Editorial
Neste ano de pandemia global, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul teve de manter fechada a maior parte de seus espaços físicos durante a maior parte do ano, transformando as ações que foram possíveis em atividades remotas. A parte do trabalho da revista Anos 90 que, até o início da pandemia no Brasil, era realizada em salas do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, passou a ser realizada remotamente, geralmente em lares do corpo editorial. A pandemia atingiu de diversas formas o corpo editorial, autores e avaliadores da revista, sendo necessárias flexibilizações de prazos, especialmente para autoras e avaliadoras com filhos que passaram a ter seu tempo e lugar de trabalho acadêmico coincidindo com todos os demais trabalhos que realizam em virtude do isolamento social.
Nessas condições, conseguimos manter a qualidade das práticas de avaliação dos artigos submetidos e agradecemos aos avaliadores anônimos que, especialmente nessas novas condições, dispuseram-se a emitir seus pareceres. A lista de todos os avaliadores anônimos da Anos 90 está publicada na página da revista na internet.
Neste ano, além dos artigos de tema livre, submetidos em fluxo contínuo, foram publicados três dossiês temáticos em nossa revista. O primeiro dossiê intitula-se A Organização Internacional do Trabalho e as Américas: conexões e influências. Os editores dessa seção foram a doutora Laura Caruso (Universidad de San Martín, Argentina) e o doutor Norberto O. Ferreras (Universidade Federal Fluminense). Após serem feitas as avaliações pelos pares, foram aprovados para esse dossiê os artigos dos seguintes doutores: Fabian Herrera Leon (Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo, México), Paula Lucia Aguilar (Universidade de Buenos Aires, Argentina), Andrés Stagnaro (Universidade Nacional de La Plata, Argentina), Silvia Simonassi (Universidade Nacional de Rosário), Patricio Herrera González e Juan Carlos Yáñez Andrade (ambos da Universidad de Valparaíso, Chile).
O segundo dossiê intitula-se A Historiografia sobre as Missões Jesuíticas: a Escrita e o Tempo. Os editores dessa seção foram o doutor Alex Coello de la Rosa (Universidad Pompeu Fabra, Espanha), o doutor Giovani José da Silva (Universidade Federal do Amapá) e a doutora Maria Cristina Bohn Martins (Universidade do Vale do Rio dos Sinos). Após o processo de avaliação, foram aprovados para esse dossiê os artigos dos seguintes doutores: Fábio Eduardo Cressoni (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), Paulo Rogério Melo de Oliveira (Universidade do Vale do Itajaí), Leandro Goya Fontella (Instituto Federal Farroupilha), Carlos A. Page (Universidade Nacional de Córdoba), Max Roberto Pereira Ribeiro (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) e pelos doutores Felipe Augusto Fernandes Borges (Instituto Federal do Paraná), Sezinando Luiz Menezes e Célio Juvenal Costa (Universidade Estadual de Maringá).
O terceiro dossiê publicado neste ano intitula-se (IN)Justiças no Mundo do Trabalho: Questões Emergentes e Desafios Permanentes. Os editores dessa seção foram a doutora Christine Paulette Yves Rufino Dabat (Universidade Federal de Pernambuco), doutora Juliana Alves de Andrade (Universidade Federal Rural de Pernambuco) e doutor Thomas D. Rogers (Emory University of Arts and Sciences, Atlanta, EUA). Após o processo de avaliação, foram aprovados para esse dossiê os artigos dos seguintes doutores: Florencia Gutierrez, (Universidad Nacional de Tucumán, Argentina), Cristiano Luís Christillino (Universidade Federal de Pernambuco), José Marcelo Marques Ferreira Filho (Universidade Federal Rural de Pernambuco), Geovanni Gomes Cabral (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará) e Humberto Silva Miranda (Universidade Federal Rural de Pernambuco).
