Secciones
Referencias
Resumen
Servicios
Descargas
HTML
ePub
PDF
Buscar
Fuente


EDITORIAL
Passagens. Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica, vol. 9, núm. 2, pp. 167-169, 2017
Universidade Federal Fluminense

Editorial

Passagens. Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica (vol. 9, n. 2) avança na reflexão latino-americana, com destaques para: (a) o pioneirismo do integracionismo bolivariano no congresso do Panamá, em 1826; (b) a circulação das ideias, a escrita da história e a diplomacia nas relações entre Brasil e Argentina; (c) a recente história política do Haiti encarnada na liderança de Jean Bertrand Aristide; (d) o instante político do golpe de 1964 no Brasil, já passados 53 anos; e) as experiências de Reforma e Contrarreforma Agrária no Peru e no Chile (1962-1997).

A teoria política sobre Cidadania e Direitos Políticos comparece focada nos primeiros anos da Revolução Francesa (1788-1790) e nas apropriações dos direitos humanos na experiência brasileira com relação à Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). Chamamos especial atenção para o ensaio de Dan Kaminski, “A improvável autonomia da criminologia: uma visada histórica e metodológica”. O principal objetivo de Dan Kaminski é, baseando-se paradoxalmente em pré-requisitos positivistas, testar, a partir do olhar desses pré-requisitos, a autonomia científica do percurso criminológico. Dan Kaminski é professor titular da Universidade Católica de Louvain, Bélgica, e membro do CRID&P (Centre de recherche interdisciplinaire sur la déviance et la pénalité). Membre du CRID&P. Faculté de Droit et de Criminologie. Collège Thomas More, Louvain-la-Neuve – Belgique. A presente versão em francês vem seguida da tradução para o português realizada por Ana Míria dos Santos Carvalho, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense; mestre em Direito e Criminologia pela Universidade Católica de Louvain (orientanda de Dan Kaminski) e bacharel em Direito pela Universidade do Estado da Bahia.

Na secção LITURATERRA, o foco é a obra do Professor Dr. Luiz Werneck Vianna intitulada Ensaios sobre Política, Direito e Sociedade, São Paulo: Hucitec, 2015.

Do ponto de vista da origem institucional estão presentes o Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (PROLAM-USP) através de Alexandre Ganan de Brites Figueiredo e Márcio Bobik Braga, Livre-Docente da USP, atuando na Faculdade de Economia e Administração (campus de Ribeirão Preto). Estão representados ainda o Programa de Pós-Graduação em História Social da UERJ/FFP através da historiadora Ana Paula Barcelos Ribeiro da Silva, bolsista Pro-Ciência (FAPERJ).

Neste número estão ainda Cristina Ferreira (doutora em História pela UNICAMP), professora de História do Brasil e Pesquisa em História na Universidade Regional de Blumenau (FURB), bem como coordenadora do Centro de Memória Oral e Pesquisa (CEMOPE). César Belan, advogado e mestre em Direito Penal (Universidade Católica de Santa María, Peru), licenciado em Educação pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos e Docente do Seminario Arquidiocesano de San Jerónimo – Arequipa, Peru e da PUC-SP. Eduardo Baker é doutorando em Direito pela PUC-Rio e mestre em Direito pela UERJ. Enquanto Jonathan Marcel Scholz é doutorando do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia, com mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Maringá, Paraná (2014) e graduado em História pela Universidade do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná. O historiador Vanderlei Vazelesk Ribeiro é professor de História da América da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Bolsista de Produtividade CNPq, com o projeto “Movimentos Camponeses no Brasil e no Peru: da Ascensão dos Regimes Militares à emergência do neoliberalismo (1961-2000)”. Por fim, Simone Braghin é mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia/UFSCar; bacharel em Ciências Sociais pela mesma universidade e membro do Núcleo de Estudos em Direito, Justiça e Sociedade (NEDJUS/PPGS).

