Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar o processo de inclusão de pessoas com deficiên- cia, por meio de um estudo de caso múltiplo de três diferentes empresas Utilizou-se, como técnica de obtenção de dados,pesquisas bibliográficas,observação participante e entrevistas semiestruturadas, de caráter exploratório e descritivo. As conclusões evi- denciam que os processos de inclusão de pessoas com deficiência podem ser conside- rados como uma inovação organizacional, por exigirem mudanças tanto na forma de realizar diversas atividades, como nas atitudes de colaboradores em todos os níveis da hierarquia organizacional.
Palavras-chave:Pessoas com deficiênciaPessoas com deficiência,InclusãoInclusão,ProcessosProcessos,Inovação OrganizacionalInovação Organizacional.
Abstract:
This paperaims to examinethe process ofinclusion peoplewith disabilities, through am- ultiple case studyof three differentcompaniesnamedAlpha, Betaand Gamma. Was use- das a technique forobtaining databibliographicalresearch, participant observation and semi-structured interviews, exploratory anddescriptive.The findingsshow thatthe pro- cesses of inclusion peoplewith disabilitiescan be considered asan organizationalinnova- tionby demandingchanges in both theway to performvariousactivities such aschanges in attitudesof employeesat all levelsof the organizational hierarchy. People with disabilities; Inclusion; Processes; Organizational Innovation. pg 183 - 206
O Social em Questão - Ano XVII - nº 32 - 2014
184 Mariana Delgado Monteiro de Araújo,Vanessa Theis e Dusan Schreiber
Keywords: People with disabilities, Inclusion, Processes, Organizational Innovation.
Artigos
Análise do processo de inclusão de pessoas com deficiência
203
dos dados,por meio de entrevistas semiestruturadas. Constatou-se que a inclusão de pessoas com deficiência impacta diretamente nas inovações organizacionais conforme as práticas inclusivas realizadas em cada caso.
O trabalho realizado contribuiu para o meio acadêmico e profissional com- provando práticas aplicadas de forma efetiva nas empresas, relacionando-os com os benefícios percebidos conforme é dado seguimento ao processo de inclusão. Para o meio acadêmico, a pesquisa contribui evidenciando as práticas realizadas no mercado, com as teorias acadêmicas acerca do assunto examinado.
Algumas limitações da pesquisa foram evidenciadas na opção metodológica, pois não se considerou o público das pessoas com deficiência, trazendo os con- ceitos avaliados sob a perspectiva apenas das empresas. Outra limitação refere-se a coleta de evidências, realizada por meio de entrevistas em profundidade. A am- plitude das respostas depende do conhecimento e experiência, tanto dos entre- vistados como do pesquisador, com provável viés e influência na interpretação das evidências que emergiram do processo de análise. Outro fator limitante refere-se à impossibilidade de generalização analítica dos resultados obtidos, estando res- trita à realidade investigada.
Neste âmbito, sugere-se a ampliação dessa pesquisa para os profissionais com deficiência, visando corroborar os resultados obtidos, bem como aprofundar o estudo na busca das causas das disparidades encontradas nos casos estudados.