Editorial

EDITORIAL

Editado por: Georgiana Luna Batinga

EDITORIAL

Caderno de Administração, vol. 29, núm. 2, pp. 1-5, 2021

Unuversidade Estadual de Maringá

Chegamos ao final de mais um ano e apresentamos a nossa última edição de 2021, com dez trabalhos que contemplam discussões em diferentes temas e contextos, com ricas contribuições para o nosso campo. Foi um ano difícil e exaustivo, marcado por muitas perdas, dores, inseguranças e incertezas. Em meio ao isolamento social, restrições e a intensa crise sanitária ocasionada pela pandemia iniciada no ano anterior, fomos desafiados a repensar práticas, modos de socialização e a ressignificar a vida. A despeito desse cenário, tivemos que lidar com um ambiente de hostilidades e intensas polarizações, expostos a uma onda de desvalorização da ciência em nosso país, com cortes nos investimentos, desinformação e negacionismo científico. Ao mesmo tempo que reverberam discursos que tentam enfraquecer a ciência e sua ampla contribuição, esse momento oportunizou a comunidade científica, de forma coletiva e individual, a ocupar espaços outrora improváveis, evocando discursos de resistência contra o obscurantismo, a desinformação e a inverdade, cumprindo seu papel elucidativo de referenciar informações, esclarecer e conscientizar.

Acreditamos que esse movimento tenha promovido uma reflexão sobre os ideais de uma ciência que se aproxime da sociedade e esteja presente nos debates das relevantes questões sociais. Ao mesmo tempo que instiga uma prática científica que promova diálogos, que se aproxime e se faça compreensível, que cumpra sua missão e ocupe seu lugar. Nesse sentido, esse cenário levanta ponderações sobre nosso papel como acadêmicos, professores e pesquisadores, pois sabemos que há um variado número de possibilidades, sobretudo no contexto epistemológico e metodológico, que podem ser utilizados a fim de privilegiar o acesso ao conhecimento e a informação. No entanto, muitas vezes somos guiados por preocupações que sustentam nosso modo de fazer ciência e se circunscreve na busca da legitimidade científica do texto e das regras estruturais que o caracterizam, e com isso, corremos o risco de preterir sua autenticidade, contribuição e valor.

Entendemos que a prática científica é uma jornada permeada por escolhas que carregam incertezas, riscos e ambiguidades. Afinal, enquanto pesquisadores, somos sujeitos que carregam uma atitude existencial inserida em um contexto de vida que se constitui nas múltiplas construções da realidade. Somos elucidados na autocompreensão e na compreensão compartilhada da vida, em nossa formação social, ideológica e histórica. E dessa forma, diante de um mundo cada vez mais complexo, incerto e instável, somos desafiados a reestabelecer o diálogo e assumirmos uma postura integradora que privilegia o respeito, a práxis política, os textos de múltiplas vozes e os diálogos com os sujeitos.

E é na Administração, nosso lugar de fala, uma jovem ciência que carrega em sua essência a pluralidade e a multidisciplinaridade, enquanto campo e enquanto disciplina, com todas as suas especificidades, visões, atribuições e desafios de cada área e de cada micro área, que evidenciamos a complexidade da construção e da formação do saber, da gestão e da própria organização. A despeito desse cenário, convidamos a leitura dos dez trabalhos que compõem essa edição, uma jornada formada por múltiplas discussões, construída a partir de inúmeras leituras, profundas reflexões e longos debates. Que podem ser compreendidos como práticas de resistência frente à crise de confiança e ataques ao conhecimento científico.

Em “A estratégia de buy and hold (B&H) na composição da carteira de jovens investidores da baixada fluminense”, Gabriel Felipe da Silva Santos, Cynthia Adrielle da Silva Santos e Naielly Lopes Marques observaram como o contexto de reformas estruturais político-econômicas, preocupações sobre o bem-estar futuro e o desenvolvimento das famílias, acabou estimulando o comportamento de investidor de jovens moradores da Baixada Fluminense. O estudo revelou que diante do contexto de incertezas econômicas, a B&H surge como uma estratégia adequada por sua acessibilidade e baixo risco, tornando-se um caminho possível para jovens investidores que estão iniciando no mercado de capitais e desejam construir um patrimônio, planejar a aposentadoria e alcançar independência financeira.

Em “Competências docentes no processo de ensino-aprendizagem: percepção de discentes de uma universidade pública brasileira”, Elerson Freire Sobrinho e Maria de Fátima Bruno-Faria trazem discussões pertinentes à área da educação. Os autores conduziram uma pesquisa cujo objetivo foi identificar as competências fundamentais no processo de ensino-aprendizagem de docentes de Administração de uma universidade pública brasileira, na percepção dos alunos. O estudo trouxe um olhar para a importância do cuidado com o professor de ensino superior, o que representa um desafio frente à crise que a educação passa em nosso país, especialmente nas instituições públicas.

