demandas complexas da sociedade brasileira, do campo da saúde e da ciência no século XXI. Diante disso, hoje somos cinco editores de diferentes matrizes teóricas e variados campos de atuação.

A marca da pluralidade da Psicologia e Saúde se estende para além da nova equipe editorial. Neste primeiro número de 2016, contamos com oito textos inéditos provenientes de instituições de dois países (Brasil e Estados Unidos da América - EUA). Dos autores vinculados ao Brasil, há três regiões: Centro-Oeste, Nordeste e Sul. Além disso, há trabalhos realizados por instituições de ensino superior públicas (federais e estaduais) e privadas. Ao consideramos, compreendemos os manuscritos ora publicados que versam desde estratégias de enfrentamento em condições de câncer, passando por aspectos teóricos da Neurofi siologia e sua relação com a materialização do construto “mente”, até representações sociais no ambiente escolar. Por fi m, a qualidade dos textos apresentados foi possível, especialmente, pelo trabalho de colaboração entre os autores, a Secretaria da revista e os pareceristas ad hoc. Observamos pareceres de excelente qualidade de nossos valiosos colaboradores e, cada vez mais, mais céleres.

Estimamos que os manuscritos aqui publicados possam alimentar uma produção científi ca de qualidade, original e relevante nas interseções entre Psicologia e Saúde. Desejamos a todos uma excelente leitura e contamos com a colaboração de vocês, interessados em Saúde, no fortalecimento de nossa querida Psicologia e Saúde.

Campo Grande, junho de 2016.

Material suplementar
Notas
Autor notes
Editor Gerente
Editores Associados
Buscar:
Contexto
Descargar
Todas
Imágenes
Visualizador XML-JATS4R. Desarrollado por Redalyc