Servicios
Descargas
Buscar
Idiomas
P. Completa
Teoría de la Innovación: evolución, tendencias y desafíos: Herramientas conceptuales para la enseñanza e el aprendizaje DIANA SUÁREZ, ANALÍA ERBES, FLORENCIA BARLETTA (2020) MADRID, SPAIN: EDICIONES COMPLUTENSE, 2020, 640 P. ISBN 978-84-669-3710-8
Márcia Siqueira Rapini
Márcia Siqueira Rapini
Teoría de la Innovación: evolución, tendencias y desafíos: Herramientas conceptuales para la enseñanza e el aprendizaje DIANA SUÁREZ, ANALÍA ERBES, FLORENCIA BARLETTA (2020) MADRID, SPAIN: EDICIONES COMPLUTENSE, 2020, 640 P. ISBN 978-84-669-3710-8
Revista Brasileira de Inovação, vol. 24, e025004, 2025
Universidade Estadual de Campinas
resúmenes
secciones
referencias
imágenes
Carátula del artículo

RESENHAS

Teoría de la Innovación: evolución, tendencias y desafíos: Herramientas conceptuales para la enseñanza e el aprendizaje DIANA SUÁREZ, ANALÍA ERBES, FLORENCIA BARLETTA (2020) MADRID, SPAIN: EDICIONES COMPLUTENSE, 2020, 640 P. ISBN 978-84-669-3710-8

Márcia Siqueira Rapini
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
Revista Brasileira de Inovação, vol. 24, e025004, 2025
Universidade Estadual de Campinas
SUÁREZ DIANA, ERBES ANALÍA, BARLETTA FLORENCIA. Teoría de la Innovación: evolución, tendencias y desafíos: Herramientas conceptuales para la enseñanza e el aprendizaje. 2020. MADRID, SPAIN. EDICIONES COMPLUTENSE. 640pp.. 978-84-669-3710-8

Received: 14 November 2024

Revised document received: 26 December 2024

Accepted: 27 December 2024

Funding
Funding source: CNPq
Contract number: 311722/2023-7
Funding statement: Fonte de financiamento: CNPq Projeto 311722/2023-7.

Este livro é uma coletânea de capítulos organizado por Diana Suárez, Analia Erbes e Florencia Barletta, sendo uma iniciativa no âmbito da Red Latinoamericana para el Estudio de los Sistemas de Aprendizaje, Innovación y Construcción de Competencias (Lalics). A Rede LALICS reúne vários pesquisadores de instituições latino-americanas envolvidos no estudo e em atividades de pesquisa da agenda neo-schumpeteriana e evolucionária, cuja temática central está ancorada no papel da inovação para o processo de desenvolvimento. Os capítulos foram escritos por pesquisadores latino-americanos de diversos países e instituições.

O livro é organizado em 3 Seções ademais da Introdução e da Conclusão, tendo sido construído, de acordo com as autoras, com o objetivo de apresentar ferramentas conceituais para fomentar o aprendizado e as pesquisas relacionadas à temática da inovação. Em um contexto de crescimento exponencial de artigos e publicações, esta é uma importante contribuição do livro ao reunir resultados, análises e reflexões para o contexto latino-americano de diferentes dimensões do processo de inovação. Neste sentido este livro pode ser compreendido como “um ponto de partida” obrigatório para pesquisadores latino-americanos que desejem contribuir para o real avanço de nossas economias.

Ademais da apresentação dos conceitos, a partir do debate internacional, em cada capítulos são apresentadas reflexões, e em alguns casos resultados empíricos, que requerem a reconstrução dos conceitos e de seus determinantes para a correta observação dos fenômenos no contexto periférico. Talvez seja um livro avançado para os leitores iniciantes na abordagem neo-schumpeteriana da inovação, porque para sua leitura e completa absorção do conteúdo é seja necessário já estar familiarizado com alguns conceitos. O livro pode ser utilizado por estudantes de graduação e pós-graduação interessados na Teoria da Inovação como uma vertente para o fomento do desenvolvimento na América Latina.

A Primeira Seção do Livro – “Principales contribuciones a la teoria de la innovación” apresenta textos clássicos da abordagem neo-schumpeteriana traduzidos para o espanhol como é o caso dos Capítulo 2 – “Por qué las empresas diferen y como eso importa?” do Richard Nelson e o Capítulo 4 – “Revoluciones tecnológicas y paradigmas tecnoeconómicos” de Carlota Peréz – bem como capítulos elaborados por pesquisadores latino-americanos que apresentam conceitos importantes da Teoria da Inovação. Os capítulos são: Capítulo 1: La teoria moderna de lá innovacion y sus antecedentes em el pensamento económico – Jorge Motta y Hernán Morero; Capítulo 3: Capacidades nacionales en los processos de innovación – José Miguel Natera; Capítulo 5: Sistemas nacionales de innovación: antecedentes e debates – Analía Erbes y Diana Suárez; Capítulo 6: Aprendizajes sobre la formulación de la política de CTI en América Latina y el Caribe – Gabriela Dutrénit y Martín Puchet. Considero que o Capítulo 5 é de leitura obrigatória não apenas porque apresenta um dos principais conceitos da abordagem neo-schumpeteriana – Sistema de Inovação - mas porque as autoras apresentam a evolução do conceito na literatura, bem como as reflexões e debates para o contexto latino-americano. Trata-se de um conceito que merece ser compreendido à luz do arcabouço periférico e não semente a partir da literatura seminal desenvolvida nos Estados Unidos e Europa, que é o ponto de partida obrigatório dos pesquisadores, mas que muitas vezes “perdem o flego” ao longo do processo de pesquisa, deixando de lado as especificidades latino-americanas.

