Editorial
Publicação em fluxo contínuo: nova modalidade adoptada pela RAC: revista angolana de ciências
Publication in continuous flow: new modality adopted by RAC: angolan journal of science
Publicación en flujo continuo: nueva modalidad adoptada por RAC: revista angolana de ciencias

Publicación: 11 Diciembre 2021
A partir de Janeiro de 2022 a RAC: revista angolana de ciências adoptará a modalidade de publicação em fluxo contínuo. Esta medida surge, por um lado, em função do aumento significativo de artigos submetidos à esta revista e, por outro, pela necessidade de agilizar a publicação dos artigos aprovados.
Neste modelo de publicação os artigos são identificados, não pelo número de página, mas sim por um identificador electrónico denominado elocation-id. Cabe ressaltar que é da responsabilidade dos editores de cada uma das revistas, a criação dos identificadores electrónicos para os artigos que se pretendem publicar.
Para o caso da RAC, será utilizado o identificador com a seguinte estrutura: . (abreviatura de elocation-id) 04 (volume a ser editado) 01 (número a ser editado) 01 (número de ordem do artigo a ser publicado). O que significa que para o editorial teríamos como identificador e040100, para o primeiro artigo e040101 e assim sucessivamente.
Em consequência desta adopção, será implementado um novo modelo para artigos (template) que estará disponível no menu formatos, opção formatos para artigos.
Assim sendo, para este número foram aprovados, investigações de países como Angola, Argentina, Brasil, Cuba, Equador, Moçambique e Portugal. Apresenta-se de seguida os títulos, os autores e os objectivos de cada um dos trabalhos.
O primeiro, da autoria de Jorge Botelho Moniz, intitula-se a pandemia na era secular: liberdade religiosa em Portugal nos inícios do surto da COVID-19. Com esta investigação o autor pretendeu examinar o impacto das restrições à liberdade religiosa, causadas pelo estado de emergência sanitária, associado à pandemia da COVID-19, durante o primeiro confinamento em Portugal
O segundo trabalho selecionado, da autoria de Marcelo R. Ceberio, Facundo Cocola, Maria Gabriela Benedicto, Gilda Jones, Jesica Agostinelli, Marcos Díaz Videla, Carolina Calligaro e Romina Daverio, intitula-se: estúdio comparativo de los estados emocionales y recursos de afrontamiento en adultos argentinos durante la cuarentena por el COVID-19. Este grupo de investigadores objectivou avaliar o estado emocional e os recursos para o enfrentamento empregues para amortizar os efeitos da pandemia numa amostra de 1216 adultos argentinos.
Seguidamente o trabalho realizado por Lázaro Emílio Makili, José Valdemiro Caseiro, Elda Jael Paulo, Arnaldo Luciano de Jesús Domingos, Abílio de Jesús Epalanga Anapaz e Hermenegildo José Camenhe Severino, com o título, aplicação para o rastreio de contactos de infectados por coronavírus em Angola. Estes autores pretenderam desenvolver uma aplicação que efectuasse o rastreio digital dos contactos de indivíduos infectados por coronavírus no contexto angolano, emitindo alertas para as pessoas em risco, devido à exposição por proximidade a outros indivíduos infectados.
O quarto trabalho foi realizado por Aires Muecália Julião Caneca, Orlando Clementino Manunga Chaximbe e Fernanda de Oliveira Sarreta. O artigo intitula- se sistema de saúde em Angola: contextualização, princípios e desafios e teve como objectivo apresentar o Sistema Nacional de Saúde em Angola, contextualizando os períodos que marcaram a história do país e da política de saúde e, refletir os princípios assegurados e os desafios contemporâneos.
O quinto, da autoria de Aleixo Castigo Muamununga, apresenta o seguinte título: Inclusão escolar de aluno com NEE e o desempenho profissional dos professores: um estudo no Colégio BG-1080 Vale de Bênção-Benguela, Angola. Este trabalho foi realizado com o objectivo de analisar a inclusão escolar de alunos com NEE e desempenho profissional dos professores no Colégio Público BG-1080 Vale de Bênção IESA-Benguela, Angola.
António Luís Julião, apresenta o trabalho intitutlado, mapeamento de inovação nas práticas curriculares dos professores: narrativas de estudantes do ensino médio. Esta investigação visou mapear inovação nas práticas curriculares dos professores, a partir das narrativas de estudantes concluintes do ensino médio de duas instituições secundárias do município de Benguela-Angola.
Pedro Capitango, apresentou o trabalho com o título, estratégias de aprendizagem utilizadas nos cursos de formação de professores: um estudo com estudantes do Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo. O mesmo, objectivou averiguar as estratégias de aprendizagem utilizadas por estudantes que frequentavam os cursos de Ensino de Biologia e Ensino de Geografia no ano lectivo 2018 na instituição em referência.
O oitavo trabalho é da autoria de Arianna Díaz Carrillo, Raymundo Vento Tielves, Belkys Cruz Chirolde. O mesmo intitula-se plan de acciones de manejo ambiental para la mitigación de impactos ambientales de la planta de asfalto PC-3, de consolación del Sur; realizado com o objectivo de contribuir através de um plano de acção de gestão ambiental para a mitigação dos impactos ambientais gerados pela Usina de Asfalto PC-3, no município de Consolación del Sur.
O nono trabalho é da autoria de Ana Marli Hoernig e Breno Arno Hoernig Junior e intitula-se a sustentabilidade ambiental efectivada através da gestão educacional. Esta investigação pretendeu identificar práticas efectivas para promover acções ambientais sustentáveis através da gestão educacional.
A análise geoespacial para a determinação das áreas de susceptibilidade ambiental da serra do Pingano, Província do Uíge, é a investigação realizada por Khokhy Sefo Maria Barros, Tiago João Muana e João Francisco de Sousa Gaspar da Silva. Estes autores pretenderam identificar os factores que estão ligados directamente a perda da biodiversidade e, estimar o nível de risco ambiental da serra do Pingano na província do Uíge.
Do equador, recebemos o trabalho da autoria de Oswaldo Jesús Martínez-Padrón, com o título: algunos procesos matemáticos utilizados en la antigua civilización egípcia. Este investigador objectivou analisar alguns procedimentos matemáticos usados na antiga civilização egípcia.
Finalmente, e não menos importante, o trabalho intitulado: o comportamento das finanças públicas em contextos de desastres naturais em Moçambique: o caso do ciclone IDAI e Keneth. Este trabalho é da autoria de Domingos Carlos Batone e pretendeu analisar o comportamento das finanças públicas no contexto em que ocorreram dois desastres naturais devastadores, nomeadamente, os ciclones IDAI e Keneth
Agradecemos a todos autores por terem submetido os resultados das suas investigações, para que, depois de um processo de avaliação e correcção, pudessem ser aprovados e publicados.