Em “Democracia e participação social: fóruns regionais de governo de Minas Gerais (2015-2018)”, conduzido por Fernando Resende Anelli e Flávia de Paula Duque Brasil vimos uma discussão sobre a importância e os desafios em equilibrar interesses de participação social no contexto de fóruns regionais promovidos no governo mineiro, no período considerado no estudo. Criados para serem espaços democráticos de participação popular, ainda que não contemplem de maneira satisfatória sua missão, constituíram uma experiência relevante no avanço da democratização da gestão pública no estado.

Em “Liderança global: contexto, conceitos e desafios na atuação de executivos brasileiros”, Maria Simone Prates Barreto, Leonardo Nelmi Trevisan e Elza Fátima Rosa Veloso apresentam depoimentos de executivos de uma corporação global, no exercício de uma liderança multicultural. As autoras ouviram as experiências desses profissionais, considerando o contexto de intensas diferenças culturais na gestão e observaram a importância da cooperação nesse contexto. Ao mesmo tempo que representa oportunidades de aprendizagem, os desafios estão presentes na atuação multicultural e na gestão de equipes remotas, com fusos-horários diversos, o que leva esses executivos a jornadas de trabalho exaustivas.

Em “Limites e decorrências da teoria das necessidades humanas de Abraham Harold Maslow”, André Amorim de Oliveira e Fabiana Ferreira Silva promoveram uma necessária reflexão acerca das contribuições da teoria de Maslow, a partir de uma análise da produção acadêmica nacional. O estudo apresenta as limitações da proposta de Maslow, ao mesmo tempo que reconhece sua notável contribuição ao inspirar diversos autores ao longo da história, na proposição de novas teorias da motivação. O trabalho resgata a discussão de motivação nas organizações, propondo um novo olhar sobre os indivíduos, refletidas por Administradores que atuam em diferentes organizações.

Em “Mapeamento de processo e análise de risco de fraude na dispensa de licitação em razão da Covid-19”, Edna Hercules Augusto, Raquel Puti, Alexandre Silva Santos e Ana Rita Tiradentes Terra Argoud nos presenteiam com uma importante discussão acerca de como a pandemia COVID-19 desafiou a administração pública a tomada de decisões rápidas e acertadas. Dentre elas, o artigo aborda a dispensa de licitação prevista na lei 13.979/2020, ponto fundamental para oferecer agilidade às compras públicas. Tal concessão acaba se constituindo como um risco para a possibilidade de fraudes. Os resultados discutem os ganhos e riscos eminentes que acompanharam essa lei transitória, nos mostrando o quanto a gestão pública do país precisa avançar na condução de crises.

Em “Precarização do trabalho e carreiras: panorama da produção acadêmica sobre a temática”, de Rodilon Teixeira, Ana Heloísa da Costa Lemos e Christian Kazuo Fuzyama, tivemos uma revisão sistemática que nos apresentou um panorama das produções acadêmicas sobre o tema. O corpus analisado abordou os efeitos do aumento da precarização do trabalho em carreiras que exigem qualificação superior, como docentes, indústrias criativas e saúde como foco de pesquisas, encontrando um gap de estudos voltados a profissões que exigem baixa escolaridade, que tiveram pouco interesse dos pesquisadores.

Em “Pressão temporal, sobrecarga de informação e satisfação na tomada de decisão em gestão de pessoas”, os autores Fabiana Rodrigues, Kenny Basso, Shalimar Gallon e Camila Sanches conduzem um estudo que observou o sentimento de insatisfação na condução de recrutamento e seleção de candidatos, quando conduzidos sob pressão temporal e sobrecarga de informação. Os profissionais expostos à essa condição de trabalho apresentaram um sentimento de insatisfação com suas escolhas, além de custos organizacionais envolvidos no processo.

Em “Produção acadêmica em administração sobre pessoas com deficiência nos eventos da Anpad entre 2010-2020”, Leonardo Pedroso Dourado e Marina Dias de Faria relatam a escassez de trabalhos sobre o tema, apesar de termos um percentual de aproximadamente 24% dos brasileiros como PcD. Os resultados mostram o baixo número de publicações acadêmicas na área da Administração sobre tal temática e revela ainda a ausência de pesquisadores PcD e o fato de que muitas pesquisas sequer contam com um PcD na condição de entrevistado. Esses achados denunciam o descaso e o silenciamento com o tema na academia, especificamente na Administração, foco do estudo.

