Nesta edição iniciamos o Fórum de Métodos de Pesquisa em Administração, por meio do qual pretendemos valorizar as práticas metodológicas vivenciadas através de alternativas de escolha, implantação ou avaliação. Neste contexto, incentivamos duas alternativas de participação no Fórum: relatos de pesquisa ou artigos científicos.
Nos relatos de pesquisa, procuramos conhecer experiências descritas numa linguagem “storytelling”, a qual permita aos pesquisadores compartilharem detalhes de suas trajetórias de investigação.
Na forma de artigos científicos, motivamos a comunidade acadêmica a participar com experiências que considere inovadora seja em ensaios teóricos ou em pesquisas teórico-empíricas destacadas pela inovação na aplicação de diferentes métodos de pesquisa.
Nesta edição – Vol. 23 N. 03 – selecionamos as seguintes pesquisas:
dois artigos envolvendo qualidade de vida e saúde no trabalho: um sobre professores no Brasil e no Canadá e outro sobre fisioterapeutas;
dois artigos com enfoque em desenvolver inovação: uma sobre competências da organização, e outra sobre a cooperação em rede de parque tecnológico;
dois artigos no campo da estratégia: um estudo qualitativo sobre recursos estratégicos que promovem competitividade em food trucks, e um estudo de caso que analisa a mudança estratégica em uma federação das indústrias brasileira;
um artigo que analisa as manifestações das dimensões do “empoderamento” entre mulheres empreendedoras;
um caso para ensino que visa refletir sobre as atividades de capacitação adotadas na UNIMED Grande Florianópolis entre 2008 e 2010, e
um relato de pesquisa descrito com base em storytelling - a primeira publicação no Fórum de Métodos de Pesquisa - que descreve o processo criativo da pesquisa, com a utilização combinada de diferentes métodos de coleta e análise de dados.
O primeiro artigo – “SENTIDO DO TRABALHO E FATORES DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: a percepção de professores brasileiros e canadenses” – é de autoria de Ana Alice Vilas Boas e Estelle M. Morin. Este estudo avalia os fatores de qualidade de vida no trabalho (QVT) para os professores que atuam no Brasil e no Canadá e correlaciona-os com o sentido do trabalho. Entre as conclusões obtidas, as autoras constataram que os professores canadenses encontram mais autonomia, oportunidades de desenvolvimento profissional e reconhecimento em seu ambiente de trabalho do que os brasileiros.
O segundo artigo – “RISCOS DE ADOECIMENTO NO TRABALHO DE FISIOTERAPEUTAS: uma abordagem psicodinâmica” – é de autoria de Daniel Milanez Carvalho e Fernando Coutinho Garcia. Com fundamento nos conceitos da Psicodinâmica do Trabalho (PDT), este estudo analisa os riscos de adoecimento no trabalho de fisioterapeutas com atuação em organizações da região metropolitana de Belo Horizonte. Os resultados apontam que os fisioterapeutas estão sujeitos a contradições no contexto de trabalho, as quais geram mais vivências de sofrimento e podem colocar sua saúde em risco. Os autores recomendam a adoção de políticas de integração e valorização deste profissional tanto no âmbito das organizações quanto no campo social.
O terceiro artigo – “COMPETÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO INOVADORA: um estudo em empresas do Instituto Paulista de Excelência da Gestão e Fundação Nacional da Qualidade” – é de autoria de Adriana Baraldi, Marcos Augusto de Vasconcellos, Luiz Carlos Di Serio, Silvana Marques dos Santos Pereira e Alexandre Luis Prim. O artigo identifica lacunas na gestão de inovação de empresas com base na metodologia do Fórum de Inovação da FGV/EAESP. Como contribuição, os autores evidenciam a dificuldade de as organizações gerarem resultado de inovação em função de competências que o antecedem.
O quarto artigo – “BETA TECHNOLOGY INNOVATION PARK: THE IMPORTANCE OF COOPERATIVE NETWORK INTERACTIONS FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT IN BRAZIL” - é de autoria de Elaine John, Carolina Lacerda Motta de Oliveira Gomes, João Alfredo Lopes Nyegray, Juliana Souza Vilela, Marivanda Bortoloso Pigatto e Sieglinde Kindl da Cunha. O objetivo deste estudo é definir os principais atores envolvidos e os graus de relacionamento no Parque Tecnológico investigado. A análise permitiu identificar a tipologia da rede de cooperação, assim como a fonte e a intensidade das relações.
