EDITORIAL
A Sociedade e Cultura tem o prazer de divulgar seu mais novo número, que conta com o dossiê temático “Capacidades estatais para políticas públicas”, organizado por Alexandre de Ávila Gomide, do Instituto de Pesqui- sa Econômica e Aplicada (Ipea), Ana Karine Pereira, da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Raphael Ma- chado (Ipea). Os trabalhos abordam, a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, quais são as capa- cidades estatais necessárias para a produção de políticas públicas efetivas em áreas críticas para o desenvolvimento.
Além do dossiê, a edição é composta por mais qua-tro artigos livres, uma resenha e uma tradução. O pri- meiro artigo chama-se “A representação da África na música italiana contemporânea: do após-guerra até hoje” e é de autoria de Luca Bussotti, do Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (ISC- TE-IUL). Em seguida, Alexandre Cesar Cunha Leite e Vinicius Araújo Bezerra, ambos da Universidade Esta- dual da Paraíba (UEPB), contribuem com o artigo “O Mercosul no discurso diplomático do primeiro governo Dilma (2011-2014) no contexto bilateral”. Depois, Fer- nanda Rios Petrarca, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), apresenta o artigo “Redes de relações pessoais e prática empresarial: um estudo sobre as empresas de comunicação e a política no Rio Grande do Sul”. Encerrando a seção, tem-se o artigo de Rafael Tassi Teixeira (Universidade Tuiuti do Paraná – UTP/PR) “Transculturalidade e ficções migratórias no cinema da identidade: experiências diaspóricas em 14 Kilômetros”.
Posteriormente à seção de artigos livres, há a tradu-ção “Nacionalismo ‘cívico’ e ‘étnico’”, de Rogers Bru- baker, elaborada por Luis Felipe Kojima Hirano, Isaque Elias Portilho e Wilton Dias Barbosa, respectivamente, professor e mestrandos da UFG.
Por fim, há a resenha do livro The Problem-Solving capacity of the modern State, organizado por Martin Lod- gee Kai Wegrich, que foi elaborada por Bruno QueirozCunha, do Instituto de Economia (IE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Boa leitura!