Secciones
Referencias
Resumen
Servicios
Descargas
HTML
ePub
PDF
Buscar
Fuente


Apresentação
Educação, vol. 41, núm. 1, pp. 3-5, 2018
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

A construção de profissionalidade: a pessoa em formação

As transformações ocorridas nas últimas décadas em diferentes áreas do conhecimento, nos encorajam a pensar sobre os rumos da Educação nas instituições de ensino e no desenvolvimento profissional dos docentes, seja na educação básica, superior ou em espaços não formais de ensino.

Discutir sobre as distintas temáticas que compõem o desenvolvimento pessoal e profissional do professor é pertinente ao contexto atual da educação e da sociedade contemporânea. É imprescindível o olhar para a pessoa do professor na integralidade, valorizando sua subjetividade, que está diretamente interligada ao seu fazer pedagógico.

Esse Dossiê contempla os resultados de discussões e reflexões decorrentes do IV SIPASE - Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação: “A Construção da Profissionalidade Docente: a pessoa em formação”. O seminário, organizado pelo grupo de pesquisa PROMOT (Processos Motivacionais em Contextos Educativos), do Programa de Pós-graduação em Educação/PUCRS, em parceria com distintas Universidades gaúchas, e sediado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em setembro de 2017, buscou abordar a temática acerca da formação dos professores no que se refere aos aspectos da pessoa do educador, envolvendo: a profissionalidade docente no contexto internacional; a subjetividade na construção da profissionalidade; as políticas e a formação docente; a inovação e ensino na atuação docente.

No que se refere a profissionalidade docente no contexto internacional, buscou-se conhecer diferentes experiências realizadas em outros países, para subsidiar a reflexão e possíveis mudanças no contexto brasileiro. A subjetividade na construção da profissionalidade abriu espaço para olhar do professor para além da formação técnica, adentrando aos aspectos pessoais e contextuais de sua constituição enquanto professor. As políticas e a formação docente dialogaram sobre saberes e ações implicados em políticas contributivas à formação inicial e continuada de professores, apresentando possíveis estratégias para qualificar a Educação brasileira.

O eixo inovação e ensino possibilitou conhecer experiências nacionais e internacionais transformadoras nos contextos educacionais, contribuindo para uma mudança de cultura, a qual implica em ações políticas, de gestão e na formação continuada dos professores.

A percepção das mudanças nos ambientes educacionais é visível e desejada por muitos, embora, sabe-se que o caminho a percorrer ainda é extenso e muitas pesquisas e propostas precisam ser desenvolvidas. Promover espaços de trocas de experiências e divulgação de pesquisas que abordam essa temática, auxiliam no crescimento da educação como um todo.

O principal objetivo do seminário foi possibilitar diálogos e reflexões sobre a construção da profissionalidade docente e a pessoa em formação. Entendemos que o processo educacional deve promover a construção de saberes, de interações sociais que oportunize o desenvolvimento global do ser humano e assegure a inclusão social desses sujeitos na perspectiva da equidade e justiça social. A socialização de experiências já acumuladas e a constante reflexão acerca das questões educacionais contemporâneas apontam para a importância do trabalho em redes de conhecimento, sejam estas intra e/ou interinstitucionais.

As experiências vivenciadas no IV SIPASE, potencializaram a interdisciplinaridade e o intercâmbio de saberes nacionais e internacionais. Proporcionaram estudar o desenvolvimento profissional como um processo amplo, implicado no desenvolvimento, formação e auto formação da pessoa. Buscou integrar as dimensões pedagógicas e suas interações com os aspectos biológicos, psicossociais, biográficos, culturais das pessoas envolvidas com os processos de ensino e de aprendizagem e de suas subjetividades.

Nesse sentido, com o intuito de disseminar os saberes e oportunizar a aproximação de diferentes leitores com as discussões e conceitos sobre a profissionalidade docente em distintas perspectivas, apresentamos nesse Dossiê, dois artigos internacionais e onze artigos nacionais.

Maria Isabel da Cunha, Docência na educação superior: a professoralidade em construção, analisa as condições da docência e, em especial, a que tem a Educação Superior como cenário. Afirma que o papel social da escola em diferentes tempos e contextos, produz o perfil desejado para o professor.