O quinto artigo – “RECURSOS ESTRATÉGICOS PARA VANTAGEM COMPETITIVA SUSTENTÁVEL EM FOOD TRUCKS” – é de autoria de Valmir Emil Hoffmann, Arthur Malimpense Leonelo, Cleidson Nogueira Dias e Isaac Matias. Os recursos que mais se destacaram como potenciais geradores de vantagem competitiva sustentável foram: modelo do truck, matéria-prima exclusiva, geração de energia, equipamentos, network, conhecimento técnico dos funcionários, bom atendimento, receita própria, reputação da empresa e investimentos.
O sexto artigo – “CONTEXTO, CONTEÚDO E PROCESSO DA MUDANÇA ESTRATÉGICA EM UMA ENTIDADE DE CLASSE DA INDÚSTRIA BRASILEIRA”- é de autoria de Karina Costa Lima, Mendes Cavaleiro e José de Paula Barros Neto. O trabalho analisa a mudança estratégica realizada por uma federação das indústrias brasileira, utilizando como abordagem teórica as dimensões clássicas de contexto, conteúdo e processo. Entre os resultados, foi possível identificar um contexto externo marcado por baixos níveis de investimento, inovação e produtividade.
O sétimo artigo – “DIMENSÕES DO EMPODERAMENTO FEMININO: autonomia ou dependência?” – é de autoria de Taize dos Santos Fernandes, Gisele Silveira Coelho Lopes, Melissa Watanabe, Cristina Keiko Yamaguchi, e Christiane Kleinubing Godoi. O empreendedorismo e o “empoderamento” feminino constituem os temas centrais contextualizados teoricamente neste trabalho. Os resultados evidenciaram que o empreendedorismo oportunizou às 15 mulheres lojistas entrevistadas o “empoderamento” econômico. Já nas dimensões psicológica, educacional, política e familiar foram constatados: certo grau de dependência de outras pessoas, insegurança na tomada de decisão e no direcionamento do próprio negócio.
O Caso para Ensino – “AS ATIVIDADES DE CAPACITAÇÃO DA UNIMED GRANDE FLORIANÓPOLIS ESTÃO NO CAMINHO CERTO?” - é de autoria de Cristiane Francisca da Silva Bruchado, Kellen da Silva Coelho e Amarildo Felipe Kanitz. Este caso visa refletir sobre a concepção das atividades de capacitação adotadas na UNIMED Grande Florianópolis entre 2008 e 2010. Há sete anos, a organização se deparou com a necessidade de expandir suas unidades e admitir mais empregados. Os gestores da cooperativa contrataram uma consultoria externa para rever processos e atividades, com o objetivo de reavaliar a estrutura organizacional existente.
No Fórum de Métodos de Pesquisa, apresentamos: “O PROCESSO CRIATIVO DE ESCOLHA E UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO” na forma de relato de pesquisa, autoria de Sílvio Luís de Vasconcellos. Neste relato, o autor descreve o processo criativo da pesquisa, com a utilização combinada de diferentes métodos de coleta e análise de dados. A pesquisa realizada na indústria de produção audiovisual brasileira relacionou a criatividade organizacional e o envolvimento internacional. Essa investigação se iniciou por meio de uma imersão via grupo focal e se encerrou via estudo quantitativo, o qual se valeu de análise multivariada de dados, estruturada por regressão linear.
A implantação do Fórum de Métodos de Pesquisa a partir desta edição pretende que a Revista Alcance contribua com este debate considerado essencial por todos os pesquisadores. Esperamos a participação da comunidade acadêmica para que possamos trocar experiências e, principalmente, promover o debate teórico a partir de diferentes perspectivas vivenciadas.
Buscamos nesta edição apresentar tanto temas inovadores como temas mais clássicos, visando contribuir para a pesquisa científica da administração como ciência social aplicada.
Boa leitura!
Cláudio Reis Gonçalo
Editor