Editorial
A primeira edição, volume XI, da Revista de Administração da UFSM contém dez artigos, recebidos de autores de diversos estados brasileiros, tais como São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, e dos países da Argentina e Espanha.
Esta edição tem início com o estudo Balanced Scorecard: uma proposta para a gestão estrátegica de uma cooperativa de crédito rural, de autoria de Silvana Dalmutt Kruger, Aline Simionato, Cleunice Zanella, Sérgio Murilo Petri. Este estudo propõe um modelo para a gestão estratégica organizacional de uma cooperativa de crédito, por meio da utilização do Balanced Scorecard (BSC) e das perspectivas propostas por Kaplan e Norton (1997), visando identificar quais são os benefícios que a implantação do BSC pode oferecer para uma cooperativa de crédito.
A pesquisa de Márcia Regina Santiago Scarpin, Denise Del Prá Netto Machado, Vanessa Edy Dagnoni Mondini e Giancarlo Gomes, intitulada Produção Científica de inovação no Brasil: uma análise sob a ótica das redes sociais é o segundo artigo desta edição. O estudo visa identificar a formação de redes sociais na produção científica de inovação no período de 2006-2012 nos periódicos Qualis/CAPES de alto impacto (A1, A2, B1 e B2) do Brasil.
O terceiro artigo desta edição, Atitudes Empreendedoras Dos Participantes Do Programa Estadual “Bom Negócio Paraná”, No Município De Francisco Beltrão – PR é de autoria de Elisane Bach, Gilberto Francisco Ceretta e Adilson Carlos Rocha, e objetivou verificar as características empreendedoras mais predominantes dos empresários participantes do Programa Estadual “Bom Negócio Paraná” da cidade de Francisco Beltrão.
Relacionamentos interorganizacionais entre empresas exportadoras e assessorias em comércio exterior: um estudo em díades no setor moveleiro é o quarto artigo dessa edição, de autoria de Tatiane Pellin Cislaghi, Fabiano Larentis, Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo e Gabriel Sperandio Milan, e analisou os relacionamentos interorganizacionais (RIs) entre empresas focais e membros de apoio (assessorias em comércio exterior), no contexto de cadeias de suprimento no setor moveleiro.
Elvis Silveira-Martins e Carlos Ricardo Rossetto são os autores do quinto artigo dessa edição, denominado Mapeamento da produção científica sobre incerteza ambiental em bases internacionais. O estudo mapeou a produção científica sobre o tema incerteza ambiental nas bases de dados internacionais ProQuest e EBSCO fornecendo resultados sobre o estado da arte deste assunto e as características dos trabalhos científicos já publicados.
O sexto artigo desta edição, A relação entre comunicação e comprometimento nas organizações, de autoria de Rodrigo Cunha da Silva, Elza Fátima Rosa Veloso, Leonardo Nelmi Trevisan e Joel Souza Dutra, teve como objetivo a exploração das relações entre a comunicação organizacional e a comunicação interpessoal, além das relações entre a comunicação e o comprometimento.
O texto intitulado Programas de Benefícios Sociais para Profissionais Brasileiros Como Forma de Reter Talentos: Um Estudo Exploratório, cujos autores são José Alberto Carvalho dos Santos Claro e Rogério Augusto Profeta, é sétimo artigo desta edição. O estudo busca constatar quais tipos de Benefícios Sociais (BS) são disponibilizados aos profissionais no Brasil e em quais setores de atividade econômica.
De autoria de Luiz Antônio de Carvalho Godinho, Gisele de Araújo Pereira e Marlusa Gosling, o oitavo artigo desta edição, Avaliação empírica de um modelo de antecedentes da lealdade dos clientes no setor varejista farmacêutico, objetivou validar um modelo e compreender como o valor percebido pelo cliente, a satisfação, a confiança e a lealdade se relacionam no contexto de um mercado tipicamente de conveniência - o mercado de drogarias.
Conhecimento tecnológico e intercomunicação como elementos de mudança da gestão comunitária de PME em silvicultura-indústria, desenvolvido por Nilda Catalina Tañski e Carlos Maria Jardon é o nono artigo desta edição. O estudo analisa o comportamento e as ações dos agentes, relacionados às mudanças produzidas pelo surgimento da tecnologia e comunicação entre empresas e seus efeitos nas PME no setor de indústria florestal e atividades relacionadas.
O artigo que finaliza esta edição, Explorando a Internacionalização de Multinacionais Emergentes por meio dos seus perfis de “Mentalidade Global”, de autoria de Germano Glufke Reis, Maria Tereza Leme Fleury, Afonso Fleury e Felipe Zambaldi aborda o tema da mentalidade global (MG) sobre a internacionalização e explora a diversidade de configurações da MG entre multinacionais brasileiras.
A primeira edição da ReA, do ano de 2018, contempla temáticas de grande interesse da comunidade científica e empresarial. Nela são abordados temas de diversas áreas, como: Marketing, Inovação, Contabilidade, Gestão de Pessoas, Empreendedorismo e Internacionalização.
A presente edição, volume XI, número 1, relativa ao primeiro trimestre de 2018, é publicada em versão eletrônica e pode ser acessada no seguinte endereço: www.ufsm.br/reaufsm. Agradecemos aos autores, avaliadores e membros do Conselho Editorial, do Comitê Executivo e da Equipe Técnica da ReA, pelo esforço e pela dedicação na elaboração desta edição.
Cordiais saudações,
Clandia Maffini Gomes, Drª
Editora da ReA