Editorial
EDITORIAL
EDITORIAL
Caderno de Administração, vol. 30, núm. 2, pp. 1-5, 2022
Unuversidade Estadual de Maringá
Prezados leitore(a)s,
Os últimos três anos foram assolados por grandes desafios do ponto de vista sanitário e científico. O surto da pandemia de COVID-19 gerou um período amargo para economia e o mercado financeiro mundial. Entre alguns impactos, pode-se mencionar o aumento da desigualdade social, da taxa de desemprego, reduções no Produto Interno Bruto e queda nas Bolsas de Valores, bem como o aumento da volatilidade dos investimentos (ZHANG; HU; JI, 2020; MAZUR; DANG; VEJA, 2021). A corrida para o desenvolvimento de uma vacina, aproximou a sociedade e a esfera acadêmica. Ao mesmo tempo, essa proximidade tornou evidente os desafios de cunho financeiro, físicos e estruturais que a produção científica está exposta. O desenvolvimento da ciência é um processo complexo, que exige dedicação, pesquisadores qualificados, estrutura física e apoio governamental. Além desses desafios, no contexto nacional, os pesquisadores acumulam funções, incluindo de ensino, pesquisa, extensão e gestão, limitando o tempo dedicado às atividades de pesquisa (SOUZA et al., 2020).
Diante dos desafios enfrentados pela pesquisa científica, principalmente no contexto brasileiro, é com alegria que apresentamos a nova edição do Caderno de Administração (CAdm) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
No espaço artigos, são apresentados estudos que compõe esse editorial. O primeiro artigo é intitulado “Atuação de docentes na modalidade a distância, a partir da aprendizagem baseada em experiência”, de autoria de Natalia Bousquet Batista e Patrick Pereira. Esse estudo traz uma importante reflexão de como docentes do curso de graduação em Administração adaptam suas habilidades da prática de docência no ensino presencial para conduzir turmas virtuais no ensino à distância (EAD). O trabalho tem como pano de fundo a Teoria da Aprendizagem Experiencial de Kolb (2015). Os autores utilizaram uma abordagem qualitativa com entrevistas semiestruturadas como técnica de coleta de dados. O estudo traz, a partir da análise empírica, contribuições à teoria Kolb (2015).
O segundo artigo apresenta uma discussão sobre a comunicação organizacional no contexto do trabalho remoto emergencial, que se deu em virtude da pandemia da COVID-19. O estudo de Giseli Ayumi Miyashita e Rômulo Carvalho Cristaldo, intitulado “Comunicação organizacional em uma universidade federal brasileira, no contexto do trabalho remoto emergencial”, realiza uma pesquisa tipo solver junto a servidores de uma unidade administrativa e de uma faculdade da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). De modo geral, destaca-se que o estudo traz importantes contribuições sobre a comunicação organizacional no âmbito do trabalho remoto.
O terceiro artigo discorre sobre o uso de informações financeiras para as empresas manterem-se solventes no atual mercado competitivo. Jorge Luis da Silva, Márcia Letícia Queiroz da Silva e Fábio Chaves Nobre, em seu estudo “Determinantes da insolvência: avaliação da relação entre o fator de insolvência, rentabilidade, tamanho e modelo dinâmico de capital de giro”, avaliam qual é o efeito do tamanho, da rentabilidade e do modelo dinâmico de capital de giro no fator de insolvência corporativa. A análise de insolvência é realizada utilizando os modelos preditivos de Altman (1968), Elizabetsky (1976), Kanitz (1974), Matias (1978) e Silva (1983). A pesquisa considerou dados financeiros de empresas de capital aberto do setor de construção civil listadas na Bolsa de Valores Brasileira. Essa análise permite aprofundar a reflexão da importância de informações para a tomada de decisão financeira.
O quarto artigo também discorre sobre o contexto financeiro. Larissa Fernanda Borba e Davi Lemos Reis, na pesquisa “Potenciais investidores no mercado financeiro: perfil, motivações e preferências”, analisam, na região sudeste de Minas Gerais, o perfil dos investidores potenciais, suas motivações para investir e a intenção de educação financeira. A coleta de dados foi realizada usando uma survey. A partir dessa pesquisa foi possível aprofundar o conhecimento atual sobre o comportamento de investidores na região pesquisada.
