Dossiê: Desenvolvimento profissional docente
Os estudos sobre desenvolvimento profissional docente têm mostrado, nas últimas décadas, um movimento na definição da temática. Este movimento ocorre em decorrência de novas pesquisas e compreensões a respeito de como se produzem os processos de aprender a ensinar. Deste ponto de vista, o desenvolvimento profissional é entendido como uma atitude permanente de indagação e busca sobre o trabalho docente.
Para Marcelo Garcia (2009) o desenvolvimento profissional dos professores é um processo de aprendizagem individual e coletivo continuo que se dá na formação inicial e continuada e se concretiza no local de trabalho do docente. Da mesma forma, contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional do mesmo por meio de diferentes aprendizagens ao longo da vida.
Demandas para estudar a formação de professores foram sendo delineadas a partir das necessidades contextuais e históricas. A expansão da educação básica e a necessidade de ampliar o número de professores formados, desencadeou processos formativos no ensino superior que, por sua vez, trouxe implicações para o desenvolvimento profissional docente. Neste sentido, perspectivas a respeito da formação de professores têm sido esboçadas conforme explica Nóvoa (2009), elas abrangem o desenvolvimento pessoal (produzir a vida do professor) de forma articulada ao desenvolvimento profissional (produzir a profissão docente) e o desenvolvimento organizacional (produzir a escola).
O Plano Nacional de Educação - PNE (2014-2024) também destaca como prioridade, além da formação e valorização profissional, o desenvolvimento profissional dos professores buscando corrigir as defasagens existentes.
Neste contexto, interessou-nos reunir estudos e pesquisas que apresentassem uma discussão atualizada sobre o desenvolvimento profissional docente, de autoria de pesquisadores nacionais e internacionais e que apresentassem contribuições significativas nas seguintes temáticas:
- Identidade e desenvolvimento profissional docente;
- Políticas e programas de desenvolvimento profissional docente;
- A aprendizagem da docência;
- Práticas catalisadoras do desenvolvimento profissional docente.
A contribuição dos diferentes pesquisadores da área culminou com a organização deste dossiê que reuniu textos de várias regiões do pais, que indicam elementos para a compreensão dos constituintes do desenvolvimento profissional docente e de possibilidades de melhoria para as práticas formativas e consequentemente de ensino.
A leitura do conjunto de textos oferece elementos para desvelar determinantes de quem é o professor hoje a partir de conceitos que envolvem pressupostos políticos e pedagógicos abarcando contextos e movimentos que vão da educação básica ao ensino superior. São estudos realizados no interior das universidades com vistas à prática do ensino na educação básica bem como o inverso, que contempla o professor nos lócus escolar e implicações para a formação inicial na universidade. Agrega-se ao contexto de análise elementos de processos não formais composto pelas tecnologias e por redes sociais.
Os programas de desenvolvimento profissional docente são expressos por estudos e iniciativas micro e macro, algumas com identidade constituída e outras em processo de construção. São apresentados programas de universidades nacionais e internacionais que utilizam tecnologias e práticas para a formação docente.
Os desafios da formação e desenvolvimento profissional docente e da própria docência são problematizados e dialogam com estudos sobre práticas formativas, marcados por concepções sócio-pedagógicas conduzindo a reflexões sobre a aprendizagem docente.
Desejamos que a reunião dos textos no dossiê desencadeie diálogos produtivos entre os pesquisadores, mobilize os leitores para novos questionamentos e para o desvelamento de elementos constituintes do desenvolvimento profissional docente.
Simone Regina Manosso Cartaxo (UEPG) Susana Soares Tozetto (UEPG) Editoras convidadasReferências
MARCELO GARCIA, C. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, Lisboa, n. 8, p. 7-22, jan./abr. 2009.
NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.