Servicios
Servicios
Buscar
Idiomas
P. Completa
Editorial
Gizlene Neder; Gisálio Cerqueira Filho
Gizlene Neder; Gisálio Cerqueira Filho
Editorial
Passagens. Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica, vol. 11, núm. 1, pp. 1-3, 2019
Universidade Federal Fluminense
resúmenes
secciones
referencias
imágenes
Carátula del artículo

Editorial

Editorial

Gizlene Neder
Universidade Federal Fluminense, Brasil
Gisálio Cerqueira Filho
Universidade Federal Fluminense, Brasil
Passagens. Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica, vol. 11, núm. 1, pp. 1-3, 2019
Universidade Federal Fluminense

Este número de Passagens. Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica, Vol. 11, n. 1, janeiro-abril, 2019 é histórico, pois ele dá acesso em língua portuguesa a um artigo do eminente Professor Titular na Stanford Law School, Dr. Lawrence Friedman, a quem muito agradecemos. Ele foi originalmente publicado em inglês há exatos 24 anos e 7 meses na revista Ratio Juris, vol. 7, n. 2, julho de 1994 (páginas 117-131) e continua atual. Que os leitores em português tenham agora um acesso direto a este importante artigo é uma contribuição que todos realizamos para o mundo lusófono.

A permissão para tradução e publicação foi realizada graças à mediação intelectual e trabalho do Dr. Pedro Fortes, Professor Visitante no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGD/UFRJ) e Pesquisador Associado CSLS da Universidade de Oxford (Centre for Socio-Legal Studies). Ele prontamente atendeu ao nosso convite e, não apenas como mediador quanto traduziu o referido ensaio e escreveu o artigo “O Expositor da Cultura Jurídica e da História do Direito: Pioneirismo e Impacto de Lawrence Friedman”. Também somos muito gratos ao Pedro. Recordamos de uma mesa-redonda com apresentação de trabalhos num encontro realizado pelo Reseach Committee on Sociologia of Law/ International Sociological Association (RCSL-ISA) na Academia de Ciências de Budapest, 2003, com a presença do Dr. Lawrence Friedman (chair), além dos Doutores Fuenzalida, E., Neder, G., Perdomo, R. e Cerqueira Filho, G.

O nosso paper de então denominava-se “The Sons of Law”.

Germán A. de la Reza comparece neste fascículo com o trabalho “Confederations as a Balancing Power Device: the Continental Treaty of Santiago (1856)”. Ph.D em Filosofia pela Université de Toulouse Le Mirail, e Ph.D. em Economia pela Université de Paris II, o autor é professor e pesquisador da Universidad Metropolitana Autonoma de México e membro regular da Academia Mexicana de Ciências.

Ricardo Borrmann, doutor em História Cultural pela Ludwig-Maximilians-Universität-LMU (Munique/Alemanha), e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federa Fluminense é atualmente docente da Bremen Universität, Alemanha; nos brinda com “Vigo, vulgo Almereyda de Paulo Emílio Salles Gomes: A subjetividade na história do cinema”, numa perspectiva que contempla de forma inovadora a questão da cultura cinematográfica. Destaque para a subjetividade, política e religiosidade na história do cinema...

Henrique Barahona tem um duplo Doutorado: em História Social e em Sociologia e Direito, ambos pela Universidade Federal Fluminense. É Pesquisador do Laboratório Cidade e Poder do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Federal Fluminense. Sua pesquisa aborda um “estudo de caso”. O artigo tem como objeto a crítica da remoção judicial dos moradores da Aldeia Imbuhy, uma comunidade tradicional litorânea do Rio de Janeiro (Jurujuba, Niterói) tendo como pretexto a servidão militar ao redor do antigo forte D. Pedro II edificado na Ponta do Imbuhy, dentro da qual supostamente nenhum pescador pode residir ou trabalhar. Em jogo estão: o conceito de direito, a noção de “comunidade tradicional” de uma aldeia (Imbuhy) e o conflito entre a remoção proposta pelo poder público federal e o direito à vida comunitária dos pescadores locais.

Gabriel Melo Viana, é mestre em Direito e doutorando pela USP (Universidade de São Paulo), e ainda Professor Titular de Teoria Geral de Direito Civil e Coordenador do Curso de Direito do Centro Universitário Regional do Brasil (UNIRB), em Arapiraca, Alagoas. Seu trabalho intitula-se “O caráter humanitário da legislação mesopotâmica: análise do direito penal da terceira dinastia de Ur”. Ao se debruçar sobre as referidas leis, editadas cerca de três séculos antes do famoso Código de Hamurabi, o autor constata que elas previam punições consideradas mais humanas e brandas em comparação a outras legislações da época e posteriores.

Flávia Beatriz Ferreira de Nazareth é professora da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ). Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense, além de bacharel e licenciada em História pela mesma universidade; é especialista em Ensino de História e Ciências Sociais pela Faculdade de Educação (UFF). Pesquisadora associada da ANPUH (Associação Nacional de História) e membro da AHILA (Asociación de Historiadores Latinoamericanistas Europeus). Seu ensaio intitula-se “A construção da memória de Rui Barbosa: uma pauta política”. Ousada, a pesquisadora escapa da mitologia política tradicional para focar a análise no protagonista político Rui Barbosa e nos efeitos de suas ações concretas.

Wallace Santos de Moraes, Doutor pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ e professor de Ciência Política, atuando no Programa de Pós-graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Luciana Simas, doutora em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC/UFRJ), com intercâmbio na Universidade da Flórida - Levin College of Law, assinam em coautoria “Ação direta do trabalhadores e conquista de direitos no Brasil: o caso da Primeira República”. Eles são respectivamente bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e advogada, com especialização em Direito Público, integrante do Grupo de Pesquisa Saúde nas Prisões, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz).

Por fim, na seção LITURATERRA é abordada a obra Eric Vuillard. El Ordem del dia (Premio Goncourt, 2017), tradução para o espanhol por Javier Albiñana Serain, Tusquets, 2018.

É impressionante como esta análise revela verossimilhança com os acontecimentos internacionais da hora presente em geral, bem como com a conjuntura política brasileira, em particular. A conferir...

Material suplementar
Notas
Buscar:
Contexto
Descargar
Todas
Imágenes
Visualizador XML-JATS4R. Desarrollado por Redalyc