Juana Maria Sancho-Gil, Innovación y enseñanza. De la “moda” de innovar a la transformación de la práctica docente, busca situar as (in)constantes mudanças, suas derivações e paradoxos, e apresenta uma reflexão sobre a evolução das ideias educacionais, para elevar os desafios que o imperativo da inovação no momento presente supõe. Ela argumenta que ir além da inovação como “moda” exige uma transformação profunda da prática, para a qual é necessário levar em consideração cinco elementos-chave.

Gert Biesta, O Dever de Resistir: Sobre Escolas, Professores e Sociedade, explora como podemos responder a pergunta sobre qual é a “tarefa” especial e exclusiva da escola, argumentando que a escola não deve ser vista apenas como tendo uma função para a sociedade, mas também com um dever importante de resistir às demandas que a sociedade deseja que ela atenda.

Denise Antunes Dalpiaz e Helenara Plaszewski, dissertam sobre O ser professor em contínua construção. O texto objetiva contribuir com algumas reflexões acerca da formação continuada de professores, além da formação inicial, na proposta paradigmática de Educação Continuada, ao longo da vida pessoal do docente, apresentando construtos teóricos que apontem para tantas possibilidades de autoformação em busca do autoconhecimento, dos profissionais que constituem a base da formação humana de outros seres humanos.

Vera Lúcia Ramirez, A Docência na Educação Superior e a Constituição da Professoralidade, apresenta reflexões decorrentes de uma pesquisa, um estudo de caso, que focaliza a formação continuada em serviço dos docentes universitários que atuam em uma Universidade Comunitária.

Denise Regina Quaresma da Silva, Zuleika Leonora Schmidt Costa e Márcia Beatriz Cerutti Müller, Gênero, Sexualidade e Políticas Públicas de Educação, analisam os documentos legais pertinentes às políticas públicas de Educação sobre gênero, sexualidade e educação sexual, estabelecendo reflexões com os cenários educativos.

Eliana Maria do Sacramento Soares, A inteireza do ser como caminho para a constituição do sujeito professor, apresenta reflexões acerca da constituição do sujeito professor, tomando como caminho teórico a Matriz Biológico-Cultural da Existência Humana.

Maria de Fátima Cóssio, A nova gestão pública: alguns impactos nas políticas educacionais e na formação de professores, analisa o contexto em que emergem as políticas educacionais, sobretudo aquelas voltadas à formação de professores. Defende a tese de que as reformas educacionais dos últimos anos, asseveradas recentemente, fazem parte das transformações do papel do Estado, em que se situa a Nova Gestão Pública - NGP e o atual modelo de globalização neoliberal.

Bettina Steren dos Santos, Carla Spagnolo e Claus Dieter Stöbaus, O desenvolvimento profissional docente na contemporaneidade: implicações transformadoras para o ser e o fazer, apresentam um diálogo teórico acerca do desenvolvimento profissional docente e suas implicações para a aprendizagem dos professores em uma perspectiva integrada entre os binômios pessoa/profissional e teoria/prática.

Maria Angela Mattar Yunes, Grazielli Fernandes e Gelson V. Weschenfelder, Intervenções psicoeducacionais positivas para promoção de resiliência: o profissional da educação como tutor de desenvolvimento, contribuem com reflexões acerca do papel dos educadores em iniciativas de intervenções psicoeducacionais positivas em situações caracterizadas por riscos psicossociais.

Lucas Josias Marin e Nilda Stacanela, Convivência acadêmica e formação humana: Dimensões de socialização na Educação Superior, promovem uma discussão sobre o conceito de convivência acadêmica e sua importância nos percursos da formação humana em nível de Educação Superior. A reflexão proposta busca sustentação teórica na teoria levinasiana da alteridade e dialoga com as contribuições de Buber e Melucci sobre a relação e o processo de identização do Eu.

Sendo essa uma temática relevante para a Educação, os diálogos e reflexões que emergiram no IV SIPASE foram de suma importância e contribuíram para qualificar o ambiente acadêmico e para a construção de redes de pesquisadores sobre a temática. Esperamos que a leitura desse dossiê possibilite diferentes aprendizagens e reflexões que contribuam para ampliar os saberes docentes e qualificar a Educação.

Boa leitura!

Bettina Steren dos SantosOrganizadorasCarla SpagnoloOrganizadoras



Buscar:
Ir a la Página
IR
Visualizador XML-JATS4R. Desarrollado por