Servicios
Descargas
Buscar
Idiomas
P. Completa
Editorial
Laéria Beserra Fontenele Fontenele
Laéria Beserra Fontenele Fontenele
Editorial
Revista de Psicologia, vol. 13, núm. 1, pp. 1-9, 2022
Universidade Federal do Ceará
resúmenes
secciones
referencias
imágenes
Carátula del artículo

Editorial

Editorial

Laéria Beserra Fontenele Fontenele
Universidade Federal do Ceará, Brasil
Revista de Psicologia, vol. 13, núm. 1, pp. 1-9, 2022
Universidade Federal do Ceará
Editorial

Desde a sua criação como periódico impresso e de sua transformação em formato digital, a Revista de Psicologia já conta com 38 anos de existência no contexto institucional da Universidade Federal do Ceará. Criada pelo Departamento de Psicologia e, atualmente, vinculada à Pós-Graduação em Psicologia dessa universidade, foi a primeira revista científica desse campo de estudos do Nordeste brasileiro, ampliando gradativamente o seu alcance para o âmbito nacional. Não foram poucas e nem pequenas as dificuldades enfrentadas para a manutenção de sua circulação, mas, em todo esse tempo, os membros de sua equipe editorial estiveram firmemente comprometidos em trabalhar para o cumprimento de sua missão em prol da socialização dos conhecimentos gerados pela pesquisa e pelas práticas em Psicologia em seus diversificados campos, bem como por disciplinas afins, que contribuem para o seu avanço enquanto saber e vice-versa. Esse esforço invisível é o mesmo que mantém viva a Universidade Pública Brasileira, sem a qual o nosso País não teria conseguido entrar dignamente no século XXI.

A pandemia do COVID 19, o preocupante contexto político e a grave crise da economia brasileira afetaram de forma impiedosa a Universidade nos dois últimos anos, tornando mais precária sua estrutura, o seu funcionamento, o fomento à pesquisa, os salários de seus servidores, as condições de trabalho dos que a constituem, bem como a saúde de muitos desses trabalhadores decididos e invisíveis. E é nesse contexto que lançamos em meio a perdas e lutos reais e simbólicos, o primeiro número que abre a edição de 2022 da Revista de Psicologia, com a certeza de mais uma vitória conquistada.

Sendo um periódico que insiste em manter o seu caráter generalista, por compreender que o saber Psicológico não é uno, mas plural, é que mais uma vez veicula trabalhos orientados por diferentes perspectivas teóricas e metodologias, mantendo o seu compromisso com a diversidade e alteridade sem as quais o pensamento resta enfraquecido em sua potência libertadora e torna-se colonizador de subjetividades.

Desta feita, é com satisfação e honra que veiculamos a conferência proferida, de forma virtual, pela Psicanalista e Professora Dra. Betty Bernardo Fuks a convite da Après-Coup - sediada em Nova York - no dia 23 de outubro de 2020, que foi intitulada The Language of the Third Reich and of the Bolsonaro Government. Nela, a autora analisa a linguagem que o atual governo brasileiro vem utilizando em suas declarações à nação e em propagandas institucionais, na qual detecta o emprego da linguagem e da estética do Terceiro Reich, o que não seria algo exclusivo do Brasil, pois o estado de espírito fascista vem espalhando-se em outras “democracias” em todo o planeta.

Além disso, contamos com artigos, relatos de pesquisa, estudos teóricos, 1 estudo de caso, 1 resenha, que versam sobre temas oportunos e contundentes representativos da nossa contemporaneidade, decorrentes de pesquisas e estudo realizados, em sua grande maioria, no contexto de Programas de Pós-Graduação de Universidades Brasileiras, tal como listados abaixo:

Relatos de pesquisa: Relembrando os tempos de escola: A homofobia na perspectiva de estudantes universitários (Universidade Federal do Triângulo Mineiro); Expressões do desamparo na escola: vulnerabilidades sociais e impactos na adolescência (Universidade Federal Fluminense); Alexithymia, Masculinity and Sexual Behavior Among Brazilian Men (Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná); Homicídios Juvenis em Fortaleza: Questões para a Estratégia Saúde da Família (Universidade Federal do Ceará);

Estudos teóricos: "Eles Vivem": O Discurso Capitalista em Cena (Universidade Veiga de Almeida - RJ); Saúde Mental e Trabalho na Universidade Pública: Uma Revisão Sistemática (Universidade Federal do Amazonas); Práticas da Psicologia no contexto carcerário brasileiro: uma revisão sistemática (Faculdade Guilherme Guimbala - Santa Catarina); O apego está na relação? Revisão sobre a sensibilidade materna no Brasil (Universidade Federal do Ceará); Análise bibliométrica das teses e dissertações em Psicologia defendidas no Brasil de 2001 a 2019 (Universidade Federal de Santa Catarina); A violência contra a mulher na perspectiva da psicologia: uma revisão bibliográfica (Escola de Saúde Pública, Universidade Estadual do Ceará).

Estudo de Caso: Diagnósticos e memórias: estudo de caso de uma vida marcada pelo crime e pela loucura (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro).

Resenha: Controvérsia sobre a perversão feminina (Universidade Federal do Ceará).

Desejamos a todos uma boa e proveitosa leitura da presente edição e agradecemos a nossa Editora-Gerente, Dra. Raquel Libório Feitosa, por seu trabalho cotidianamente incansável, dedicado e competente em prol da Revista de Psicologia, bem como a todos os pareceristas que contribuíram para análise dos textos submetidos para publicação nessa edição e aos seus respectivos autores.

Vacina para todos!

Fortaleza, 01 de janeiro de 2022

Laéria Fontenele

Editora-Chefe da Revista de Psicologia

Material suplementario
Notas
Buscar:
Contexto
Descargar
Todas
Imágenes
Visor de artículos científicos generados a partir de XML-JATS4R por Redalyc