CARTA DOS EDITORES
O segundo número da décima segunda edição da BASE – Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos traz seis novos artigos das áreas da Administração e Contabilidade.
O primeiro artigo, de Jucelia Appio e Bruno Henrique Rocha Fernandes trata da relação entre gestão de pessoas e performance organizacional fazendo uso de informações da pesquisa “Melhores Empresas para Você Trabalhar” no Brasil. Dentre outros resultados, os autores mostram que o conjunto das práticas de gestão de pessoas influencia na performance dos índices de turnover: quanto mais aplicadas forem as práticas, menores os índices de turnover.
No segundo artigo, Rodrigo Fernandes Malaquias e Sirlei Lemes utilizam o método de equações estruturais para estimar a relação entre evidenciação contábil e volatilidade. Os resultados apontaram que empresas com maiores níveis de evidenciação apresentaram menor volatilidade nos retornos de seus títulos.
No terceiro artigo, Cristiane Drebes Pedron e seus co-autores investigam as estratégias de relacionamento entre empresa e bloggers no setor da cosmética por meio de estudos de caso. Os resultados apontam um conjunto de exemplos de como se dá a parceria entre as marcas e os bloggers as etapas para a construção dos relacionamentos das empresas com os bloggers.
No quarto artigo, Fernanda Maria Müller, Marcelo Brutti Righi e Paulo Sergio Ceretta utilizam o método de regressão quantílica para avaliar a eficiência de mercado no Brasil. Os resultados permitem concluir que o Ibovespa se comporta de maneira distinta aos pressupostos da hipótese de eficiência de mercado na forma fraca.
O quinto artigo desta edição, de autoria de Henrique César Melo Ribeiro, Benny Kramer Costa e Manuel Portugal Ferreira, traz um estudo dos últimos 23 anos de produção acadêmica em periódicos internacionais sobre o tema Governança Corporativa nos Esportes. O trabalho permite identificar diversas características da produção científica sobre o tema e sua evolução ao longo dos anos.
O artigo final, de autoria dos pesquisadores Sandra Mara de Andrade, André Luiz Fischer e Silvio Roberto Stefano, busca investigar como a percepção dos funcionários sobre confiança se manifestam no clima organizacional. Utilizando dados primários de diversas organizações brasileiras os autores mostram, dentre outros resultados, que a percepção sobre confiança organizacional e interpessoal interfere no resultado geral do clima organizacional das empresas pesquisadas.
Desejamos a todos uma ótima leitura!
Rafael Teixeira
Cristiano Machado Costa