Os artigos com tema livre, publicados na revista Anos 90, foram escritos pelos seguintes doutores: Guilherme Galhegos Felippe e Maria Cristina dos Santos (ambos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), Rodrigo Goyena Soares (Universidade de São Paulo), Claudia Regina Nichnig (Universidade Federal da Grande Dourados), Daniel de Figueiredo (Universidade de São Paulo), Protasio Paulo Langer (Universidade Federal da Grande Dourados), Robério Américo do Carmo Souza (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), Flávio José Gomes Cabral (Universidade Católica de Pernambuco), Erinaldo Cavalcanti (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará), Eurelino Coelho (Universidade Estadual de Feira de Santana), Ricardo Santhiago (Universidade Federal de São Paulo) e Valéria Barbosa de Magalhães (Universidade de São Paulo), Marcelo Pereira Lima (Universidade Federal da Bahia), Flávia Amaral (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri), João Carlos Tedesco e Rosane Neumann (ambos da Universidade de Passo Fundo), Rafael França Gonçalves dos Santos (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), Manoel Carlos Fonseca de Alencar (Universidade Estadual do Ceará), Allister Teixeira Dias (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e José Roberto Franco Reis (Fundação Oswaldo Cruz).
No mês de julho de 2020, a revista Anos 90 fez a chamada para submissão de propostas de dossiês temáticos para publicação no ano de 2020. Foram submetidas dezoito propostas que a Comissão Editorial Executiva considerou que cumpriam os critérios exigidos na chamada.
Com consultas a alguns dos membros do Conselho Consultivo, foram avaliadas e aprovadas para publicação em 2021 três das oito propostas que cumpriam os critérios. As propostas de dossiês aprovadas intitulam-se: Raça, gênero e sexualidade: disputas narrativas e historicidades de eixos estruturantes dos direitos humanos no sul global, organizada por Ana Flávia Magalhães Pinto (Universidade de Brasília), Keisha-Khan Perry (Brown University) e Thiago Gehre Galvão (Universidade de Brasília); História da historiografia no Brasil e em Portugal: futuro passado das histórias nacionais em um presente inquieto, organizada por Sérgio Campos Matos (Universidade de Lisboa) e Temístocles Cezar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Quadrinhos nas Américas em perspectiva transnacional, organizado por Amadeo Gandolfo (Freie Universität Berlin) e Ivan Lima Gomes (Universidade Federal de Goiás).
A revista Anos 90 agradece o trabalho realizado pelos editores das seções temáticas publicadas em 2020 e deseja um ótimo trabalho aos editores das seções aprovadas para 2021.
Agradecemos também ao coordenador e à coordenadora substituta do PPG em História da UFRGS, doutor Fábio Kuhn e doutora Regina Weber, pelo seu apoio à gestão da Anos 90, para que continuemos os trabalhos e demos prosseguimento à busca da excelência de nossa revista.
Os recursos para manutenção da revista Anos 90 são todos públicos e garantidos a partir do Programa de Pós-Graduação em História e da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através do edital Programa de Apoio à Editoração de Periódicos (PAEP-2019). Recursos da CAPES ao PPG em História da UFRGS foram utilizados na Anos 90 para ações como a conversão dos artigos publicados em PDF para o formato XML Jats, para inclusão na Redalyc, e para o pagamento da licenciada em letras Isadora Rey Moura, para fazer a revisão gramatical de artigos aprovados na revista. Recursos disponibilizados pela Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRGS foram utilizados para a remuneração da bolsista da revista, bem como para a editoração deste periódico pelo Núcleo de Produção Editorial da Gráfica da UFRGS (NUPE). Atuaram para a Anos 90 no NUPE os seguintes profissionais Felipe Raskin Cardon - revisor de textos -, bem como Gabriela Peçanha e Janaina Horn - editoradoras - a quem também agradecemos.
A revista Anos 90 agradece aos órgãos que financiaram a revista e a todos os profissionais que realizaram seu trabalho e garantiram a excelência deste periódico.
Uma boa leitura a todos!
Autor notes
E-mail: alekerber@yahoo.com.br.