CARTA DOS EDITORES
O segundo número da décima edição da BASE – Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos traz artigos que contribuem de maneiras diferentes para a construção do Conhecimento científico em Administração e Contabilidade.
Dois artigos tratam de temas emergentes em contextos pouco explorados. O primeiro artigo trata de uma investigação sobre a ação gerencial para implementação de e-learning em escolas de negócio brasileiras. Através do método de grounded theory, os autores esquisaram sete escolas de negócio e propõem dois padrões de implementação de e-learning nesse contexto. O segundo trata do custeio das atividades técnicas de nucleação para recuperação ambiental em áreas de exploração petrolífera da Amazônia. Três técnicas de nucleação para recuperação ambiental foram avaliadas através do método de custeio baseado em atividades (ABC).
O terceiro artigo publicado nessa edição trata de um ensaio teórico sobre a teoria institucional. Diferente de outros artigos sobre esse mesmo tema, entretanto, esse artigo utiliza a semiótica para identificar significados nos artigos publicados sobre o tema, proporcionando, assim, uma nova perspectiva dessa teoria.
A prática de divulgação de informações sobre ativos intangíveis é o tema do quarto artigo apresentado nessa edição. Baseado em uma análise de 125 empresas, os autores avaliam se a divulgação de tais informações pode estar associada com um melhor desempenho financeiro.
O quinto artigo avalia o impacto estratégico da terceirização da infraestrutura de tecnologia de informação. Com base na técnica de estudo de eventos, os autores testam a ideia de que a terceirização da infraestrutura de TI pode ser estratégica para as empresas, pois tal prática libera recursos para utilização em atividades ligadas ao foco de negócio das empresas.
Por fim, os dois últimos artigos tratam do tema de internacionalização de empresas brasileiras. O sexto artigo publicado nessa edição trata da internacionalização de empresas brasileiras da indústria da carne para o mercado Russo. Utilizando o modelo revisado de Uppsala, os autores conduziram quatro estudos de caso com frigoríficos brasileiros. Similarmente, o último artigo avalia o modo de entrada de empresas brasileiras em mercados emergentes, como o da Ásia. Com base no framework conceitual proposto por Peng (2009), os autores realizaram um estudo de caso para avaliar a influência da indústria, das instituições e dos recursos da empresa para tal modo de internacionalização.
Desejamos a todos uma ótima leitura!
Rafael Teixeira
Carlos A. Diehl