Editorial
Neste número da Revista Pensamento Contemporâneo em Administração (RPCA), trazemos artigos que representam os pesquisadores de várias partes do país e registramos o quanto isto é importante para o desenvolvimento das pesquisas e da pós-graduação no Brasil.
Patrimônio sem herdeiro: a questão da intencionalidade incorporada na transmissão do saber-fazer em um negócio familiar (Heritage without an heir: the issue of embodied intentionality in family business know-how transmission ), de Marina Dantas de Figueiredo, relata como a transmissão de saberes práticos resulta da intencionalidade corporificada e perpetua estruturas sociais, culturais e históricas específicas. O contexto da empresa familiar estudado mostra que o processo de transmissão do saber-fazer segue uma intencionalidade específica explicada pelas relações tradicionais. Embora tal saber-fazer oriente um sistema de produção relativamente simples, o fato de a maioria das pessoas nele envolvidas não atingir o domínio completo indica que a transferência desse saber corporificado é mais do que a vontade ou o interesse em ensinar e aprender essa prática.
Fatores de decisão na adoção de smart contracts em empresas brasileiras (Decision-making factors in the adoption of smart contracts in Brazilian companies), de Alan Moreira Lopes, Jurandir Peinado, Fernando Ressetti Pinheiro Marques Vianna e Francis Kanashiro Meneghetti, apresenta os principais fatores na adoção de contratos inteligentes e a forma como esses fatores são conhecidos e levados em consideração pelas empresas brasileiras. Assim, realizamos 30 entrevistas entre empresas brasileiras. Os resultados confirmaram a existência de um alinhamento entre as perspectivas das características, benefícios e fatores de adoção dos contratos inteligentes. Além disso, foi possível concluir que a prática de contratos inteligentes ainda é incipiente no Brasil, e as perspectivas de aplicá-los nas empresas têm sido estimuladas pelas restrições sanitárias impostas pelo combate ao COVID-19.
Causation e Effectuation: lógica predominante dos ex-empretecos (Causation and Effectuation: predominant logic of ex-empretecos), de Caroline de Albuquerque Mourão Alves, Afrânio Galdino de Araújo, Felipe Luiz Neves Bezerra de Melo e Fernando Antonio de Melo Pereira Lhamas, apresenta uma análise das relações entre as abordagens Causation e Effectuation, a partir de abordagem quantitativa: foi avaliada a estrutura fatorial da escala utilizada, seguida por Regressão Robusta. Os resultados evidenciam que ambas as abordagens são contundentes e que há coexistência de ambas as abordagens nas tomadas de decisões dos ex-Empretecos, com predominância da Causation.
Educação financeira e vieses cognitivos: análise considerando variáveis sociodemográficas (Financial education and cognitive biases: analysis considering sociodemographic variables), de Nathállya Etyenne Figueira Silva e Wenner Glaucio Lopes Lucena, analisa a relação entre o excesso de confiança e aversão à perda e a educação financeira, considerando variáveis sociodemográficas. A amostra da pesquisa foi composta por de 1.080 participantes e, após aplicação das técnicas estatísticas, os resultados mostraram que o conhecimento financeiro percebido, o sexo, a idade, e a renda estão associados à probabilidade de o indivíduo exibir excesso de confiança em suas decisões.
Heurísticas e vieses no empreendedorismo e finanças comportamentais à luz do filme A Livraria (Heuristics and biases in the entrepreneurship and behavioral finances in the movie the bookshop), de Danilo Moreira dos Santos, apresenta uma análise fílmica, examinando cenas e fatos contrastados com conceitos cotejados na literatura. Verificou-se que, dada a racionalidade limitada, as decisões observadas sofrem influência de diversos vieses cognitivos, desde decisões iniciais da protagonista empreendedora, baseadas em experiências, emoções e sentimentos individuais, até suas decisões posteriores e de outros personagens influentes na trama, corroborando-se semelhantes visões sobre o tema.
