Editorial
EDITORIAL
A terceira edição, volume X, da Revista de Administração da UFSM contém dez artigos, recebidos de autores de diversos estados brasileiros, tais como Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Amazonas.
Esta edição tem início com o estudo intitulado A Gestão por Processos e as Atividades Intensivas em Conhecimento: Um Estudo na Indústria de Bebidas, de autoria de Gustavo Fonti- nelli Rossés, Carla Rosane da Costa Sccott, Leoni Pentiado Godoy, Alexandre Fontinelli da Silva e Claudinei Viero. O foco desse estudo está centrado na análise das atividades intensivas do conhecimento em um determinado processo nas organizações da sociedade do conhecimento, contextualizado, por meio do estudo de caso, em uma indústria de bebidas da Cidade de Santa Maria, no Estado do Rio Grande do Sul.
A pesquisa de Carlos André de Melo Alves, Claudio Antonio Pinheiro Machado Filho, Ger-lando e Augusto Sampaio Franco de Lima, Estudos sobre a Responsabilidade Social Corporativa e as Reclamações Pertinentes às Ouvidorias dos Bancos, considerando o Porte e o Tipo de Controle no Brasil é o segundo artigo dessa edição. Este artigo busca demonstrar a evolução dos assuntos das recla-mações pertinentes às ouvidorias, considerando o porte e o tipo de controle de bancos no Brasil.
O terceiro artigo desta edição, Impactos da Adesão aos Níveis Diferenciados de Governança Corporativa sobre a Estrutura de Capital das Empresas Brasileiras é da autoria de Luis Renato Junqueira, Carlos Henrique Soares, Aureliano Angel Bressan e Luiz Alberto Bertucci. O objetivo desta pesquisa foi verificar se a redução do conflito de agência, por meio da adesão às práticas de Governança Corporativa, interfere na escolha da estrutura de capital das empresas brasileiras.
Douglas Wegner e João Carlos Bugs são os autores do quarto artigo dessa edição, de- nominado Caso de Ensino: Decisões Estratégicas na Gestão de Operações. Este caso tem como objetivo facilitar o processo de ensino-aprendizagem de temas relacio-nados a Pesquisa Operacional, como programação linear e teoria das restrições, estimulando os alunos a solucionar o problema da empresa e sugerir ações.
Facebook “Verde Amarelo” e Preferência de Uso da Rede para os Brasileiros é o quinto artigo desta edição, de autoria de Naiara Silva Ferreira, Emílio José Montero Arruda Filho e Mil- ton Cordeiro Farias Filho. O presente estudo buscou analisar a usabilidade do Facebook entre os participantes verde-amarelos nos ambientes online e offline, dada essa intensa conexão, com-partilhamento de conteúdos e a ampla gama de informações disponíveis no site às organizações.
O sexto artigo desta edição, As Implicações da Capacitação nas Crenças de Autoeficácia de Gestores Técnico-Administrativos de uma Instituição Federal de Educação Superior é de autoria de Keliane de Oliveira Cavalcante e Anielson Barbosa da Silva. O artigo objetiva analisar as implicações da capacitação de gestores técnico-administrativos de uma Instituição Federal de Ensino Superior sobre as suas crenças de autoeficácia no contexto da ação profissional.
Valderí de Castro Alcântara, Alex dos Santos Macedo, Edson Arlindo Silva, Ana Cristina Ferreira e Alcindo Cipriano Argolo Mendes são os autores do sétimo artigo desta edição, denomi-nado Modelo de Avaliação da Responsabilidade Ambiental Empresarial aplicado a Cadeia Produtiva do Agronegócio: Análises, Considerações e Críticas. O presente artigo busca apresentar o desenvolvimento, estrutura fatorial e discussões de um modelo de avaliação da responsabilidade ambiental empresarial adequado para a cadeia produtiva do agronegócio.
Efeito País de Origem e Comportamento do Consumidor: A Percepção Feminina sobre Cosméticos é o oitavo artigo desta edição, desenvolvido por Andrea Fanton, Fernanda Lazzari, Gabriel Sperandio Milan e Luciene Eberle. Este estudo analisa o efeito do país de origem no que diz respeito à confiança, ao afeto, à lealdade, ao valor hedônico e ao valor utilitário percebido pelas consumidoras em relação aos cosméticos.
O texto intitulado Estrutura de Propriedade e Remuneração dos Executivos é o nono artigo desta edição, de autoria de Viviane Theiss e Ilse Maria Beuren. O estudo objetiva verificar a relação da estrutura de propriedade com a remuneração dos executivos das empresas listadas na BM&FBovespa.
O artigo que finaliza esta edição, The Development of an ICT Framework for Business In- telligence at the Brazilian National Cancer Institute: A Case Study of Organizational Learning and Innovation, de autoria de Antônio Augusto Gonçalves e José Geraldo Pereira Barbosa. Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma estrutura de TIC para gerenciamento, processamento e análise de dados de câncer de grande escala no Brasil.
A terceira edição da ReA, do ano de 2017, contempla temáticas de grande interesse da comunidade científica e empresarial e da sociedade de modo geral. Nela são abordados temas de diversas áreas, como: Administração Geral, Ciências Sociais Aplicadas, Estratégia Socioambiental, Finanças Corporativas.
A presente edição, volume X, número 3, relativa ao terceiro trimestre de 2017, é publi- cada em versão eletrônica e pode ser acessada no seguinte endereço: www.ufsm.br/reaufsm.
Agradecemos aos autores, avaliadores e membros do Conselho Editorial, do Comitê Executivo e da Equipe Técnica da ReA, pelo esforço e pela dedicação na elaboração desta edição.
Cordiais saudações,
Clandia Maffini Gomes, Drª
Editora da ReA