Gestão visual de projetos
O presente Dossiê, de número 31 do ModaPalavra e-periódico, foi dedicado à Gestão Visual de Projetos. Para tal número recebemos diferentes pesquisas que disseminavam princípios, processos e ferramentas com abordagens que preconizam a visualização de informações e o pensamento visual para o desenvolvimento de soluções na área do design. E, neste sentido, falamos do design em toda a sua abrangência.
Dessa forma, reunimos cinco artigos que conjugavam o melhor rigor teórico-metodológico e utilidade prática. Todos muito bem alinhados à revista e à temática desta edição — uma vez que, tratam de casos, recursos, práticas, ferramentas e demais tipos de soluções visuais que de alguma forma deram suporte a processos e projetos.
Aqui o leitor poderá encontrar dois artigos com viés mais aplicado à moda, e outros três mais alinhados ao design de maneira ampla, claro, sem desconectar da essência da revista e da temática da edição. São eles:
A publicação intitulada Contributos da Gestão Visual para Análise de Tendências ajuda a expandir o conhecimento científico por demonstrar como os princípios e as ferramentas da gestão visual podem ser combinados a outras propostas para agregar vantagens ao processo de análise de tendências.
Ainda voltada à moda, a pesquisa de título Aplicação da Gestão Visual de Projetos para a Construção de uma Ferramenta Projetual Pró-Sustentabilidade promove soluções visuais para o desenvolvimento de projetos de moda que minimizem a geração de resíduos.
Com um desafio semelhante aos anteriores, porém com uma abordagem mais alinhada a outra especificidade do design, o artigo Gestão Visual de Projetos Audiovisuais — aprimorando o processo criativo do design de produção demonstra como os princípios do Lemming foram combinados aos procedimentos de direção de arte para tornar mais visuais procedimentos-chave do design de produção audiovisual.
A pesquisa, Lemmex — uma abordagem ágil para consultorias em service design — relata, por meio de três situações-caso, como os princípios ágeis foram empregados na otimização do tempo de análise e na tomada de decisões para diferentes empresas por meio de consultorias do Grupo de Pesquisa Lemme/UFSC.
Por fim, a pesquisa intitulada Gestão Visual: mapeando experiências a partir de blueprints de serviço no cenário remoto apresenta uma aplicação bem sucedida da gestão visual por meio da ferramenta service blueprint para a área de gestão de pessoas.
Com esse conjunto de artigos, acreditamos que esta edição alcançou importante marco ao apresentar investigações aplicadas no contexto brasileiro que relacionam diferentes desdobramentos do design à Gestão Visual de Projetos. A edição certamente tem potencial para abrir portas para novas pesquisas e descobertas. Desejamos a você uma ótima leitura e um ano repleto de ciência e de design.