Sustentabilidade, produção e sucessão geracional em propriedades leiteiras mineiras (Sustainability, production and generational succession in dairy farms of Minas Gerais), de Leandro Carvalho Bassotto, Marcos Aurélio Lopes, José Willer do Prado e Lucas Fonseca Costa, utiliza a Modelagem de Equações Estruturais para testar nove hipóteses identificadas na literatura sobre o tema. Verificou-se que a propriedade social e economicamente sustentável pode contribuir com o aumento da sucessão familiar. Além disso, propriedades que produzem mais leite podem ter maiores possibilidades de contribuírem para que jovens permaneçam na atividade leiteira. A sucessão geracional foi influenciada, de forma direta, pela sustentabilidade econômica e social e, de forma indireta, pela escala de produção.
Fatores para o desenvolvimento de inovação social em empresas sociais brasileiras (Factores for the development of social innovation in Brazilian social enterprises), de Lucilene A. Carvalho Silva, mostra que a inovação social (IS) apresenta dificuldades e o gerenciamento de fatores e o uso de práticas de gestão podem influenciar o sucesso da inovação. Através do método survey com 53 empresas sociais (ES), utilizando a análise de regressão multivariada, identificou-se que as práticas de gerenciamento de risco e gestão de stakeholders impactam diretamente o desempenho da IS em ES. A partir desses resultados, construiu-se um modelo de gestão da IS com o objetivo de apoiar os empreendedores sociais na escolha e utilização de ferramentas mais eficientes no processo de IS.
Trabalho gerencial: contradições e expectativas no discurso de gerentes (Management work: contradictions and expectations in management speech), de Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo, Ana Lúcia Magri Lopes e Vilma Santos Pereira de Faria, a partir de uma pesquisa qualitativa, descritiva, com 40 gerentes homens e mulheres, apontam três categorias associadas às contradições vivenciadas no ambiente de trabalho: significado do “ser gerente”, autonomia do gerente versus (in)subordinação dos funcionários, bônus versus ônus do cargo gerencial. As expectativas estão relacionadas às estratégias para a carreira gerencial e desejo de permanecer atuando como gerente, apesar dos desafios e adversidades da função.
Examinando a teoria do trabalho como um chamado: consequências e religiosidade (Examining the work as a calling theory: consequences and religiosity), Luiz Felipe Magnago Blulm e Adonai José Lacruz, examina o impacto do chamado ocupacional no desempenho e satisfação no trabalho, Burnout, no Workholism e o papel moderador da religiosidade na relação entre viver um chamado ocupacional e o burnout. Foi utilizada a técnica Partial Least Squares Path Modeling (PLS-PM), com uma amostra de 241 respondentes. Os resultados indicam que viver um chamado traz maiores níveis de desempenho e satisfação no trabalho, reduz os níveis de burnout, contrariando o proposto pela WCT, e aumenta o Workaholism. A religiosidade moderou a relação entre viver um chamado ocupacional e os níveis de burnout, enfraquecendo tal relação.
Investigação dos comportamentos de cidadania organizacional, espiritualidade e satisfação no trabalho pelo método AHP: estudo com trabalhadores de uma prefeitura do RS (Investigation of organizational citizenship behaviors, spirituality and job satisfaction at work using the AHP method: a study with workers in a city hall in RS), de Michel Barboza Malheiros, Taís de Andrade, Roger da Silva Wegner e Vanessa Piovesan Rossato, teve duplo objetivo: identificar quais são os critérios de maior e de menor prioridade dos CCO, EAT e ST dos trabalhadores de uma prefeitura do Centro Oeste do RS e traçar ações de melhoria para os critérios menos priorizados. Por meio do método AHP, 233 trabalhadores de uma prefeitura participaram do estudo. Os resultados revelaram os critérios mais e menos priorizados, podendo ser traçadas ações de melhoria para estes últimos, bem como verificar a percepção dos CCO, da espiritualidade e da satisfação.