Em “Roadmap de gestão de portfólio: integrando estratégia e ativos de conhecimento em uma organização pública”, por meio de uma pesquisa-ação, Rafael Nadai, Marcelo Silva, Marco Antônio Costa da Silva e Jeovan Figueiredo, propõem um modelo de gestão de portfólio para auxiliar as universidades públicas na gestão integrada de projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Por meio de uma pesquisa-ação, os autores entregam uma proposta para o aprimoramento da governança de projetos, auxiliando na melhoria da cultura de planejamento e gestão no setor público.

Boa Leitura!

EDITORIAL

We have arrived at the end of another year, and we introduce ourselves to our last edition of 2021, with ten works that contemplate discussions on different topics and contexts, with rich contributions to our field. It was a difficult and exhaustive year, marked by many losses, hardships, insecurities, and uncertainty. In between social isolation, restrictions, and an intense sanitary crisis caused by the pandemic that started the previous year, we were challenged to rethink practices, ways of socialization, and to re-signify life. Despite this, we have to deal with an environment of hostilities and intense polarization, exposed to a wave of devaluation of science in our country, with cuts to our investments, misinformation, and scientific denial. While speeches are resonated that try to enforce science and its ample contribution, this moment is an opportunity for the scientific community, collectively and individually, to occupy spaces that were formerly improbable, evoking speeches of resistance against obscurantism, for misinformation and lies, fulfilling its elucidative role of referencing information, clarifying, and raising awareness.

We certify that this movement has promoted a reflection on the ideas of a science that gets closer to society and is present in discussions of relevant social questions. While instigating scientific practices that promote dialogues, it approaches and becomes comprehensive, it fulfills its mission and occupies its place (MORIN, 2002, SANTOS, 2010). In this sense, this scenario raises considerations on our role as academics, professors and researchers, we know that there is a varied number of possibilities, especially in the epistemological and methodological context, that can be used in order to privilege the access to knowledge and information (CRESWELL, 2010). However, many times we are guided by concerns that sustain our way of doing science and circumscribe the search for scientific legitimacy in the text and the structural rules that characterize it (DENZIN; LINCOLN, 2006), and with that, we run or risk of ignoring its authenticity, contribution, and value.

We understand that scientific practice is a journey permeated by choices that carry uncertainties, risks, and ambiguities. After all, as researchers, we are subjects who carry an existential attitude inserted in a life context that consists of multiple constructions of reality. We are elucidated in self-understanding and shared understanding of life, in our social, ideological, and historical formation (GALLEFI, 2009). And in this way, in an increasingly complex, uncertain, and unstable world, we are challenged to re-establish dialogue and assume an integrative posture that privileges respect, political praxis, texts with multiple voices, and dialogues with the subjects (MORIN, 2002; SANTOS, 2010).

It is in Administration, our place of speech, a young science that carries plurality and multidisciplinarity in its essence, as a field and as a discipline, with all its specificities, visions, attributions, and challenges of each area and each micro area, that we highlight the complexity of the construction and formation of knowledge, of management and of the organization itself. Despite this scenario, we invite you to read the ten works that make up this edition, a journey formed by multiple discussions, built from countless readings, deep reflections, and long debates. Which can be understood as resistance practices in the face of a confidence crisis and attacks on scientific knowledge.

In "The buy and hold (B&H) strategy in the composition of the portfolio of young investors in the Baixada Fluminense", Gabriel Felipe da Silva Santos, Cynthia Adrielle da Silva Santos and Naielly Lopes Marques observed how the context of political-economic structural reforms, concerns about future well-being and development of families, ended up encouraging the investor behavior of young residents of Baixada Fluminense. The study revealed that in the context of economic uncertainties, B&H emerges as an adequate strategy due to its accessibility and low risk, making it a possible path for young investors who are starting in the capital market and wish to build wealth, plan for retirement, and achieve financial independence.

In “Teaching skills in the teaching-learning process: perception of students from a Brazilian public university”, Elerson Freire Sobrinho and Maria de Fátima Bruno-Faria present discussions relevant to the field of education. The authors conducted research whose objective was to identify the fundamental competencies in the teaching-learning process of Administration professors at a Brazilian public university, in the students' perception. The study spotlights the importance of taking care of higher education teachers, which represents a challenge in face of the crisis that education is going through in our country, especially in public institutions.

