Editorial
A edição especial - 5º Fórum Internacional Ecoinovar, volume 10, da Revista de Administração da UFSM contém nove artigos, recebidos de autores de diversos estados brasileiros, tais como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Esta edição tem início com o estudo intitulado A importância de estratégias bioclimáticas aplicadas no projeto arquitetônico, de autoria de Mario Fernando Mello, Eudes Vinicius dos Santos, Ramires Lunardi Dorneles, Grasiele Toneto da Costa, Larissa Rosa e Erica Kirchhof Dias. O objetivo principal deste trabalho foi identificar estratégias bioclimáticas empregadas em uma edificação na cidade de Itaara, região central do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, tendo como base a caracterização climática do local e o estudo das diretrizes indicadas pela norma brasileira de conforto, NBR 15220-3.
A pesquisa de Maria Carolina Serpa Fagundes de Oliveira, Ivanete Schneider Hahn, Maríndia Brachak dos Santos, Gabriela Almeida de Souza, Daiane Cardozo Campos e Natália Pavanelo Pivetta, Orientação para o mercado e habilidades de marketing internacional: um estudo acerca da influência sobre o desempenho internacional, é o segundo artigo desta edição. O artigo buscou analisar a influência da orientação para o mercado internacional e das habilidades de marketing internacional sobre o desempenho internacional das organizações.
O terceiro artigo desta edição, Proposta de melhoria de layout como fator para a otimização do processo produtivo organizacional, é da autoria de Gustavo Gerlach, Vilmar Bueno Da Silva, Lucas Almeida dos Santos, Ana Paula do Amaral Adamy e Eliane Garlet. O objetivo deste artigo consistiu em definir um layout que permita a otimização dos processos organizacionais, tendo como base os princípios da produção enxuta.
Kristina Kieling Figueira, Tatiane de Andrade Neves Hörbe, Katiuscia de Fátima Schiemer Vargas, Emanuelly Comoretto Machado e Gilnei Luiz de Moura são os autores do quarto artigo desta edição, denominado Startups: estudo do processo de abertura e gerenciamento.Este estudo buscou compreender o processo e as ações realizadas para a abertura e o gerenciamento de startups.
Características comportamentais empreendedoras: um estudo com acadêmicos de administração de uma universidade brasileira é o quinto artigo desta edição, de autoria de Italo Fernando Minello, Rafaela Escobar Bürger e Cristiane Krüger. Com a finalidade de explorar o panorama de empreendedorismo acadêmico, este estudo objetivou analisar as características comportamentais empreendedoras (CCE’s) em alunos do curso de graduação em administração de uma Instituição de Ensino Superior.
O sexto artigo desta edição, Aplicação de uma proposta para a medição de desempenho de um sistema de gestão da qualidade, é de autoria de Orlando Ferreira da Silveira, Claudia de Freitas Michelin e Julio Cezar Mairesse Siluk. Este trabalho, desenvolvido em duas empresas da indústria de alimentos, The Coca-Cola Company e Heineken Brasil, objetivou verificar a aplicação e as contribuições de uma proposta de medição de desempenho de um sistema de gestão da qualidade, visando facilitar e orientar a mensuração e análise do processo de melhoria contínua e a sustentabilidade do desempenho organizacional.
Jefferson Menezes de Oliveira, Vania de Fátima Barros Estivalete, Tais de Andrade e Vívian Flores Costa são os autores do sétimo artigo desta edição, denominado Gestão de pessoas e sustentabilidade: construindo caminhos por meio das práticas de capacitação. Este estudo visou identificar como a temática da sustentabilidade se configura entre as ações de capacitação oportunizadas pela área de gestão de pessoas de uma Instituição de Ensino Superior.
O oitavo artigo desta edição, Apelos saudáveis no Brasil: ajudando o público ou dando informações enganosas?, foi desenvolvido por Isadora do Carmo Stangherlin e Monique Raupp. Neste estudo, o objetivo consistiu em identificar e analisar as alegações nutricionais e de saúde presentes em embalagens de alimentos pré-embalados em um supermercado localizado na cidade de Porto Alegre, no sul do Brasil.
O artigo que finaliza esta edição, Arquétipos da gestão ambiental: proposição de um modelo a partir de empresas gaúchas, de autoria de Marlon Dalmoro e Carlos Candido da Silva Cyrne, teve como objetivo construir um modelo descritivo de comportamentos básicos (arquétipos) de gestão ambiental a partir da análise de como empresas gaúchas têm gerido a questão ambiental.
A edição especial da ReA, do ano de 2017, contempla temáticas de grande interesse da comunidade científica e empresarial e da sociedade de modo geral. Nela são abordados temas de diversas áreas, como: Administração Geral, Ciências Sociais Aplicadas, Estratégia, Negócios Internacionais, Gestão Ambiental, Empreendedorismo e Engenharia de Produção.
A presente edição, volume 10, relativa ao 5º Fórum Internacional Ecoinovar, é publicada em versão eletrônica e pode ser acessada no seguinte endereço: www.ufsm.br/reaufsm.
Agradecemos aos autores, avaliadores e membros do Conselho Editorial, do Comitê Executivo e da Equipe Técnica da ReA, pelo esforço e pela dedicação na elaboração desta edição.
Cordiais saudações,
Clandia Maffini Gomes, Drª Editora da ReA