Servicios
Servicios
Buscar
Idiomas
P. Completa
CRIAÇÃO DA INTERIN
Denize Araújo
Denize Araújo
CRIAÇÃO DA INTERIN
Interin, vol. 21, núm. 2, pp. 175-177, 2016
Universidade Tuiuti do Paraná
resúmenes
secciones
referencias
imágenes
Carátula del artículo

Homenagem ao professor Décio Pignatari

CRIAÇÃO DA INTERIN

Denize Araújo
Universidade Tuiuti do Paraná, Brasil
Interin, vol. 21, núm. 2, pp. 175-177, 2016
Universidade Tuiuti do Paraná

A concepção da Revista INTERIN partiu de uma ideia de Décio Pignatari, no final de 2005, quando o mesmo fazia parte do corpo docente do Mestrado da Universidade Tuiuti do Paraná. Como Coordenadora, na época, pensei em termos uma revista do programa. Inicialmente, Décio queria que fosse uma revista impressa em forma de funil invertido, com o verbo “ter” no meio, metaforizando a ambição do poder, iniciando com 2 cm de abertura e se alargando nas páginas subsequentes até tomar mais da metade da página. De difícil concretização e de alto custo, a ideia foi sendo adaptada, em reuniões com Fernando Andacht, também docente do programa. A concepção do título permaneceu, sendo que o “ter” no meio poderia ser lido da esquerda para a direita e da direita para a esquerda: in + ter + in.

Outra contribuição de Pignatari foi incluir na revista um texto lúdico, que dialogasse com o tema do Dossiê e com a capa.

O texto lúdico da primeira edição foi de autoria de Luiz Antonio Zahdi Salgado, que na época era mestrando do Programa e compartilhava os conceitos do poeta concretista. Os clipoemas “Inter Sim“ e “Outer Não“ foram criados a partir do poema de Décio Pignatari. Os dois clipoemas surgem do mesmo tema/conteúdo verbal, entretanto, é no espaço entre um e outro que se inter-relacionam.

Clipoema Inter Sim

Este clipoema apresenta a palavra materializada em três modos:

1) a escrita (matriz numérica) no vazio dos planos, 2)os tipos da máquina de escrever e 3)a manuscrita[2].

Clipoema Outer Não

Este clipoema questiona a ilusão visual do 3D, enfatiza a virtualidade digital das linguagens dos computadores onde tudo se torna matriz numérica. Os cubos palavras vazadas giram se interpenetram sugerindo leitura/movimento. Neste caso ocorre um distanciamento proposital das linguagens cinematográficas, ausência de planos e movimentos de câmera. Apenas convida a leitura[3].

Conjeturamos, o Décio, o Fernando, o Salgado e eu, sobre algumas ideias que poderiam fazer parte da proposta e do convite à chamada de textos:

A INTERIN tem a ver com a interconexão, o intertextual, a in(ter) disciplinaridade, a interrelação, a posição intermediária que é sempre a da comunicação que conecta, negocia, relaciona o tempo que está no meio, que é o tempo de nossa vida, o tempo no qual nos comunicamos. Vivemos em um tempo entre tempos cada vez mais sutis, que nos afetam com seu desaparecimento quase instantâneo, em “interin” que é inteiramente inter-relativo, porque o único que não é relativo nesta época é nosso incessante navegar pelo fluxo das redes, das interligações sem as quais já não é possível sequer imaginar uma existência na contemporaneidade. Para poder viajar nesses fluxos, pensamos que o lugar da INTERIN deve ser mais do que um espaço fixo, e é essa a proposta de uma revista online através da comunicação em movimento.

Para a concretização da revista online, pudemos contar com a colaboração eficiente e relevante de Neilor Pereira Stockler Jr, que conseguiu executar com perfeição a idéia da imagem em movimento da proposta, renovada com criatividade em outros espaços.

Por ocasião da XVI Compós realizada na UTP, em 2007, Denise Guimarães, docente do PPGCom-UTP que compartilhava conceitos peirceanos com Décio Pignatari, homenageou o poeta concretista que completava 80 anos, com uma leitura do poema Terra. Guimarães evoca o “ter” do poema que dialoga com o “ter” da INTERIN: “O verbo ter, por sua vez, perdendo letras, vai terminar num simples . (som também fechado) que poderia ser ícone de uma cruz, simbolizando sacrifício e morte.

t e r r

t e r

t e

t

Esse texto elucidativo e artístico de Guimarães contempla a volta da concepção da INTERIN, na ideia original de Décio, de funil, desta vez de maneira contrária, fazendo com que o ter, que no funil invertido significava a ambição do poder que suga outras instâncias, perca sua força simbólica, concedendo novamente espaço para novas significações.

Atualmente, nascida em 2006 e comemorando seus 10 anos, a INTERIN, Revista Eletrônica do PPGCom-UTP, que agora oferece Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, conserva sua concepção original em seu perfil e em seu título, que contempla suas 21 edições. No mês em que Décio nos deixou, em 2 de dezembro de 2012, sua contribuição à INTERIN é relembrada e rememorada.

Material suplementar
Notas
Notas
2 Clipoema disponível em: http://interin.utp.br/index.php/vol11/issue/view/27/showToc vídeo 1
3 Clipoema disponível em: http://interin.utp.br/index.php/vol11/issue/view/27/showToc vídeo 2
Buscar:
Contexto
Descargar
Todas
Imágenes
Visualizador XML-JATS4R. Desarrollado por Redalyc