Na área de Estudos Organizacionais, o quinto artigo se debruça a temática relacionada a Teoria da Burocracia. Em “Gestão escolar e os aspectos de disfunção burocrática: proposta de um modelo conceitual”, Elizandra Severgnini, Valter Afonso Vieira, Ananda Silva Singh, Raquel Adriano Momm Maciel de Camargo e Nayara Pereira Duarte propõe um modelo conceitual elencando e relacionando aspectos de disfunção burocrática identificados na gestão de uma escola pública de referência da rede estadual do Paraná. A escola foi selecionada com base no maior registro do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) por estado, município e região no site do INEP. Para a análise dos resultados, o estudo se valeu de um estudo de campo de natureza qualitativa. A pesquisa traz importantes contribuições no que se refere a gestão escolar e no que se diz respeito as disfunções da Teoria da Burocracia.
O sexto artigo é de autoria de Gabriela Daiana Christ, Eliana Cunico e Elizandra da Silva, sendo intitulado “Open innovation: uma análise dos núcleos de inovação tecnológica das universidades estaduais do Paraná”. O intuito da pesquisa é compreender a atuação dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) das universidades estaduais do Paraná, investigando se estão organizados para atuar com Open Innovation (OI). Por meio de uma abordagem qualitativa, pode-se identificar o estágio de maturidade de OI de cada universidade, seguindo o modelo de Chesbrough e Crowther (2006). O artigo apresenta contribuições teóricas e empíricas para o tema.
Por fim, no sétimo e último artigo o foco se volta para as discussões sobre Gestão de Pessoas. Trata-se do trabalho “O engajamento dos colaboradores de uma cooperativa de crédito”, de Tainá Caroline dos Reis Pohren e Cristiane Froehlich. O objetivo do estudo consiste em analisar o ponto de vista dos colaboradores sobre o engajamento em uma cooperativa de crédito com abrangência de atuação nas regiões do Vale do Sinos e Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul. A coleta de dados se deu a partir de um questionário, com a análise descritiva das respostas. Por meio deste, as autoras realizam uma apresentação de fatores críticos que podem interferir no engajamento dos trabalhadores no ambiente organizacional.
Esperamos que esses estudos contribuam em um período tão desafiador para a ciência.
Desejamos uma boa leitura.
EDITORIAL
Fernanda Müller
ORCID: 0000-0001-9929-427X
Dear Readers,
The last three years have been plagued by major challenges from a health and scientific point of view. The outbreak of the COVID-19 pandemic generated a painful period for the economy and the world financial market. Among some impacts, one can mention the increase in social inequality, the unemployment rate, reductions in the Gross Domestic Product and a drop in Stock Exchanges, as well as the increase in investment volatility (ZHANG; HU; JI, 2020; MAZUR; DANG; VEJA, 2021). The race to develop a vaccine brought society and academia closer together. At the same time, this proximity made evident the financial, physical, and structural challenges that scientific production is exposed to. The development of science is a complex process that requires dedication, qualified researchers, physical infrastructure, and government support. In addition to these challenges, in the national context, researchers accumulate functions, including teaching, research, extension, and management functions, limiting the time dedicated to research activities (SOUZA et al., 2020).
Faced with the challenges of scientific research, especially in the Brazilian context, it is with joy that we present the new edition of the Caderno de Administração (CAdm) by Universidade Estadual de Maringá (UEM).
In the space articles, studies that make up this editorial are presented. The first article is entitled "Teachers performance in distance, learning based on experiential learning" by Natalia Bousquet Batista and Patrick Pereira. This study brings an important reflection on how professors of the undergraduate Business Administration course adapt their teaching practice skills in face-to-face teaching to conduct virtual classes in distance learning (EAD). The work is based on Kolb's Theory of Experiential Learning (2015). The authors use a qualitative approach, with semi-structured interviews as a data collection technique. The study brings, from the empirical analysis, contributions to the Kolb (2015) theory.
The second article discusses organizational communication in the context of emergency remote work, which occurred due to the COVID-19 pandemic. The study by Giseli Ayumi Miyashita and Rômulo Carvalho Cristaldo, entitled “Organizational communication in a Brazilian federal university, in the context of emergency remote work”, performs solver-type research with employees of public servants of a subunit of the Federal University of Grande Dourados (UFGD). In general, it is noteworthy that the study makes important contributions to organizational communication in remote work.
