Servicios
Descargas
Buscar
Idiomas
P. Completa
Editorial (v18n1)
Adriano Carlos Moura
Adriano Carlos Moura
Editorial (v18n1)
Vértices (Campos dos Goitacazes), vol. 18, núm. 1, pp. 5-6, 2016
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
resúmenes
secciones
referencias
imágenes
Carátula del artículo

Editorial

Editorial (v18n1)

Adriano Carlos Moura
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Brasil
Vértices (Campos dos Goitacazes), vol. 18, núm. 1, pp. 5-6, 2016
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
Editorial

Promover a difusão dos resultados de pesquisas ligadas a diversas áreas do conhecimento, que sejam relevantes para a reflexão sobre problemas que preocupam a comunidade científica, tem sido a prioridade da revista Vértices no decorrer de seus dezenove anos. Por meio da pesquisa e da produção de conhecimento, seremos capazes de contribuir para uma sociedade mais desenvolvida. Portanto entregamos ao leitor a primeira edição de 2016, que dará prosseguimento a essa meta, contemplando-o com trabalhos sobre educação, petróleo e gás, sistema de informação, normatização, física, agronomia e educação física.

O primeiro artigo, escrito por Cristiana Barcelos da Silva, apresenta o resultado de um estudo realizado em instituição de ensino da rede estadual do Rio de Janeiro, com o intuito de identificar e discutir as construções de significados elaboradas pelos alunos a respeito do programa chamado Nova EJA, realizando uma reflexão sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil.

Em “A Educação Profissional No Brasil – Contexto e Reformas: Anos 1990”, Carlos Alberto Machado da Gama e Judith Maria Daniel de Araújo refletem sobre a separação entre Ensino Médio e Técnico, instituída na segunda metade dos anos 1990 pelo governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso, por meio do Decreto 2208/97. Em outro artigo, os mesmos autores contextualizam marcos da Educação Profissional no Brasil nos anos 2000, quando ocorreu a Reforma da Educação Profissional promovida pelo governo Lula, com destaque para o Programa Nacional de Qualificação, PNQ (2005) Decreto 5154/04 (2004), que revogou o Decreto 2208/97 e reestabeleceu a integração entre educação básica e profissional.

A pesquisadora Marta Leandro da Silva tece reflexões e elabora proposições sobre o conceito de avaliação e a maneira como ele é contemplado na política educacional consubstanciada nos atos normativos e legais, e ainda aprecia o valor conferido à avaliação no contexto da Reforma Administrativa do Estado. Raquel Callegario Zacchi, Marlon Gomes Ney e Niraldo José Ponciano apresentam como os recursos socioeconômicos familiares influenciam o desempenho dos alunos no ENEM e sua relação com a iniquidade educacional brasileira. Encerrando as pesquisas ligadas à área de educação, Jéssica Monteiro da Silva Tavares e Érica Tavares da Silva Rocha analisam os movimentos pendulares de estudantes no Norte Fluminense e traçam um perfil dos que vão para Campos dos Goytacazes.

No artigo “A região Norte Fluminense e seu perfil industrial no período 19992011”, Eduardo Manhães, Denise Cunha Tavares Terra e Elvia Alvarenga Fagundes da Silva verificam como a produção e extração de petróleo e gás colaboraram para o crescimento econômico do Norte Fluminense, além de buscarem reflexos da crise internacional de 2009 na região.

Em sua pesquisa, Fabiano Raldi e Carlos Francisco Simões Gomes basearam-se nos fatores críticos de qualidade de um SI (Sistema de Informação) direcionado aos gestores de uma Unidade Organizacional para identificar a percepção desses gestores sobre o suporte dado pelos SI às tomadas de decisões.

Por meio de um estudo de caso, os pesquisadores Adriana Serra Silverio, Letícia Ramalho dos Santos Alvarenga Ferrugem, Camila Mendonça Romero Sales, Tiago Gomes Barroso Carvalho e André Luis Policani Freitas exploraram o período de implantação da normatização ISSO 9001:2008 em um hotel de pequeno porte, com o intuito de estabelecer os impactos causados por barreiras surgidas.

Elaine Aparecida de Oliveira, Leandro Calado e Alexandre Macedo Fernandes utilizaram um método baseado em Função Ortogonal Empírica para reconstruir imagens de Temperatura da Superfície do Mar (TSM), adotando abordagens univariada, apenas com dados TSM, e multivariada em combinação TSM e Mapas de Anomalia da Altura da Superfície Mar (MSLA).

Maron Stanley Silva Oliveira Gomes, João Mariz Guimarães Neto, Sidney Gonçalo de Lima e José Machado Moita Neto apresentam o resultado da análise de respostas elétricas de três amostras de petróleo brasileiro de mesmo campo de exploração feita por Espectroscopia de Impedância Elétrica.

Joara Secchi Candian, Rodrigo de Paula Ferreira, Rafaelly Calsavara Martins, Emi Rainildes Lorenzetti e Marcos Luiz Rebouças Bastiani avaliaram, em seu trabalho, o desempenho agronômico e as características físico-químicas das alfaces Americana, Crespa e Mimosa sob sistema orgânico, utilizando mudas desses vegetais.

A edição é finalizada com o artigo de Wellington Silva Gomes e Orlando Celso Longo que propõem a implantação de um Complexo Multiesportivo cujos espaços são voltados não apenas para o esporte, mas também para a cultura e o lazer, de acordo com os estágios da vida de um projeto.

Nota-se, pela diversidade dos temas dos artigos publicados nesta edição, a tendência da revista em manter seu perfil multidisciplinar, confirmando, assim, sua importância na disseminação do conhecimento em vários campos de atuação, buscando contribuir para a reflexão sobre questões de interesse não apenas da comunidade científica, mas de toda a sociedade.

Material suplementario
Notas
Buscar:
Contexto
Descargar
Todas
Imágenes
Visor de artículos científicos generados a partir de XML-JATS por Redalyc