A Segunda Seção do Livro – “Innovacion en la práctica: sobre los atores y processos” possui 8 capítulos assim organizados: Capítulo 7: El processo innovativo em nível de la firma: teoria y empírea – Florencia Barletta, Diana Suárez y Gabriel Yoguel; Capítulo 8: Processos de aprendizaje y construcción de capacidades tecnológicas em nível de empresa – Gabriela Dutrénit, Arturo Torres u Alexandre Vera-Cruz; Capítulo 9: Paradigmas tecnológicos, regímenes y trayectorias: indústria manufacturera y de servicios em uma nueva taxonomia de patrones sectoriales de innovación – Fulvio Castellacci (sendo uma tradução de artigo publicado em língua inglesa); Capítulo 10: La visión sistémica del empreendimento y el ecossistema empreendedor – Juan Frederico, Sabrina Ibarra García y Hugo Kantis; Capítulo 11: Uma visión crítica del concepto de transferência tecnológica e de conocimiento – Jeffrey Orozco; Capítulo 12: Innovación, internacionalizacíon y cadenas globales de valor – Isabel Álvarez, Raquel Marín y Nadia Albis; Capítulo 13: Industrias de recursos naturales como plataforma para el desarrollo de nuevas actividades inovadoras – Anabel Marín y Lilia Stubrin; Capítulo 14: Innovación, território y desarrollo: implicacions analíticas y normativas del concepto de arranjos y sistemas productivos e inovativos locales – Helena Lastres, José Eduardo Cassiolato, Marcelo Matos y Marina Szapiro. Esta é a Seção na qual se observa a riqueza, densidade e complexidade do uso da abordagem neo-schumpeteriana para a compreensão do contexto latino-americano, com suas especificidades, atores e diversidade.

A Terceira Seção do Livro – “Algunos ejes del debate sobre innovación y desarrollo” possui 4 capítulos assim organizados: Capítulo 15: Las políticas orientadas por misiones: el debate en los países centrales y su aplicación en el contexto de países en desarollo – Pablo Lavarello; Mariana Minervini; Verónica Robert y Darío Vázquez; Capítulo 16: Crescer a partir de recursos naturales. Aspecto macro y microeconómicos, temas regulatórios y el nueveo debate sobre “derechos ambientales”. Teoría y políticas públicas – Jorge Katz; Capítulo 17: Hacia uma teoria da la convergência económica basada em el conocimiento – Keun Lee; Capítulo 18: Leyendo a Freeman cuando han desaparecido las escaleras para el desarrollo – Rodrigo Arocena y Judith Sutz. Os capítulos 17 e 18 são versões revisadas e ou adaptadas de trabalhos originalmente publicados em língua inglesa, cuja relevância e pertinência se justificam também fazer parte deste livro.

Os capítulos podem ser lidos fora de ordem a depender do interesse de pesquisa, e a língua espanhola pode ser mais atraente para o leitor brasileiro do que o inglês. A diversidade de pesquisadores e instituições que compuseram este livro ilustra o empenho e esforço de uma comunidade de pesquisadores latino-americanos comprometidos com o ensino e a formação de novos pesquisadores que possam pensar no desenvolvimento a partir da lupa da Teoria da Inovação. Este livro está disponível para download (SUÁREZ; ERBES; BARLETTA, 2020), sendo uma importante contribuição para nós, professores e pesquisadores brasileiros que buscamos inspirar a cada dia que mais alunos possam se interessar por esta temática.

Supplementary material
Referências
SUÁREZ, D.; ERBES, A.; BARLETTA, F. Teoría de la innovación: evolución, tendencias y desafíos: herramientas conceptuales para la enseñanza y el aprendizaje. Madrid: Ediciones Complutense/Universidad Nacional de General Sarmiento, 2020. Disponível em: <https://www.ucm.es/ediciones-complutense/teoria-de-la-innovacion>. Acesso em: 24 out. 2024.
Notes
Notes
Diana Suárez, Analía Erbes, Florencia Barletta (2020)
Madrid, Spain: Ediciones Complutense, 2020, 640 p. ISBN 978-84-669-3710-8
Fonte de financiamento: CNPq Projeto 311722/2023-7.
Conflict of interest declaration
Conflito de interesse: A autora declara que não há conflito de interesse.
Buscar:
Contexto
Descargar
Todas
Imágenes
Scientific article viewer generated from XML JATS by Redalyc