Editorial
Editorial
A Essentia Editora vem, ao longo de sua história, ampliando seu repertório de publicações e melhorando e inovando a política editorial de seus livros e periódicos, na tentativa de adequar-se às novas exigências da comunidade científica e editorial. É responsável pela publicação de três revistas, livros selecionados por editais públicos, uma série sobre a memória da região Norte Fluminense e anais de eventos acadêmicos e científicos.
A revista Vértices chega a sua segunda publicação de 2016 mantendo o compromisso com a interdisciplinaridade dos artigos que compõem o escopo do periódico. No primeiro artigo da edição, intitulado “Tipos de escalas utilizadas em pesquisas e suas aplicações”, de autoria de Wanderson Lyrio Bermudes, Bruna Tomaz Santana, José Hamilton Oliveira Braga e Paulo Henrique Souza, é apresentado um estudo sobre os quatro tipos de escala mais comuns e sua aplicação em pesquisas científicas. Em “Avaliação físico-química, microbiológica e sensorial de pasta de soja condimentada”, Daniela Cristina Faria Vieira, Daiana de Souza Fernandes, Luíz Fellipe de Castro Artuso e Cleuber Antonio de Sá Silva expõem o resultado do estudo de desenvolvimento de pasta de soja condimentada, a partir de três formulações de pasta de soja submetida à provação de cinquenta provadores não treinados.
Luiz Maurício Lopes de Andrade Júnior e Luiz Fernando Rosa Mendes, autores de “Microgeração fotovoltaica conectada à rede elétrica: considerações acerca de sua difusão e implantação no Brasil”, discutem as barreiras econômicas e técnicas e as potencialidades de implantação de sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica em território brasileiro. “Incidência de acidentes do trabalho de 2007 a 2013 em florestas plantadas nos estados brasileiros e os riscos dessa atividade”, de Wanderson Lyrio Bermudes e Eliane Valéria de Barros, apresenta estudo de estatísticas sobre acidentes do trabalho em atividades de produção de floresta plantada no Brasil, descrevendo seus fatores de risco. “Exercício da enfermagem em embarcações brasileiras”, de José Antônio Maciel Pereira e Dominique Albuquerque Amorim, descreve o papel, tarefas e condições de trabalho de profissionais de Enfermagem que trabalham embarcados em navios ou em unidades offshore, por meio de um estudo de caráter descritivo e exploratório. Ana Paula Rangel de Andrade, Rosélia da Silva Piquet e Elis de Araújo Miranda, em “As demandas matemáticas da indústria petrolífera do Norte Fluminense”, apresentam o resultado de uma pesquisa qualitativa que determinou as demandas matemáticas necessárias aos técnicos de nível médio atuantes no upstream da indústria do petróleo da Bacia de Campos.
A área de Educação, em especial a de Linguagens e Códigos, é contemplada nessa edição com cinco artigos. O primeiro — “Uma análise a respeito de coerência e de coesão textual em redações de alunos do Ensino Médio Técnico”, de Ednaldo Tartaglia Santos, Vanilce Gomes de Sousa e Lusinilda Carla Pinto Martins — analisa a utilização dos mecanismos de coesão textual nas redações de alunos do Ensino Médio Técnico, observando como as abordagens sobre coesão e coerência contribuem para o desenvolvimento da prática da escrita do aluno. “Arte Popular Brasileira como possibilidade de um ensino multicultural das artes visuais”, de Amanda Cristina Figueira Bastos de Melo e Bianka Pires André, traça um panorama das relações entre a cultura e o ensino de Arte no Brasil, refletindo acerca do multiculturalismo no ensino de Artes Visuais por meio da Arte Popular. O artigo “Dispositivos móveis: um facilitador no processo ensino-aprendizagem”, estudo realizado por Suélly Lima dos Santos, Nilson Sérgio Peres Stahl, Marco Antonio G. T. da Silva e Leonardo Carneiro Sardinha, propõe a utilização da tecnologia dos dispositivos móveis como ferramenta de interação na sala de aula.
Ainda tratando de educação, porém contribuindo com o processo de gestão, o artigo “Reflexões sobre a gestão democrática e o avanço da educação na atualidade”, de Lucimara Lyrio Barbosa, Maria Helena Siqueira Silva e Carla Patrícia Quintanilha Corrêa, aborda a gestão democrática no processo educacional. Késia Silva Tosta e Marlon Gomes Ney, em “Avaliação da educação: o caso do IDEB”, discutem o papel do IDEB como instrumento de medição da qualidade da educação e sua eficácia na busca da melhoria da qualidade da educação básica. Desenvolver uma análise da publicação de resumos dos institutos federais (IFs) nos anais das reuniões anuais SBPC no período de 2008 a 2013 a partir de cinco variáveis é o objetivo do artigo .Os institutos federais na SBPC e a iniciação científica”, de Claudio Nei Nascimento da Silva, Pedro Carvalho Brom e Sara Regina Dias de Sousa.
“Por trás das burcas de Cabul: Uma análise da condição das mulheres afegãs pela perspectiva do gênero a partir de ‘O Livreiro de Cabul’ ” , de Natália Soares Ribeiro, analisa a situação das mulheres afegãs e a divisão sexual do trabalho nesse romance de Asne Seierstad. Encerrando esta edição, “Significados da Casa e do Morar”, de Verônica Gonçalves de Azeredo, tece considerações sobre o significado de moradia, sob uma perspectiva sociocultural subjacente a sua espacialidade.
A revista Vértices espera, por meio desta edição, mais uma vez contribuir com a pesquisa e a disseminação do conhecimento na comunidade acadêmica e científica. O periódico é uma publicação interdisciplinar, que recebe submissão de artigos de diferentes áreas em fluxo contínuo. Portanto, caro leitor, a Essentia Editora espera poder contar com você também como autor em um de nossos próximos números.
Boa leitura!
Notas de autor