Servicios
Servicios
Buscar
Idiomas
P. Completa
APRESENTAÇÃO
Rodrigo Coppe CALDEIRA
Rodrigo Coppe CALDEIRA
APRESENTAÇÃO
Interações, vol. 12, núm. 21, pp. 1-3, 2017
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
resúmenes
secciones
referencias
imágenes
Carátula del artículo

APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO

Rodrigo Coppe CALDEIRA
Interações, vol. 12, núm. 21, pp. 1-3, 2017
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

O novo número da revista Interações traz o dossiê Religião e contemporaneidade. Além dos artigos que o compõem, também se publica artigos de temática livre e uma resenha.

No primeiro texto, trazemos o Editorial escrito por Emerson Sena, que faz uma reflexão epistemológica sobre a Ciências da religião e os novos desafios trazidos pelos objetos emergentes na contemporaneidade.

No primeiro texto do dossiê – Entre o político e o sagrado: o homo sacer contemporâneo – Glauco Barsalini e Ricardo Geraldo de Carvalho – discutem o tema do estado de exceção e do biopoder na contemporaneidade a partir do conceito de homo sacer de Giorgio Agamben.

No segundo texto – La cualidad humane y la cualidad humana profunda en las sociedades afectadas por la dinámica acelerada de las tecnociencias – Mariá Corbi analisa a emergência e desenvolvimento das tecnociências e seu impacto nos modos de vida, particularmente os religiosos.

No terceiro texto da seção – Corpo e vulnerabilidade: caminhos da teologia pós-moderna – René Dentz e Vicente de Paula Ferreira refletem sobre o tema do corpo no contexto pós-moderno a partir das perspectivas de Paul Ricoeur, buscando suas possíveis contribuições à teologia contemporânea.

No quarto artigo do dossiê – Procedimento público, religião e esfera pública em debate – Douglas Ferreira Barros e Diego Inácio Fernandes Vasconcellos discutem alguns limites à atuação de grupos religiosos na esfera pública a partir da reflexão de Jürgen Habermas.

Mailson Fernandes Cabral de Souza, em Laicidade e liberdade religiosa no Brasil: situando a discussão entre religião e política, discute o tema da laicidade em âmbito brasileiro, realizando um percurso histórico deste princípio e analisando a aprovação pelo Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público a recomendação da observação deste princípio constitucional.

No sexto artigo do dossiê – Uma reflexão acerca da tese gauchetiana da saída da religião – José Álvaro Campos Vieira reflete e problematiza o pensamento de Marcel Gauchet, ampliando-a a partir de uma análise do campo religioso brasileiro.

No sétimo e último artigo – Considerações sobre a relação entre religião e magia no senso religioso contemporâneo – Tatiane Aparecida de Almeida discute as relações entre magia e religião, analisando os impactos do que denomina de senso religioso contemporâneo.

Na seção de artigo temos três artigos.

O primeiro deles – O modelo religioso e o progresso ético da comunidade de Mateus na perspectiva de Max Scheler – Newton Aquiles von Zuben e Maiara Rúbia Miguel buscam, a partir da fenomenologia scheleriana do Sermão da Montanha, localizar o modelo religioso e entender a experiência ética do mundo na comunidade de Mateus.

No texto seguinte – Cristologia no relato da Paixão segundo Marcos (14,1 – 16,8): sob o ponto de vista do narrador – Junior Vasconcelos do Amaral busca identificar o ponto de vista do narrado da Paixão de Jesus no Evangelho de Marcos, a fim de trazer a tona os expedientes antropológicos, sociais, geográficos e teológicos.

Eduardo Marcos Silva de Oliveira fecha a seção com o texto O além-do- homem e o cristianismo. O autor trata de um período da filosofia nietzscheana, apresentando algumas de suas implicações em sua empreitada contra o cristianismo.

Na última seção da revista, Resenhas, José William Barbosa Costa, apresenta a obra A Santa Sé e o Estado Brasileiro, de Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa.

Ótima Leitura!

Material suplementar
Notas
Buscar:
Contexto
Descargar
Todas
Imágenes
Visualizador XML-JATS4R. Desarrollado por Redalyc