EDITORIAL

Editorial

Roberto Moll 1
Instituto Federal Fluminense, Brasil

Editorial

Vértices (Campos dos Goitacazes), vol. 19, núm. 1, 2017

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Este documento é protegido por Copyright © 2017 pelos autores.

Editorial

Neste primeiro número de 2017, a revista Vértices traz artigos com valiosas contribuições e múltiplos enfoques. Em conjunto, os artigos, aparentemente tão diversificados, trazem abordagens sobre diferentes áreas e realidades do país.

Entre os artigos voltados para educação e ensino, Giovane do Nascimento e Carlim Silva Paravidino buscam, em “Diálogos e reflexões sobre a concepção de ensino politécnico nas aulas de artes: desafios e possibilidades”, refletir sobre a relação entre o ensino contemporâneo da arte e a politecnia, analisando em que medida é possível construir uma formação multilateral e integral do ser humano. No artigo “Jogos digitais e Aprendizagem Híbrida na aprendizagem de idiomas: um estudo de caso com alunos do ensino médio”, Elaine Teixeira da Silva apresenta uma pesquisa quantitativa e qualitativa a fim de mostrar a possibilidade de utilizar jogos digitais como ferramenta para o ensino de línguas estrangeiras na modalidade de “Ensino a Distância” (EaD) e presencial. Em “Contribuições do modelo de gestão social para o fortalecimento dos conselhos escolares como espaço democrático”, Gislene Dutra e Maria Lúcia Afonso buscam compreender as contribuições do modelo de gestão social para o fortalecimento dos conselhos escolares como espaço de vivências democráticas. As autoras vão até Brumadinho/MG no intuito de compreender o funcionamento dos Conselhos Escolares no Sistema Municipal de Ensino. No artigo “Eu Leio. Você lê? Desafios e possibilidades no trabalho com o letramento literário”, Sayonara de Oliveira, Maria Dantas, Maria de Souza e Priscilla Lacerda analisam, em Souza/PB, os fatores que contribuem para o processo de formação leitora, a fim de verificar como os jovens fazem suas escolhas de textos literários, bem como suas dificuldades e facilidades.

Três artigos abordam temas relativos a literatura e sociedade. André Altoé, em “O livreiro de Cabul, a cidadania feminina e o Afeganistão: quando chegará o 1789 do Oriente?”, busca analisar as relações de gênero em uma sociedade de religião muçulmana a partir da obra O Livreiro de Cabul. Daniel Gil, no artigo “O grotesco e a poesia de Vinicius de Moraes”, explora a face bizarra e prolífica dos poemas do poetinha, que por esta perspectiva se apresenta como maior herdeiro da poética grotesca de Cruz e Sousa e Augusto dos Anjos. E, Mozarth Miranda e Sérgio Arruda, em “A influência da crônica na prática da leitura de jornais: Plínio Marcos, Jornal da Orla, 1999”, abordam a crônica como um espaço livre para tratar de diferentes temas. Neste sentido, buscam mostrar como o cronista Plínio Marcos fugia do cotidiano e utilizava personagens reais e fictícios, histórias que, muitas vezes, ele busca na infância e na juventude para construir uma reflexão afastada dos fatos cotidianos diários.

Saindo do mundo da sociologia e da literatura, outros três artigos estão inseridos na área de segurança do trabalho. No artigo de revisão “Rural workers’ health related to the use of pesticides in developing and developed countries”, Enilce Coelho e Fábio Coelho buscam examinar a questão da saúde dos trabalhadores rurais e o uso de pesticidas em seus diversos aspectos, enfatizando especialmente como isso acontece nos países em desenvolvimento e desenvolvidos. Wanderson Bermudes e Eliane de Barros, em “Identificação dos riscos e do perfil dos trabalhadores da limpeza em uma instituição de ensino em Vitória/ES e indicadores de acidente desse segmento”, apresentam o resultado de uma pesquisa na qual entrevistaram sessenta trabalhadores da área de limpeza escolar. Os pesquisadores buscam identificar o perfil dos trabalhadores, os riscos presentes no ambiente escolar e os índices de acidente disponíveis pelo governo. Além disso, sugerem o estabelecimento de um programa de prevenção para reduzir o número de acidentes. Wanderson Bermudes volta às páginas da Vértices acompanhado de outros pesquisadores no artigo “Análise do atendimento de normativas do Ministério do Trabalho em uma lavanderia industrial têxtil no município de São Gabriel da Palha/ES”. O grupo de pesquisadores analisa a aplicação dos requisitos legais de segurança e saúde do trabalho em uma lavanderia têxtil, localizada na cidade de São Gabriel da Palha/ ES, em 2013. Ademais, o estudo sugere a elaboração de um plano de trabalho a fim de adequar o ambiente laboral às normativas de segurança.

Por fim, quatro artigos abordam questões relativas a agricultura e meio ambiente. Em “Adubação nitrogenada em pastagens: os resultados promissores obtidos na pesquisa científica e a realidade enfrentada pelos produtores”, Thiago Rosado e Ivoney Gontijo apontam que a literatura sobre o tema apresenta um grande volume de pesquisas avaliando a resposta de gramíneas forrageiras tropicais à adubação nitrogenada para solucionar os problemas de produtividade nas áreas de pastagens. Entretanto os autores avaliam que essas informações geradas no campo da pesquisa não estão chegando até os produtores rurais. Maria Elisa Tavares, no artigo “Metodologias usadas na quantificação de material combustível no Cerrado”, buscou identificar, descrever e analisar a literatura sobre o tema e aponta que o sucesso do método vai depender da abundância dos combustíveis. O artigo “Avaliação da erosão hídrica em estradas rurais: um estudo de caso na comunidade rural da Placa, Alegre/ES, Brasil” busca estimar a perda de terra por erosão hídrica em um trecho da estrada rural do município de Alegre/ES, Brasil. E o artigo “Avaliação físico-química e microbiológica de iogurtes comercializados em Rio Pomba/MG e comparação com os parâmetros da legislação” tem por objetivo verificar a qualidade microbiológica e físico-química de iogurtes comercializados na cidade de Rio Pomba, MG.

Desejamos a todos uma ótima leitura!

Notas de autor

1 Editor Assistente
HTML generado a partir de XML-JATS4R por