Normas de Colaboración

Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, ISSN 1679-7361 (impresso) e ISSN 1807-8656 (on-line), é publicada semestralmente pela Universidade Estadual de Maringá.  

A revista publica artigos originais nas áreas de Ciências Humanas e Sociais.

Os autores se obrigam a declarar a cessão de direitos autorais e que seu manuscrito é um trabalho original, e que não está sendo submetido, em parte ou no seu todo, à análise para publicação em outra revista. Esta declaração encontra-se disponível no endereço: http://periodicos. uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/about/ submissions.

Os relatos deverão basear-se nas técnicas mais avançadas e apropriadas à pesquisa.

Os dados, idéias, opiniões e conceitos emitidos nos artigos, bem como a exatidão das referências, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

Os artigos são publicados em português, inglês, espanhol e francês. Devem ser concisos e consistentes no estilo.

Os artigos serão avaliados pelo comitê editorial da revista e, se aprovados, serão encaminhados à avaliação dos consultores da área de conhecimento da pesquisa, de instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais e estrangeiras, de comprovada produção científica. Após as devidas correções e possíveis sugestões, o artigo será aceito para publicação se tiver dois pareceres favoráveis, e rejeitado quando dois pareceres forem desfavoráveis. No caso de um parecer favorável e de um desfavorável, a decisão sobre a publicação ou não do artigo será do Conselho Editorial da revista.

Os artigos deverão ser submetidos pela internet, acessando o Portal ACTA, no endereço http://www.uem.br/acta.

Estão listadas abaixo a formatação e outras convenções:

No processo de submissão deverão ser inseridos os nomes completos dos autores (no máximo dois), seus endereços institucionais e o e-mail do autor indicado para correspondência.

Os artigos deverão conter: Resumo, Palavras-chave, Abstract, Keywords, Introdução, Conclusão/ Considerações finais e Referências.

O título, com no máximo vinte palavras, em português e inglês, deverá ser preciso. Também deverá ser fornecido um título resumido com, no máximo, seis palavras.

O resumo (bem como o abstract), não excedendo 200 palavras, deverá conter informações sucintas sobre o artigo. Até seis palavras-chave deverão ser acrescentadas ao final, tanto do resumo como do abstract, que não estejam citadas no título.

Os artigos não deverão exceder 20 páginas digitadas, incluindo figuras, tabelas e referências. Deverão ser escritos em espaço 1,5 linhas e ter suas páginas e linhas numeradas. O trabalho deverá ser editado no MS-Word, ou compatível, utilizando Times New Roman fonte 12.

O trabalho deverá ser formatado em A4 e as margens inferior, superior, direita e esquerda deverão ser de 2,5 cm.

O arquivo contendo o trabalho que deverá ser anexado (transferido), durante a submissão, não poderá ultrapassar o tamanho de 2MB, bem como, não poderá conter qualquer tipo de identificação de autoria, inclusive na opção propriedades do Word.

Tabelas, figuras e gráficos deverão ser inseridos no texto, logo após a sua citação.

As figuras e as tabelas deverão ter preferencialmente 7,65 cm de largura, e não deverá ultrapassar 16 cm.

As figuras digitalizadas deverão ter 300 dpi de resolução e preferencialmente gravadas no formato jpg. Ilustrações em cores não serão aceitas para publicação.

Anexos e notas de rodapé devem ser evitados.

As citações deverão seguir os exemplos seguintes que se baseiam na ABNT. Citação no texto, usar o sobrenome e ano: Caporalini (2005) ou (CAPORALINI, 2005); para dois autores Veiga e Santos (2008) ou (VEIGA; SANTOS, 2008); três ou mais autores, utilizar o primeiro e após et al. (GHEORGHIU et al., 2008).

MODELOS DE REFERÊNCIAS

Deverão ser organizadas em ordem alfabética, justificado, conforme os exemplos seguintes que se baseiam na ABNT. Listar todos os autores do trabalho. Os títulos dos periódicos deverão ser completos e não abreviados, sem o local de publicação.

Artigos

GHEORGHIU, M. D.; GRUSON, P.; VARI, J. Trocas intergeracionais e construção de fronteiras nas experiências educativas das classes médias. Educação e Sociedade, v. 29, n. 103, p. 377-399, 2008.

VEIGA, L. F.; SANTOS, A. S. O referendo das armas no Brasil: estratégias de campanha e comportamento do eleitor. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 23, n. 66, p. 59-77, 2008.

GOMES, L.; CÁRDENAS, C. J.; ALVES, V. P.; LOPES, C. Reflexões sobre a imagem da velhice mostrada no filme “Elsa e Fred. Um amor e paixão”. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 30, n. 1, p. 25-34, 2008.

Anais

CAPORALINI, J. B. O problema antropológico em O Nome da Rosa. In: JORNADA DE ESTUDOS ANTIGOS E MEDIEVAIS, 4., 2005, Maringá. Anais… Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2005. p. 200-213.

Livros

ABRANCHES, S. H.; SANTOS, W. G.; COIMBRA, M. A. Política social e combate à pobreza. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

SPIVAK, G. Quem reivindica alteridade? In: HOLLANDA, H. B. Tendências e impasses. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. p. 187-205.

Tese

SANTOS, V. S. A mediação docente na educação para mídia. 2007. 179f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2007.

10. Contato

Profa. Dra. Terezinha Oliveira

Editora-chefe - Eduem

Universidade Estadual de Maringá

Avenida Colombo, 5790 - Bloco 40

87020-900 - Maringá, Paraná, Brasil

Fone: 55 44 3011-4253

E-mail: actahuman@uem.br

http://www.uem.br/acta


Revista de Acceso Abierto