Editorial

Editorial
Estamos comemorando nove anos de atividade desde que Passagens. Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica foi fundada em Milano em encontro internacional do Research Committee on Sociology of Law (RCSL-ISA), ao qual estivemos presentes. Ele realizou-se complementarmente em Como, Itália.
Os leitores podem conferir o nosso júbilo, uma revista on line robusta editada no Rio de Janeiro (Universidade Federal Fluminense – UFF) com atenção muito especial para o paradigma inter e multidisciplinar realizado sempre com critério, especialmente na construção do objeto teórico e nos dados empíricos revelados e/ou compulsados na demonstração (ou não) das hipóteses apresentadas.
O leitor pode conferir o avanço nas bases de dados em que Passagens. Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica está indexada. Somos uma das raras revistas acadêmicas que apresenta resumos em mandarim chinês, ao lado do inglês, francês, espanhol e português. Nestes últimos quatro idiomas publicamos também artigos, desde que aprovados pelos pareceristas, nos idiomas originais em português, inglês, espanhol e francês; não tendo sido poucos os autores estrangeiros que solicitam que o artigo fosse publicado em português tendo em vista o interesse que têm pelo Brasil e de serem lidos no idioma lusófono.
Neste número, e são anos de trabalho duro e regular com publicação ininterrupta do periódico, temos a satisfação de publicar dois autores estrangeiros; um da Universidad de Guadalajara, México (Jorge Alberto Trujilo Bretón) e outra de La Habana, pesquisadora titular e Diretora de Pesquisas del Archivo Nacional de la Republica de Cuba (Yolanda Dias Martinez), além da Dra. Beatriz Bíssio, professora da UFRJ e cidadã do mundo, pelo relevante trabalho no campo das relações internacionais nos “Cadernos do Terceiro Mundo”. Das unidades da federação brasileira comparecem o Rio Grande do Sul (UFRGS e UNISINOS), Rio de Janeiro (UFRJ, UFF, UNIRIO), Minas Gerais (UNIMONTES, Montes Claros), Bahia (Universidade Estadual de Feira de Santana e Universidade Federal do Oeste da Bahia) e Pará (Universidade Federal do Oeste do Pará). Que os leitores observem que os artigos cobrem o Brasil na sua diversidade e assim tem sido ao longo destes nove anos de existência.
Desde os temas mais locais aos temas mais globais, todos, rigorosamente todos, são relevantes e merecem a nossa cuidadosa atenção.
Desejamos ótima leitura!
Os editores.