Atestamos assim a variedade e a diversidade internacionais uma vez mais asseguradas em artigos de substantiva qualidade, mas também presente na representação equilibrada das contribuições do Brasil, nas suas distintas regiões. Não é sem razão que Passagens foi aprovada para inclusão em mais duas bases de dados: REDIB: Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico e DOAJ: Directory of Open Access Journals.

Agradecemos a todos e todas que colaboram neste número.

Este vol. 9 n. 2 de Passagens é dedicado in memorian a Dilson Fonseca da Motta, recém falecido em Passa Quatro, MG, nas terras altas da Serra da Mantiqueira. Sociólogo, professor assistente do quadro efetivo do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ desde 1974, e no qual esteve como vice-diretor (1984-1987). Foi pesquisador associado do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana - NECVU - IFCS (UFRJ). Teve formação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973). Foi membro fundador e diretor executivo do Socii - Pesquisadores Associados em Ciências Sociais, uma das primeiras organizações de pesquisa independente no campo das Ciências Sociais no Brasil, grupo formado por diversos pesquisadores e professores na década de 70. É autor do livro Crime: o social pela culatra em co-autoria com Michel Misse, e da pesquisa editada em livro pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, "Delinquência Juvenil na Guanabara: um estudo sociológico”, em parceria com diversos autores. Atuou como pesquisador no GT sobre “Direito e Sociedade” com F.A. de Miranda Rosa, Gisálio Cerqueira Filho e Tereza Miralles, no CEJUR (Centro de Estudos Jurídicos da Guanabara). Foi coordenador do PROGRIDE (Programa de Inovação e Desenvolvimento Educacional), com o Dr. Ivair Itagiba Coelho Lisboa, projeto vinculado a UERJ.