The third article discusses the use of financial information for companies to remain solvent in the current competitive market. Jorge Luis da Silva, Márcia Letícia Queiroz da Silva, and Fábio Chaves Nobre, in their study “Determinants of insolvency: assessment of the relationship between the insolvency factor, profitability, size and dynamic working capital model”, evaluate what is the effect of the size, profitability and dynamic working capital model in the factor of corporate insolvency. The insolvency analysis is performed using the predictive models of Altman (1968), Elizabetsky (1976), Kanitz (1974), Matias (1978), and Silva (1983). The research considered financial data from publicly traded companies listed on the Brazilian Stock Exchange in the civil construction sector. This analysis allows for a deeper reflection on the importance of information for financial decision-making.
The fourth article also discusses the financial context. Larissa Fernanda Borba and Davi Lemos Reis, in the research “Potential investors in financial market: profile, motivations and preferences”, analyze, in the southeast region of Minas Gerais, the profile of potential investors, their motivations to invest and the intention of financial education of residents of the investigated city. Data collection was performed using a survey. From this research, it was possible to deepen the current knowledge about the behavior of investors in the researched region.
In the area of Organizational Studies, the fifth article focuses on the theme related to the Theory of Bureaucracy. In “School management and the aspects of bureaucratic dysfunction: proposal for a conceptual model”, Elizandra Severgnini, Valter Afonso Vieira, Ananda Silva Singh, Raquel Adriano Momm Maciel de Camargo, and Nayara Pereira Duarte propose a conceptual model listing and relating aspects of bureaucratic dysfunction identified in the management of a public school of reference in the state network of Paraná. The school was selected based on the highest record of the Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) by state, municipality, and region on the INEP website. The study used a qualitative field study to analyze the results. The research brings important contributions concerning school management and the dysfunctions of the Theory of Bureaucracy.
The sixth article is authored by Gabriela Daiana Christ, Eliana Cunico, and Elizandra da Silva and is entitled “Open innovation: an analysis of the technological innovation centers of the Paraná State Universities”. The purpose of the research is to understand the performance of the Technological Innovation Centers (NIT) of Paraná state universities, investigating whether they are organized to work with Open Innovation (OI). Through a qualitative approach, it is possible to identify the stage of maturity (OI) of each university, following the model of Chesbrough and Crowther (2006). The article presents theoretical and empirical contributions to the theme.
Finally, in the seventh and last article, the focus turns to discussions on People Management. This is the work "The involvement of employees in a credit cooperative" by Tainá Caroline dos Reis Pohren and Cristiane Froehlich. The study's objective is to analyze the employees' point of view about engagement in a credit cooperative with a range of operations in the regions of Vale do Sinos and Serra Gaúcha in Rio Grande do Sul. Data collection was based on a questionnaire, with descriptive analysis of responses. Through this, the authors present critical factors that can interfere with the engagement of workers in the organizational environment.
We hope these studies contribute to such a challenging period for science.
We wish you a good reading.
REFERÊNCIAS
ALTMAN, E. I. Financial ratios, discriminant analysis and the prediction of corporate bankruptcy. The Journal of Finance, v. 23, n. 4, p. 568-609, 1968.
CHESBROUGH, H.W.; CROWTHER, A. K. Beyond high tech: early adopters of open innovation in other industries. R&D Management, v. 36, n. 3, p. 229-236, 2006.
ELIZABETSKY, R. Um modelo matemático para a decisão no banco comercial. 1976. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1976.
KANITZ, S. C. Como prever a falência de empresas. Revista Negócios em Exame, p. 95-102, dez. 1974.
KOLB, D. A. Experiential Learning: experience as the source of learning and development. New Jersey: Pearson Education, 2015.
MATIAS, A. B. Contribuição às técnicas de análise financeira: um modelo de concessão de crédito. 1978. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Economia e Administração, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1978.
MAZUR, M.; DANG, M.; VEGA, M. COVID-19 and the march 2020 stock market crash. Evidence from S&P1500. Finance Research Letters, v. 38, p. 101690, 2021.
SILVA, J. P. da. Administração de crédito e previsão de insolvência. São Paulo: Atlas, 1983.
SOUZA, D. L. D.; ZAMBALDE, A. L.; MESQUITA, D. L.; SOUZA, T. A. D.; SILVA, N. L. C. D. The Perspective of Researchers on the Challenges of Research in Brazil. Educação e Pesquisa, v. 46, 2020.
ZHANG, D.; HU, M.; JI, Q. Financial markets under the global pandemic of COVID-19. Finance Research Letters, v. 36, p. 101528, 2020.