In “Democracy and social participation: regional government forums in Minas Gerais (2015-2018)”, conducted by Fernando Resende Anelli and Flávia de Paula Duque Brasil, we saw a discussion on the importance and challenges of balancing social participation interests in the context of regional forums promoted by the government of Minas Gerais during the period considered in the study. Created to be democratic spaces for popular participation, even though they do not satisfactorily address their mission, they constituted a relevant experience in the advancement of the democratization of public management in the state.

In Global leadership: context, concepts, and challenges in the performance of Brazilian executives”, Maria Simone Prates Barreto, Leonardo Nelmi Trevisan, and Elza Fátima Rosa Veloso present statements by executives of a global corporation, in the practice of multicultural leadership. The authors listened to the experiences of these professionals, considering the context of intense cultural differences in management, and noted the importance of cooperation in this context. While it represents learning opportunities, the challenges are present in the multicultural practice and in the management of remote teams, with different time zones, which takes these executives to exhausting work hours.

In “Limits and consequences of Abraham Harold Maslow's theory of human needs”, André Amorim de Oliveira and Fabiana Ferreira Silva promoted a necessary reflection on the contributions of Maslow's theory, based on an analysis of national academic production. The study presents the limitations of Maslow's proposal while recognizing its remarkable contribution in inspiring several authors throughout history, in the proposition of new theories of motivation. The work brings back the discussion of motivation in organizations, proposing a new look at individuals, reflected by Administrators who work in different organizations.

In “Process mapping and fraud risk analysis when bidding waiver due to Covid-19”, Edna Hercules Augusto, Raquel Puti, Alexandre Silva Santos, and Ana Rita Tiradentes Terra Argoud present us with an important discussion about how the COVID-19 pandemic challenged public administration to make quick and correct decisions. Among them, the article addresses the waiver of bidding provided for in law 13.979/2020, a fundamental point to provide agility to public purchases. Such concession ends up constituting a risk for the possibility of fraud. The results discuss the eminent gains and risks that accompanied this transitional law, showing us how much the country's public management needs to advance in dealing with crises.

In “Precariousness of work and careers: an overview of academic production on the subject”, by Rodilon Teixeira, Ana Heloísa da Costa Lemos, and Christian Kazuo Fuzyama, we had a systematic review that presented an overview of academic production on the subject. The corpus analyzed addressed the effects of increased precariousness of work in careers that require higher qualifications, such as teachers, creative industries, and health as the focus of the research, finding a gap in studies aimed at professions that require low education, which had little interest from researchers.

In “Time pressure, information overload and satisfaction in decision-making in people management”, the authors Fabiana Rodrigues, Kenny Basso, Shalimar Gallon and Camila Sanches conduct a study that observed the feeling of dissatisfaction in conducting the recruitment and selection of candidates, when conducted under time pressure and information overload. Professionals exposed to this working condition showed a feeling of dissatisfaction with their choices, in addition to organizational costs involved in the process.

In “Academic production in the administration about people with disabilities at Anpad events between 2010-2020”, Leonardo Pedroso Dourado and Marina Dias de Faria report the scarcity of works on the subject, despite having a percentage of approximately 24% of Brazilians with disabilities. The results show the low number of academic publications in the field of Administration on this topic while revealing the absence of PwD researchers and the fact that many research do not even have a PwD as an interviewee. These findings denounce the neglect and silencing of the topic in the academy, specifically in Administration, the focus of the study.

In “Portfolio management roadmap: integrating strategy and knowledge assets in a public organization”, through action research, Rafael Nadai, Marcelo Silva, Marco Antônio Costa da Silva, and Jeovan Figueiredo propose a portfolio management model to assist public universities in the integrated management of research and technological development projects. Through action research, the authors deliver a proposal for improving project governance, helping to improve the planning and management culture in the public sector.

We take this opportunity to wish all our readers our most sincere wishes of Happy Holidays. May better days come.

Enjoy your reading!

References

CRESWELL, J.W. Research project. Porto Alegre: Sage, 2010.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Planning of qualitative research: theories and approaches. Porto Alegre: Bookman, Artmed, 2006.

GALLEFI, D. The rigor in qualitative research: a transdisciplinary approach to phenomenology. In: Macedo, R.S., GALEFFI, D.; PIMENTEL, A. Another rigor on quality in qualitative research: education and human sciences [online]. Salvador: EDUFBA, 2009.

SANTOS, B. S. (2010). A speech about sciences. Porto: Afrontamento.

MORIN, E. The mind made up. Rethink the reform. Reform thinking. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

MORIN, E. Method 5. Humanity’s humanity. Porto Alegre: Sulina, 2002.

MORIN, E. Science with a conscience: Rio de Janeiro: Bertrand Brasil , 2005.

HMTL gerado a partir de XML JATS4R por