Autor notes

1 Professora Titular do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense. Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973). Mestre em Ciência Política pelo IUPERJ (1979), doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (1987). Realizou pesquisa de pós-doutorado na Biblioteca Nacional de Lisboa (1999), como Bolsista de Investigação da Fundação Luso-Brasileira para o Desenvolvimento dos Povos de Língua Portuguesa. Em 2010 foi contemplada com Bolsa de Investigação para Estrangeiros da Fundação Calouste Gulbekian, Lisboa (Portugal), que fomentou a realização de estágio de pós-doutorado. Cientista do Nosso Estado (FAPERJ), triênios 2018/2020 e 2009/2011. É professora universitária na área de História desde 1974; e teve seu primeiro projeto de pesquisa fomentado pelo CNPq em 1977. Foi Bolsista de Produtividade do CNPq entre 1984 e 2000 (Pesquisadora I-C); retornou ao programa de Bolsas de Produtividade em 2005. Professora do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense desde 1977; atua no Programa de Pós-Graduação em História (desde 1987) e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (desde 2004). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Política, Teoria da História e História Moderna e Contemporânea. Foi professora e pesquisadora na área de Ciência Política , com ênfase em Teoria Política, entre 1987 e 1992. Atua principalmente nos seguintes temas: história do poder e da política; história das idéias políticas e da cultura política; história do direito e das instituições. Atua, desde 2006, na Comissão de Biblioteca do PPGH/UFF, que vem ampliando o alcance das modernizações empreendidas para toda a área de ciências humanas e sociais da UFF (projetos contemplados com recursos do PROINFRA-Finep, Pró-Equipamentos da CAPES e Apoio à Bibliotecas-FAPERJ). Foi Bolsista do Programa Cientista do Nosso Estado (CNE-FAPERJ) no triênio 2009-2011). Coordenou projeto integrado de pesquisa dentro do Edital Pensa Rio (FAPERJ), triênio 2012-2014. Bolsista do Nosso Estado (CNE-Faperj) triênio 2018-2020. É Editora de Passagens. Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica - http://www.historia.uff.br/revistapassagens/
2 GISÁLIO CERQUEIRA FILHO tem 56 anos de docência no Rio de Janeiro, 47 deles como professor do ensino superior do Brasil. Em 2015 sua obra foi discutida em eventos, seminários e comemorações acadêmicas. Ver http://www.historia.uff.br/stricto/files/public_ppgh/hol_2016_lcp_questaoReligiosa.pdf Como Decano, foi Diretor "pro tempore" do (ICHF-UFF) em 2005. É Professor Titular de Teoria Política, por concurso de provas e títulos. Coordena o "Seminário Internacional Permanente sobre Subjetividade e Política" (LCP-UFF). Aposentou-se aos 70 anos, em janeiro de 2016 e atua no quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFF na área de pesquisa "teoria política e interpretações do Brasil". É pesquisador sênior e um dos coordenadores do Laboratório Cidade e Poder (LCP-UFF) http://www.historia.uff.br/lcp/ Ex-Presidente do Forum Universitário Mercosul (FoMerco), eleito para o biênio Setembro de 2009 a setembro de 2011. Ex-diretor do Departamento de Sociologia e Política da PUC-RIO (1983-1988), Gisálio Cerqueira Filho é Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil , FNFi - UB (1969), hoje UFRJ. Tem especialização em Métodos e Técnicas de Pesquisa (FGV- RJ - 1971), Mestre em Ciência Política (IUPERJ -1975), Doutor em Ciência Política (USP -1980) , pós-doutorado na Biblioteca Nacional de Lisboa, Portugal (1999). Professor Titular de Sociologia (aposentado) da Universidade Cândido Mendes (UCAM). Professor Associado Doutor Avançado (aposentado) da PUC-RIO. Foi fundador do Programa de Mestrado em Pensamento Social e Político no Brasil (PUC-RIO) e exerceu mandato como professor eleito na qualidade de representante do CCS (PUC-RIO) no Conselho Curador da Fundação Padre Leonel Franca. Ex-professor do Programa de Pós-graduação da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-FIOCRUZ). Foi membro fundador e diretor executivo do Socii ( Pesquisadores Associados em Ciências Sociais ), uma das primeiras organizações de pesquisa independente neste campo no Brasil, grupo formado por diversos pesquisadores e professores na década de 70. Atuou no Centro de Formação Intercultural (CenFI), Petrópolis, na recepção e formação (cultura brasileira e teoria política) de missionários católicos estrangeiros que vinham trabalhar em diferentes prelazias localizadas no "Brasil profundo". É pesquisador sênior na Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF), São Paulo, fazendo parte da Comissão de Seleção da AUPPF(1917-1920). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura e ideologia, estado democrático, ideologia e direito, politica e psicanálise, história política, direito e sociedade. É membro do Research Committee on Sociology of Law (RCSL/ ISA), da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e da Associação Nacional de História (ANPUH). É membro da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), do Conselho Editorial da Editora Escuta, São Paulo, e do Conselho Consultivo da Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_s Editor de PASSAGENS - Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica on line http://www.historia.uff.br/revistapassagens/ Por muitos anos foi pesquisador do CNPq., alcançando o nível I .Tem atuado como consultor ad-hoc da CAPES e da FAPERJ. Desde 2010 vem trabalhando no âmbito dos convênios internacionais do Laboratório Cidade e Poder (LCP-UFF) com a Universidade Técnica de Lisboa (UTL-ISCSP), hoje ULisboa, e Universidade de Buenos Ayres (UBA-GEHBP). Desde setembro de 2011 dirige o Núcleo Observando o Sul (NOS) no LCP-UFF. Participa, desde 2017, do Projeto de co-tutela com Université Paris 3-Sorbonne Nouvelle. Defsa prevista para dezembro de 2020. Vasta obra publicada no Brasil e no exterior e com forte impacto acadêmico.

Ligação alternative



Buscar:
Ir a la Página
IR
Visualizador XML-JATS4R. Desarrollado por